Você é um daqueles que acredita que o Whatsapp é apenas um aplicativo pessoal feito para conversar com amigos e com a família? Compartilhando vídeos e fotos engraçadas?

É inegável que, nos últimos tempos, o aplicativo facilitou e muito a comunicação em todos os lugares do planeta, porém o seu potencial vai muito além de ser apenas um aplicativo de troca de mensagens.

Ele pode ser um grande facilitador de comunicação entre você e o seu cliente, sendo usado para maximizar suas vendas.

Se você nunca parou para pensar sobre isso, está no lugar certo! O blog do Mestre do Ads quer te mostrar como usar o WhatsApp para aumentar suas vendas.

Antes disso, separamos alguns dados oficiais do aplicativo para que você comece a ter uma ideia de seu potencial:

  • Apesar de ser um aplicativo “novo”, o WhastApp já possui mais de 900 milhões de usuários inscritos;
  • 72% desses usuários fazem uso intenso do aplicativo todos os dias;
  • Mais de 70% dos usuários deixam o Whatsapp conectado 24 horas por dia;
  • Por notificar, 90% dos usuários visualizam a mensagem recebida;
  • O aplicativo recebe incentivo de uso por parte das operadoras de telefonia móvel, não descontando franquia de dados pela sua utilização.

Ainda tem alguma dúvida sobre o potencial desse aplicativo?

Só que tem uma questão bastante delicada em meio a esses números impressionantes…

A maioria dos usuários consideram o WhatsApp um aplicativo de uso pessoal e o que o torna tão popular são dois pontos:

  1. A gratuidade de utilização;
  2. E a falta de propagandas dentro da plataforma.

Aí você deve estar se perguntando:

  • “Então, como o Mestre do Ads está falando para vender através do WhatsApp, se o público não gosta de propagandas?”

A gente responde para você: Basta utilizar as estratégias de Inbound marketing certas para esse tipo de aplicativo!

Isso porque, se você ficar enviando um monte de propagandas e textos de venda, suas mensagens passarão a ser ignoradas igual a spam ou pior, o usuário irá bloquear o seu número da sua lista de contatos.

Para ajudar você, separamos algumas estratégias de Inbound marketing que vão te ajudar a usar o WhatsApp para aumentar suas vendas…

Vem com a gente!

 

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# 1º – Só envie mensagens para quem quer receber

Esse é o ponto chave para que uma estratégia de venda através do WhatsApp funcione e nesse quesito ela irá funcionar, praticamente, igual as estratégias utilizadas no e-mail marketing.

Você só deve enviar mensagens para as pessoas que desejam receber, caso contrário, você estará incomodando.

Se você não tem ideia de quem quer ou não receber seu conteúdo, trace um método de captação de leads que desejam receber contato por esse tipo de plataforma.

Muitos restaurantes em sua ficha de inscrição do delivery perguntam ao usuário se ele deseja receber informações sobre o status de seu pedido e andamento da entrega via WhatsApp. Isso já é uma abertura de precedente para a utilização, entende?

Preze por uma lista de contatos que tenha real interesse em sua marca.

 

# 2º – Tenha uma equipe de atendimento no WhatsApp

Se você resolveu que vai trabalhar com o WhatsApp, principalmente fazendo publicidade, é essencial que você tenha uma equipe por trás de toda essa divulgação.

E essa precisão não se dá apenas pelo fato de que haverá a necessidade de criar as peças de divulgação, conteúdo e etc. Vai muito além disso…

Seguindo o mesmo exemplo utilizado anteriormente, vamos supor que você tem um restaurante e que aos finais de semana, as novidades do cardápio sejam enviadas ao grupo de pessoas que tem interesse em receber.

Concorda que as chances de muitas delas se interessarem e quererem fazer o pedido são muito grandes?

Pois bem, se elas estão recebendo o seu contato por ali é natural que elas queiram fazer o pedido por ali também, afinal é um canal de comunicação aberto, concorda?

Se você não tiver uma equipe de pronto atendimento para fazer a anotação de todos esses pedidos, você terá que solicitar que essas pessoas entrem em contato via telefone ou site e, com isso, as chances de que elas desistam de fazer o pedido pelo simples fato de ser “trabalhoso demais” são bem grandes.

Tenha esse suporte disponível para atendimento!

 

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# 3º – Crie grupos para tratar de assuntos específicos

Essa é outra função do WhatsApp que muitos utilizadores desconhecem, mas é possível criar grupos de interesse sem que os participantes saibam que estão dentro de um.

Muito complexo?

Nada disso, se você mexer um pouco vai perceber que há uma função que chama-se lista de transmissão. Por mais que você agrupe contato dentro dela, quando a mensagem for enviada e recebida, a impressão que dará será de que você enviou uma mensagem para o contato em específico.

Vai perceber que quando ocorrer um retorno, a mensagem aparecerá para você como uma notificação individual.

O que isso se diferencia dos grupos?

O primeiro detalhe é que você não precisa abrir o contato de todos os participantes do grupo, ou seja, ninguém saberá quem e quantas pessoas receberam aquela mensagem. Isso lhe abre a possibilidade de ter uma comunicação pessoal e direta com cada um de sua lista.

O segundo ponto é que você pode muito bem identificar de forma distinta quem está falando com você, lembrando de quem é o seu cliente e qual foi a experiência dele em compras anteriores, assim terá a possibilidade de dar um atendimento muito mais focado em seu interesse.

 

WhatsApp

 

Agora que você tem 3 dicas incríveis na mão é o momento de colocar em prática, lapidando para a necessidade de seu negócio.

Você vai perceber que conforme for entendendo as facilidades que a ferramenta lhe proporciona, conseguirá desenvolver melhores técnicas para o contato com o seu cliente e, com isso, gerar melhores conversões.

Ficou com alguma dúvida? Ou tem algo sobre esse assunto que queira perguntar?

Manda para a gente, vamos te ajudar!

Até a próxima!

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