Quando desacelero de tudo que estou fazendo, começo a pensar no próximo dia ou então, em uma maneira de melhorar a forma com que estou trabalhando. Por esse motivo, você pode perceber que sou um cara que não para nunca e realmente, quase não consigo me desligar do que estou fazendo, principalmente em época de lançamentos ou então de inicio de novos projetos.

Como não paro nunca, também estou sempre estudando as grandes marcas do mercado para ver como se comportam e assim, poder implementar em meu modelo de negócio. Duas vertentes estratégicas que gosto muito são a Disney e a Apple, isso porque elas têm um foco muito grande em priorizar a experiência de cada cliente para que a experiência seja inesquecível. No entanto, nesse texto em especial vamos falar da Apple e deixar a Disney para uma próxima oportunidade, pode ser?

Sou um apaixonado pela Apple e não posso negar! Fui relutante durante muito tempo em utilizar produtos da marca, porém depois de tanta insistência de meu irmão, eu resolvi experimentar, afinal não poderia falar se algo era bom ou ruim, sem antes fazer uso, concorda? Usei, testei, aproveitei e me apaixonei! E tenho absoluta certeza que é uma paixão para toda a vida!

 

Você sabe por que a Apple vende tanto

 

Brincadeiras á parte, você sabe por que esse sentimento de desejo e satisfação acontece quando nos lembramos da Apple? Porque ela trabalha em você gatilhos mentais fundamentais para que você consuma o seu produto e ainda queira, estar sempre atualizado com as novas tecnologias que ela proporciona.

Acredito que você já tenha percebido que nesse artigo vamos falar sobre algumas metodologias de vendas, não é mesmo? Para que assim, a gente possa entender por que a Apple vende tanto! No decorrer do conteúdo, você vai perceber que vou pontuar diversas vezes a questão da experiência de seu cliente, uma vez que, ela é o ponto chave para se chegar ao sucesso aqui!

Você terá a oportunidade de entender porque a Apple tornou-se um grande destaque com o Iphone e os seus concorrentes não. É bastante interessante pensar, pois quase que na mesma época que o mp3 da Apple foi lançado e foi uma sensação mundial, a Microsoft lançou um bem parecido chamado Zune. Me diga, você já ouviu falar dele? Já teve a oportunidade de pegar um em suas mãos? Se sim, por favor deixe um comentário dizendo o que achou, pois morro de curiosidade de saber…

 

Você sabe por que a Apple vende tanto.

 

O que eu quero que você se pergunte é o por que da Apple emplacar no mercado quase todos os seus produtos e as outras marcas terem mais dificuldade? Por que será que existem filas quilométricas, mesmo com preços altos? Por que será que ter um produto Apple virou um status?

Acredito que essas e outras perguntas serão respondidas no decorrer do texto, pois vou me empenhar para categorizar cada item desse assunto da forma mais simples possível!

Quero que me acompanhe nesse passo a passo rumo ao aprendizado.

Vamos juntos?

 

Motivos para a Apple Vender Tanto

Para que a gente possa começar esse estudo de uma forma mais dinâmica, eu separei um trecho da minha palestra do Elevation Summit 2015. Peço que assista com toda a atenção do mundo, pois nela eu fiz questão de colocar um comercial de lançamento da Apple, assim você vai poder sentir a energia da marca para continuar a leitura e entender os conceitos mais fáceis.

Aperta o play!

 

 

Deu para começar a entender os motivos pelos quais a Apple vende tanto? Acredito que sim, não é mesmo? No entanto, eu tenho um conceito bastante interessante que vai te ajudar muito na hora de fazer suas vendas que é o circulo dourado. Já ouviu falar nele?

O conceito do circulo dourado é bastante usado na área da publicidade e do marketing, uma vez que, tem um grande poder de atração de pessoas, pois ele acaba ensinando, engajando e só depois vendendo.

Nele são trabalhados 3 pilares em forma de círculos, sendo eles:

  • Por quê (O centro do circulo): Nesse conceito, entende-se que o importante é o por que daquele produto ou serviço ter sido criado, quais são as vantagens de adquirir, no que a vida irá se transformar após a compra e diversos outros detalhes que estão muito mais ligados a experiência do que com o valor em si. Você precisa ter bem claro em sua mente que o produto cobrado pouco irá importar, se você agregar valor nele e vender para a pessoa certa. Solucionar o problema de seu cliente é o foco aqui, etnão se você conseguir encontrar essa resposta, você pode ter certeza que vai vender muito. E não é só isso, nessa fase vale trabalhar com descontos especiais, promoções e tudo que motive o seu possível cliente a chegar ao próximo nível do circulo.
  • Como (próximo à borda): Esse é o momento de encantar e dizer ao seu cliente como você vai entregar a solução de seu problema. Parece muito simples, porém você terá que usar de muita criatividade e inteligência para saber lidar com as emoções. Isso porque, falar que um carro tem um câmbio automático não atrai muito olhares, talvez os de alguns mais engajados com o assunto. No entanto, falar que você pode curtir uma viagem muito mais relaxado, podendo aproveitar melhor a paisagem e sem ter que se preocupar com a troca de marchas parece sensacional, não é mesmo? Pois é exatamente isso que a Apple faz! Ela vende a experiência e depois que você está tão encantado com todos os benefícios que terá após a compra, o valor do produto passa a ser pouco, se comparado com tudo que você viverá.
  • O quê (na borda): Com o motivo da criação transmitida e com o encantamento despertado, você já percorreu todas as etapas do processo e está pronto para apresentar a sua obra prima. É muito comum que já nesse estagio final da venda, seus clientes já estejam sedentos para comprar, igual as filas quilométricas de espera em cada lançamento do Iphone, sabe? Não perca tempo tentando acrescentar mais nenhuma informação, o que você já tinha pra falar, já foi dito. Sendo assim, foque na conversão em venda e deixe os leads que ainda não estão preparados para uma nova etapa do processo. De forma alguma tente forçar a venda, o que deve acontecer é exatamente o contrário, você precisa dá valor ao seu produto, sendo assim, deixe que eles demonstrem o interesse de compra.

 

Você sabe por que a Apple vende tanto,

 

Falar da Apple é sempre sensacional para mim, pois é uma empresa que sou fã e que estudo muito. Como eu pontuei em todo o texto, você nunca vai ouvir a Apple dizer que o botão “home” saiu do design do celular, isso porque ela sempre irá procurar contar uma história para conectar as pessoas, logo certamente ela irá dizer que o novo Iphone está mais fácil de ser utilizado, pois não existe mais o botão que te prende, sendo assim, você ficará com os dedos mais livres para tirar fotos, responder seus amigos e o que mais quiser fazer!

Pegou o espírito Apple de ser? Tenho absoluta certeza que sim, não é mesmo? Pode acreditar que aplicando esse conceito em negócio, suas vendas irão subir demais!

Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe seu comentário!

Até a próxima!

Compartilhar.