No universo do Marketing, os profissionais podem considerar-se muito bem servidos.

Isso porque diariamente temos à nossa disposição as mais variadas técnicas, plataformas, estratégias, ferramentas… Ou seja, tudo que precisamos para conseguir atrair os melhores resultados.

Obviamente, de nada serve toda essa riqueza de possibilidades, se você não as conhecer ou não souber aplicar adequadamente. Certo?

É que, na verdade, o grande segredo da progressão de um negócio está na adequação das estratégias para a realidade e as necessidades dele.

Você já percebeu que, muitas vezes, técnicas e modelos prontos de estratégias completas de sucesso, quando aplicadas por outros negócios, não trazem o mesmos resultados?

  • Já parou para pensar porque isso acontece?

Embora possa existir milhares de respostas prováveis para esse resultado, na maioria das vezes, a grande vilã é a falta de análise e adequação para que ela se encaixe coerentemente na proposta do seu negócio.

Você pode estar pensando:

  • “Ok! Mas como eu vou saber se algo que traz sucesso para um negócio pode ser aplicado no meu à ponto de atrair as mesmas progressões?”.

É muito simples. O seu grande poder está dentro de você, mais especificamente, na sua mente e ninguém pode lhe roubar.

Tem ideia do que seja?

Respondeu certo se disse conhecimento!

É com toda a certeza do mundo que, nós, do Mestre do Ads, lhe falamos que o maior combustível para o seu sucesso é o conhecimento.

Claramente, nós temos noção de que perseguir a atualização dessas ciências é um tanto quanto mais difícil para os profissionais do marketing digital.

marketing

Até porque, como falamos, somos muito bem servidos de possibilidades, técnicas e tudo mais, porém isso acaba se virando um pouco contra nós.

Afinal, as novidades e inovações se apresentam com uma velocidade fora de série, incomum em outros setores.

Parte da nossa missão é ajudar você quanto a essa dificuldade. Isso quer dizer, lhe atualizar e trazer sempre conteúdos que ofereçam conhecimento proveitoso também para o seu negócio.

Hoje, estamos mais uma vez aqui, para lhe oferecer um conteúdo relevante.

Se você nos acompanha, sabe que já falamos e apresentamos diversas abordagens do Marketing.

Desde técnicas à sacadas inovadoras. Passando por dicas e notícias sobre atualizações. Certo?

Só que pesquisando aqui, nos demos conta que nunca lhe perguntamos algo importante diretamente:

  • “Você sabe o que é Marketing Direto?”.

Não? Bem, nós recomendamos que todos tenham essa resposta, caso queira alavancar seus resultados.

No entanto, se você:

  • Precisa fortalecer seu relacionamento com os seus clientes e potenciais clientes.
  • Quer iniciar uma construção de relacionamento mais aproximado com os leads e fidelizar clientes.

Nós diríamos que ter esse conhecimento é uma obrigação sua, pois na verdade, nesse momento, há grandes chances de que você esteja perdendo tempo e dinheiro, além de espaço para os seus concorrentes mais bem informados.

Vai ficar aí parado, vendo as oportunidades irem embora?

Vem com a gente, pois você precisa entender tudo sobre essa técnica que pode alavancar seus resultados.

Afinal, o Que É Marketing Direto?

Marketing Direto

Contrapondo diversas técnicas muito utilizadas dentro do marketing digital, o marketing direto atua justamente no âmbito da comunicação aproximada com o público alvo ao qual ele se destina.

O seu grande diferencial é que ele não se utiliza de nenhuma mídia para fazer esse intermédio. Isso quer dizer que, de modo geral, o marketing direto não depende de qualquer canal terceirizado, como uma emissora de TV, por exemplo, para estabelecer uma comunicação com seu alvo.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você tem um negócio físico, onde vende celulares.
  • Então, você resolve adotar o marketing direto para se aproximar dos seus clientes e atraí-los de maneira mais direta.
  • Dentro desse cenário, uma de suas ações seria mandar uma correspondência para o endereço do seu cliente ao invés de fazer um anúncio na televisão.

Transpondo a situação para o mercado digital, você preferiria adotar o e-mail marketing, ao invés de anunciar massivamente no Google.

Já deve estar bastante claro quais são as principais vantagens do Marketing Direto, não é verdade? Podemos dizer que entre elas, estão:

  • Estreitar relações com seus clientes e potenciais consumidores.
  • Custo bastante menor se comparado à outras estratégias.
  • Segmentação mais assertiva.
  • Direcionamento mais focado.

Além de tudo isso, você ainda continua podendo mensurar seus resultados, inclusive, verificando questões sobre o melhor custo/benefício.

Talvez, depois de ter lido tudo até aqui, uma pergunta esteja permeando a sua mente:

  • Marketing Direto é a mesma coisa que o Marketing de Permissão?

A resposta é não! Vem descobrir porquê!

Diferenças entre o Marketing Direto e o Marketing de Permissão

Marketing-Direto_

Apesar de muita gente confundir, o marketing direto e o de permissão não são iguais.

A primeira grande diferença é que o marketing de permissão surgiu após o direto. E aí é que entramos na segunda diferença entre eles.

O marketing de permissão é voltado exclusivamente ao marketing digital, baseado fortemente nas regras e boas práticas do inbound marketing.

Então, na contramão do marketing direto, o de permissão só estabelece comunicação e o esforço para a construção do relacionamento com o cliente ou potencial cliente, quando há a permissão do alvo.

Essa permissão é feita através das assinaturas de listas, cadastramento de newsletter, inscrição no canal ou, até mesmo, por iscas digitais, entre outras.

Ambas estratégias são similares, basicamente, em um aspecto. O de estabelecer um relacionamento com o alvo sem intermédios.

De modo geral e básico, podemos dizer que o marketing direto e de permissão se distanciam quando se analisa o método adotado para fazer o contato.

Você pode estar querendo perguntar:

  • “Qual é o melhor? O marketing direto ou o de permissão?”.

Para sermos sinceros, temos que lhe dizer que não há o melhor. Tudo irá depender da realidade e da necessidade do seu negócio.

Além disso, na maioria das vezes, o melhor a fazer é adotar uma mescla dessas técnicas, cobrindo todos os ângulos que se deseja atingir.

Por hoje é só! Esperamos que esse conteúdo tenha sido imensamente útil para você.

Ficou com dúvidas? Então mande sua pergunta para nós!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: