Com toda a certeza, você já se deparou com a expressão workaholic em textos e conteúdos sobre empreendedorismo e marketing digital, estou certo? E aí, você sabe o que é um workaholic? Será que você se enquadra no perfil? E quais os cuidados que pessoas assim precisam ter.. Essas e mais uma porção de dúvidas serão esclarecidas através desse material.

Sei que estamos em uma quarta de cinzas e que o país está em recuperação dos dias de festividades do carnaval, sendo assim resolvi levar um bate papo um pouco mais descontraído e leve com você hoje. Acredito que você já tenha percebido que eu procuro abordar diversos assuntos através desse blog, isso porque julgo que nem só de ferramentas e estratégias vive um ser humano. É preciso abordar temas motivacionais e também que te ensinam a lidar com problemas, pois só assim você conseguir estar presente em sua vida como um amigo de mercada.

Venda mais com anúncios online.

Inscreva-se abaixo para receber conteúdos do campo de batalha sobre como vender mais através de anúncios no Google, YouTube, Facebook e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

 

Você é um workaholic.

 

Me responda algumas questões:

  • Você consegue se desligar do trabalho?
  • Há quanto tempo você não tira férias?
  • Você veria bem longe de seu celular?
  • Você trabalha aos fim de semana?

Poderia ficar aqui te fazendo diversas perguntas, mas acredito que assim como eu, você deve ter respondido que é muito difícil se desligar do trabalho 100%, que já tem muito tempo que você não consegue sair de férias, que o celular é praticamente um parente e que sim, você trabalha de fins de semana, correto? Pois é, caro leitor que nesse momento me dá a honra de ter sua atenção pode afirmar com quase toda a certeza que você é sim um workaholic.

Acredito, ser um workaholic não é tão ruim assim, no entanto, como tudo na vida é preciso ponderar para que os pilares da vida entrem em equilíbrio. É comum que em determinados momentos de nossas vidas, acabemos colocando o trabalho em prioridade, pois temos planos maiores e precisamos disso para banca-los. Eu consigo te entender, porém eu não quero, de forma alguma, que você viva para trabalhar, eu quero que você apenas trabalhe para viver bem!

Fui por muito tempo como você é hoje e me pego sendo em alguns momentos, principalmente quando estou iniciando novos projetos. Acabo perdendo noites de sono, deixando de tirar minhas horas de lazer e até mesmo, diminuindo o tempo que passo com as pessoas que mais amo.

A cultura do marketing digital acabou criando uma visão que para dar certo é preciso trabalhar muito e o tempo todo, mas não é bem assim que isso funciona. É realmente verdade que para ter sucesso no empreendedorismo digital, você vai precisar quebrar a cabeça e trabalhar MUITO, mas isso não deve ser feito por muito tempo, pois somos nutridos por diversas áreas e o trabalho é apenas uma delas.

Não quero que ache que estou destoando dos temas que sempre abordo aqui, isso porque o uso desse termo tem se intensificado muito na área do empreendedorismo, sendo assim, me sinto na obrigação de deixar um alerta para essa situação.

Vamos lá?

 

O que é um workaholic?

 

Você é um workaholic,

 

Você já deve ter sacado o que é um workaholic com todas as definições que dei acima, não é mesmo? É bem fácil, o termo vem do inglês e significa um viciado em trabalho, para nós, uma pessoa que coloca o trabalho na frente de tudo e de todos.

Para muitos, assim como é pra mim, trabalhar não é uma obrigação, muito pelo contrario, é um prazer imenso. Quando me pego estudando e criando novas estratégias para o uso do Google Ads ou criando a pauta de aulas para a nova turma do Conversão Extrema, tenho uma satisfação tão imensa de estar fazendo aquilo que o dia voa e eu nem percebo. Mas isso não é tão bacana em um período muito longo, pois você pode estar prejudicando o seu próprio projeto.

Meu objetivo aqui é fazer um alerta sobre os perigos de ser um workaholic. Isso porque, você sabe que para um projeto dar certo, você precisa estar com sua criatividade em dia, não é mesmo? Pois, no decorrer de sua jornada, você terá que enfrentar diversidades e também, usar de inteligência para criar coisas novas, sendo assim, se estiver cansado mentalmente, será quase impossível.

Estou aqui falando, falando, mas você deve estar se pergunta: “Tiago, como vou saber se sou ou não um workaholic?” Ah, mais é claro que vou te ajudar a identificar isso para que assim, você possa melhorar os pontos que mais te incomodam.

Está preparado para descobrir se você é um workaholic?

 

Como saber se sou um workaholic?

Antes de apresentar alguns pontos, quero que você saiba que não sou contra o workaholic e nem estou criticando seu jeito de ser, o que eu quero é deixar o alerta que a vida é curta demais para não ser vivida de forma intensa. No entanto, todas as pessoas que são consideradas um workaholic são extremamente bem sucedidas e tem uma estrutura de negócio muito sólida, isso porque são dedicados e focados. Basta lembrar-se de Steve Jobs e Mark zuckerberg, não é mesmo?

Acredito que você deve estar ansioso para descobrir quais são os pontos que indicam se uma pessoa pode ser considerada workaholic, não é mesmo?

 

Você é um workaholic

 

Então, posso citar:

  1. Ambiente de trabalho: Já pude notar que todo workaholic nato tem uma facilidade imensa de se concentrar para trabalhar em qualquer lugar. Não importa se está em seu escritório, em sua cama ou uma praia incrível. Ele consegue se desligar de tudo que está em seu entorno e focar apenas no que é importante para ele naquele momento.
  2. Não desiste nunca: Essa é uma das caracterísca mais admiráveis de um workaholic, uma vez que, não importa o quão difícil estão as coisas, não importa quantas vezes ele já caiu e teve que se levantar, ele sempre vai seguir em frente de cabeça erguida, pois uma coisa só irá terminar quando alcançar o sucesso.
  3. Não sabe administrar o tempo: Já que falamos de um ponto admirável, temos que falar de um grande defeito, isso porque um workaholic não sabe dividir seu tempo entre o trabalho, os amigos e a família. É muito comum que ele não saia do celular em reuniões com parentes e acabe deixando situações importantes, pois tem que resolver algum problema de trabalho.
  4. Não tem tempo para o lazer: Se divertir, sair de férias e esquecer o celular? De forma alguma, para um workaholic essa é uma das atividades mais complexas de serem feitos, uma vez que, ele julga que tudo e todos dependem dele, logo se ele estiver longe, nada irá funcionar.
  5. Tem um sono comprometido: Um workaholic não consegue dormir direito, pois sempre está com a cabeça a mil, por isso não consegue ficar totalmente descansado e em algum momento, acaba tendo problemas sérios por conta disso.
  6. Visão ampla: Uma pessoa que é intitulada um workaholic possui uma visão muito ampla sobre o seu modelo de negócio e por estar tão imersa naquele universo, consegue trabalhar em problemas e melhorias de uma forma incrível.

 

Caso você tenha se identificado em todos ou quase todos os pontos citados acima, você tem grandes chances de ser um workaholic. No entanto, você não precisa levar isso para o lado negativo, basta que você comece a se policiar para que esse comportamento não afete seu negócio e sua vida pessoal, entende?

 

Deixe sua opinião sobre o assunto, quero te ouvir!

 

Até mais!

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: