Hoje eu venho falar com você sobre algo muito importante. O valor da simplicidade nos negócios!

Eu preciso lhe perguntar:

  • Alguma vez, você parou para pensar em atitudes simples que podem promover uma grande evolução em seus negócios?
  • Quando você procura por soluções ou por métodos para aplicar em seus negócios, você opta por opções simples ou opções complexas?

Eu não posso ter certeza da sua resposta no momento, mas se você faz parte da maioria dos profissionais, você opta por soluções e técnicas mais complexas e, possivelmente, você nunca achou que uma atitude simples poderia promover evoluções grandiosas.

 

Simplicidade Nos Negócios

 

Acertei?

Não, eu não sou nenhum mágico. Eu simplesmente parei para avaliar mais a fundo sobre o comportamento dos profissionais perante as coisas simples.

O que me fez pensar nessa questão foi um padrão de perguntas que recebo em meus canais de comunicação. As pessoas, no geral, tendem a me perguntar sobre técnicas e soluções bastante complexas. Dentre elas estão:

  • Tiago, qual o software você utiliza para melhorar a comunicação dos seus negócios?
  • Tiago, qual programa você utiliza para fazer os seus conteúdos?
  • Tiago, qual ferramenta você utiliza para montar automaticamente as suas campanhas?

Enfim, são diversas as perguntas, mas o que chama a atenção é que as pessoas pararam de achar que soluções simples são viáveis, são vantajosas.

Algo está dando certo? Só pode ser por conta de uma técnica mirabolante.

Alguém está sendo muito produtivo? Só pode ser alguma ferramenta milagrosa.

Alguém consegue atender à todos os clientes com qualidade? Só pode ser um software automático.

Conseguiu captar como as pessoas estão pensando hoje? Não que eu não ache as automações, os softwares e plataformas importantes, longe disso. O que eu quero dizer é que nem tudo necessita dessas soluções mais complexas e elaboradas, muitas vezes, para o seu negócio melhorar e alçar voos mais altos, ele só precisa de você. Ele só precisa de um toque mais humano.

Confesso que fiquei um pouco chocado ao constatar isso. Qual foi o momento em que as pessoas deixaram de considerar o grande valor da simplicidade?

Porque as pessoas procuram, primeiro, por coisas com maior índice de dificuldade, antes mesmo, de implementar o simples, o básico?

Eu acredito que a evolução acontece em níveis, primeiro você faz a série obrigatória, como na ginástica olímpica, depois você faz a série complementar e conforme o passar do tempo, você vai buscando implementos mais complexos, de acordo com o nível em que você se encontra.

Bom, com tudo isso, eu senti que deveria fazer um conteúdo para lhe alertar, para lhe trazer uma mensagem sobre o grande valor da simplicidade nos negócios.

Você pode estar se perguntando: “O que eu ganho adotando o simples nos negócios?”.

Eu imaginei que você pensaria sobre isso, portanto eu vou lhe responder a seguir.

 

O que eu Ganho Adotando a Simplicidade Nos Negócios?

Se eu te disser que as maiores coisas que eu conquistei ou que trazem um melhor retorno para mim, foram feitas com bases na simplicidade. Você acredita?

Se você achou que não, então agora pode acreditar, sou eu mesmo, quem está lhe afirmando. Sim, a simplicidade tem um grande valor em todas as áreas da vida, principalmente, nos negócios.

 

O Grande Valor da Simplicidade Nos Negócios.

 

Quer um exemplo de um grande nome que prezava pela simplicidade em seus negócios? Steve Jobs! Dificilmente, a Apple terá outra pessoa com essa grande capacidade.

Já percebeu o quanto a simplicidade da Apple é poderosa? Prova disso é que os aparelhos podem até serem vistos como ultrapassados em suas configurações, mas vendem muito mais do que os smartphones com telas gigantes, com o triplo de memória, câmeras profissionais e tudo mais.

A Apple aposta no simples, ao invés da complexa tecnologia, sem deixar de ser eficiente! A Apple não vende configurações e soluções mirabolantes, ela oferece sonhos e experiências incríveis. Ela oferece Status e sensação de pertencimento. Ela utiliza toda a magnitude do grande valor da simplicidade.

Consegue entender a diferença? Ao adotar a simplicidade como preferência, você consegue ir muito mais além. Quando você entende o grande valor da simplicidade nos negócios e preza por ele, você ganha:

  1. Evolução Progressiva: Como eu te disse no começo desse artigo, eu acredito que a evolução de um negócio é feito por etapas. E para que você atinja o nível máximo com toda a segurança possível, é preciso que você evolua de baixo para cima, subindo um degrau de cada vez. Quando você opta pela simplicidade, você tende a ter uma evolução progressiva, porém mais segura se comparada a negócios que buscam opções complexas logo de início. Quando você entende o grande valor da simplicidade, você tende a passar por etapas construindo fortes pilares, então você:
    • Passa pela primeira etapa com soluções simples.
    • Evolui com força para o próximo nível e busca outra solução, igualmente simples, porém que atende o seu nível atual.

E assim por diante até o topo! Quando você implementa algo complexo em um nível superior ao que o seu negócio se encontra, você poderá sofrer grandes problemas, por não ter experiência equivalente ao que implementou.

  1. Melhor Aproveitamento dos Processos: Quando você tem suas decisões e atitudes baseadas na simplicidade, você consegue ter um melhor aproveitamento de seus processos, pois fica muito mais fácil de você acompanhar a evolução de cada um deles. Sendo assim, você pode ter um gerenciamento mais próximo, que poderá facilitar a contenção de problemas.

 

  1. Menor burocracia: Quantos problemas você já enfrentou pelo tamanho da burocracia de uma solução complexa? Quantas vezes você poderia ter evitado essa burocracia, escolhendo uma solução mais simples, porém proporcionalmente eficaz à solução complexa? Pois é! Quando você escolhe usar o grande valor da simplicidade, você se livra das burocracias que atrasam todo o seu projeto. Lembre-se disso!

 

  1. Maiores resultados: Crescer sem ter percorrido os caminhos necessários, crescer pegando atalhos, pode fazer com que você caia na mesma velocidade em que subiu. O que eu quero dizer com isso é que muitas pessoas acreditam que ao escolher uma solução complexa, elas podem alcançar o sucesso mais rápido e, realmente, elas estão certas, porém elas não terão adquirido um atributo importante na escalada profissional para manter-se no alto. A EXPERIÊNCIA! Se você sobe rápido, através de uma técnica e processos complexos, você não sabe lidar com o simples e, possivelmente, no primeiro problema simples, você não saberá resolver e automaticamente cairá. Por isso que quem procura agir pela simplicidade, obtém maiores resultados, pois ao subir, eles sabem como se manter lá. Na verdade, eles subirão em um ritmo bem menos acelerado, mas a cada nível alcançado, um forte pilar terá sido construído.

 

O Grande Valor da Simplicidade Nos Negócios,

 

  1. Valor Agregado aos Clientes: O grande valor da simplicidade é agregado à imagem da marca. Assim como acontece na Apple, lembra? Quando você compreende o grande valor da simplicidade e trabalha sobre ele, isso é transmitido aos seus clientes.

Antes de finalizar, preciso lhe dar um último aviso:

  • Adotar a simplicidade no negócio, não quer dizer que você deve fazer só o mínimo, não! Você deve optar pela facilitação dos processos, sem perder a qualidade deles. Você deve parar de dificultar as ações, diminuindo a burocracia. Muitas vezes, é mais difícil prezar pela prática da simplicidade nos negócios, do que optar por ações complexas.

Então, se você se vir atraído por uma solução mirabolante, se policie! Volte ao seu foco, avalie a solução simples, primeiro. Não estou falando sobre uma solução pobre, estou falando de uma solução que compreende os detalhes mais profundos sem atrair complicações.

Só é possível conseguir atingir um nível satisfatório de simplicidade, depois que você trabalha absurdamente. As pessoas tendem a valorizar o complexo e desperdiçar o simples, tudo isso, porque não entendem o grande valor que a simplicidade possui! Reflita sobre isso.

Espero ter conseguido te transmitir uma mensagem clara e objetiva. Desejo que você abra a sua mente e se permita ter uma nova visão sobre a simplicidade nos negócios, ok?

Você tem alguma dúvida decorrente desse material? Então não pense duas vezes e entre em contato comigo, lhe retornarei de maneira eficiente o mais rápido possível.

Quero lhe dizer que você é sempre muito bem vindo aqui no canal, portanto volte quando quiser ou necessitar. Garanto que eu estarei lhe esperando com conteúdos relevantes e, atualizados diariamente, sobre o mercado digital.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: