Sei que apesar de nossos estudos e pesquisas constantes, chega um momento em que as ideias e possibilidades se esgotam. Ficamos até meio desanimados, algumas vezes pensamos em desistir, não é mesmo?
Talvez essa pergunta esteja passando por sua cabeça: “Tiago, estou justamente nesse momento! Estou extremamente desanimado com o resultado de meus negócios! O que posso fazer para melhorar?”.
Primeiramente, peço que fique calmo. Tenha em mente que se está aqui nesse momento é porque você está em busca de mais conhecimento, para poder se aprimorar cada vez mais. Isso já é algo que você deve sentir orgulho, sabia? Muitos profissionais desistem na primeira dificuldade, acabam deixando de lado um sonho de vida por ter que transpor esses obstáculos. Vejo que você é diferente disso. Você não vai desistir e vai se orgulhar quando vencer essa dificuldade. Acredite!
Trabalhei muito e fiquei durante muitas horas, pensando na maneira mais correta de te transmitir esse conteúdo. Sou um apaixonado pelo mercado digital e acredito que ele só tende a crescer nos próximos anos, pois a forma de comprar e vender estão se modificando á cada dia. Hoje, as pessoas estão optando por fazer compras online por diversos motivos: Preços mais acessíveis, conforto, descontos e diversas outras vantagens que o universo virtual apresenta, concorda?
Se você conseguir fidelizar uma pequena parcela desses compradores e torna-los interessados em seus produtos ou serviços, você conseguirá garantir uma boa conversão mensal e assim, uma renda confortável para que você consiga investir mais em seus negócios e ainda, viajar, curtir sua família e ter o conforto que tanto deseja.
Tenho certeza que você deseja uma vida dessas, correto? Com a utilização correta de técnicas para um e-commerce isso é totalmente possível. E se você não sabe muito bem do que estou falando ou como utilizá-las em seu negócio, não se preocupe. Meu objetivo aqui é te dar algumas dicas que você poderá aplicar facilmente e, ainda, expor para você a importância que técnicas efetivas podem ter em seu e-commerce.
Nunca pensou sobre o assunto ou ainda tem dúvidas se vale a pena ter um e-commerce grátis? Então, esse conteúdo foi feito para sanar todas as suas questões sobre esse tema. Vamos lá?
Antes de começar a te entregar um conteúdo incrível, já que falei em qualidade de vida, ter uma vida melhor e com mais conforto, sugiro que você dê play no vídeo abaixo. Gravei-o especialmente para você que quer ter mais liberdade!
Ficou animado com o que lhe apresentei no vídeo? Então, acredito que você está pronto para começar receber o conteúdo que preparei para você. Para que não haja nenhum ponto obscuro sobre o tema, lhe explicarei sobre o que é um e-commerce grátis.
O que é um E-commerce Grátis?
Se você trabalha no ramo de vendas, você já deve ter ouvido falar de lojas virtuais e mesmo que você não atue nesse segmento, certamente já fez compras através de lojas online. Não é mesmo?
Muitas empresas e marcas utilizam o e-commerce para fazer a venda de seus produtos, no entanto, ter uma plataforma própria pode requerer um valor de investimento muito alto, do qual, você que está iniciando não dispõe.
Pensando nisso, algumas plataformas resolveram criar a modalidade de e-commerce grátis. Basicamente, são plataformas que disponibilizam a hospedagem de sua loja virtual com todos os recursos imprescindíveis para seu funcionamento, como por exemplo, carrinho de compras, ferramenta de pagamentos, catálogo de produtos, entre outros serviços que esse tipo de negócio necessita.
Acredito que a partir dessa definição básica você já tem condições de continuar evoluindo e entendendo de maneira plena o conteúdo, por isso vamos ao ponto central desse artigo, será que vale ou não a pena abrir um e-commerce grátis?
E-commerce Grátis – Vale ou Não Vale a Pena?
Muitos me perguntam se vale a pena ter um e-commerce grátis, eu acredito que toda nova experiência é válida, principalmente, se você ainda está na fase inicial ou de testes em seus negócios. Eu poderia ficar lhe dando vários motivos para atestar que vale a pena abrir esse tipo de negócio, mas acredito que você é quem deve analisar os fatores, por isso, ao invés de listar qualidades aqui, escolhi lhe fazer uma pergunta, primeiro:
“Porque não trabalhar com uma ferramenta que lhe oferece todos os tipos de serviço para entender o mercado de atuação gratuitamente?”.
Caso esse tipo de plataforma não lhe atenda futuramente ou simplesmente não lhe passa a segurança e estrutura necessária, você, ao menos, já experimentou e aprendeu com a sua experiência. Em minha visão, esse é o passo a passo da evolução profissional, nosso setor necessita de testes em cada configuração de negócio.
Se você concorda comigo sobre a validade de abrir um e-commerce grátis, certamente gostaria de receber dicas de como iniciar essa jornada, não é mesmo? É por isso que no próximo tópico vou lhe entregar informações dos primeiros passos para abrir um e-commerce.
Primeiros passos para Abrir um E-commerce
Um E-commerce pode ser comparado a uma nova empresa e é por esse motivo que todo o planejamento estratégico deve ser muito bem pensado e cuidadosamente planejado. Além das tradicionais demandas que um negócio offline pode exigir, saiba que trabalhar no mundo digital também irá ordenar estratégias específicas:
- Domínio Próprio: O primeiro passo, para ter sua loja virtual é ter o endereço próprio, as pessoas precisam fixar o seu site para poder usá-lo como referência no momento de compra. Muitos comerciantes optam por usar domínios gratuitos, eles podem ser uma excelente alternativa para você que ainda está fazendo testes e têm dúvidas sobre qual a melhor nomenclatura para ser usada em seu negócio.
- Registro da Marca: Ter uma marca que transmite o objetivo de sua loja é muito importante para fidelizar o seu público. Como a internet é um dos meios de comunicação mais utilizados do momento, se você não se garantir, registrando sua identidade visual, ela pode ser copiada ou usada de referência para a criação de outro produto ou serviço. Isso certamente causaria uma confusão na cabeça do consumidor e faria com que você perdesse algumas vendas. O registro de marca é um processo complicado, demorado e que demanda um investimento para pagamento de taxas, a dica que eu lhe dou para que os gastos sejam reduzidos é que você vá até o cartório, munido de sua logomarca impressa e faça um reconhecimento simples, você gastará menos e já terá um documento em mãos que provará que aquele material é seu.
- Plataforma de Hospedagem: O serviço de hospedagem grátis é oferecido por diversas empresas presentes na web. Existem inúmeras categorias de serviços oferecidos, você precisará conhecer um pouco mais de cada uma delas para que assim você possa selecionar as vantagens mais atraentes que podem ser usadas em sua loja virtual.
- Estratégias: Quando vamos vender algo, precisamos criar uma estratégia de vendas, isso vai desde a apresentação do produto até a entrega final, tudo isso precisa ser embasado em seu público alvo, com objetivo de despertar o interesse de compra e a satisfação no recebimento do produto.
- Logística: Um dos grandes erros dos e-commerces é pecar no prazo de entrega do produto. Muitas vezes são contratados serviços terceirizados para realizar o transporte do produto até as mãos do cliente, devido a isso, atrasos podem acontecer, para que você não tenha problemas quanto a isso, faça o planejamento preventivo das entregas, realizando uma boa tática de logística. É importante lembrar que a responsabilidade pelo cumprimento do prazo prometido é da sua empresa, o cliente não pode ser penalizado pela má qualidade de serviço dos terceiros.
- Atendimento ao Cliente: O suporte ao cliente é de extrema importância para criar um bom relacionamento. Preocupe-se em treinar pessoas para se dedicar único e exclusivamente, a falar com clientes e possíveis interessados de forma educada e prestativa. Essa atitude só lhe trará benefícios, pois um cliente satisfeito divulga a experiência com seu círculo de amigos.
- Formas de Pagamento: Esse é um dos momentos mais delicados na criação de um e-commerce, ter a segurança de colocar os seus dados bancários em uma plataforma é essencial para a fidelização de seu cliente, além disso, é preciso diversificar as formas de pagamento, para que os usuários possam escolher a modalidade que mais lhe agrada.
- Estratégias de Conteúdo: O conteúdo que você vai entregar ao seu público alvo é o que definirá o seu relacionamento e engajamento, não adianta tentar vender os produtos o tempo todo e de forma insistente, você precisa conquistar o cliente de forma natural e fazer com que ele entenda os benefícios que o produto pode trazer para a vida dele, isso sim fará com que seu relacionamento com o cliente melhore e consequentemente suas conversões aumentem.
Parabéns! Você já está a um passo de começar a realizar os testes para colocar seu e-commerce grátis no ar, caso esse seja o seu objetivo!
Quero lhe agradecer pela presença e dizer que estou aqui para lhe ajudar. Prometo que todos os dias, estarei disponibilizando conteúdos novos e interessantes para que você possa evoluir sempre através de mais conhecimento.
Persistirão dúvidas sobre o assunto? Fica tranquilo, pois isso pode acontecer mesmo. Para resolver esses questionamentos, comente abaixo com a dúvida que farei o possível para respondê-lo de forma a solucionar os pontos que não ficaram claros.
Forte Abraço!