O Ads é uma das plataformas de anúncios online mais poderosas do mercado, certamente, se você está pensando em anunciar pela primeira vez, deve considerá-la como uma boa candidata para receber as campanhas do seu negócio.

Como os números não mentem, vamos ver alguns deles que comprovam o quanto o Ads é eficaz:

  • Apenas 5% da receita do Google não tem como a origem a publicidade.
  • Um anúncio posicionado nas primeiras posições dos resultados recebe cerca de 7% dos cliques.
  • A estatística oficial mostra que em média cada dólar gasto em anúncios Ads retorna o dobro em faturamento.
  • O Google é dono de um terço de toda a receita da internet em publicidade, chegando a cerca de 38,5 bilhões.
  • A rede de display recebe cerca de seis bilhões de visualizações diárias.

Incrível, não?

Bem, provavelmente, se você chegou aqui, já decidiu que vai anunciar no Ads pela primeira vez, a única coisa que ainda o impede é o fato de não saber ao certo por onde começar.

 

Vai anunciar no Ads pela primeira vez.

 

Então, chegou a hora de acabar com essa dúvida, pois a partir de agora você verá dicas simples, mas poderosas que vão lhe apresentar claramente por onde começar ao anunciar no Ads pela primeira vez.

Vamos juntos?

#Estipule um orçamento adequado

Depois de criar a sua conta no Google Ads, você precisa partir para o orçamento, mais precisamente, estipular esses valores tão importantes.

Muita gente acredita que para ter bons resultados é preciso investir muito, ou ainda, que para elevar os ganhos, basta investir mais.

Se você também pensa assim, é hora de mudar o foco…

O orçamento do Ads é importante sim para os seus resultados, mas não exatamente o tamanho dele, isso porque basicamente o valor do investimento sendo maior, apenas, permitirá que você apareça mais no canal que escolheu para veicular seus anúncios, mas isso não garante resultados, caso você não tenha feito as outras partes adequadamente.

Um anúncio que aparece toda hora para o público errado não gerará conversões, independente do quanto você investir. Concorda?

Então, na hora de estipular seu orçamento, tente responder as seguintes perguntas:

  • Quantas vezes eu preciso aparecer para atingir e atrair meu público alvo?
  • Por quanto tempo eu preciso veicular essa campanha?
  • Qual é a densidade da minha concorrência nesse canal?

A partir disso, pondere e escolha um valor competitivo para o seu orçamento diário, claro, não se esqueça de apontar o valor máximo do clique, caso escolha o CPC.

 

Vai anunciar no Ads pela primeira vez

 

O Ads permite que você deixe o lance no automático para que ele estude a melhor performance para o seu anúncio.

Fique tranquilo, depois que o gasto diário estipulado for atingido, seu anúncio não será mais veiculado e, portanto não gerará mais nenhum custo, lhe dando total liberdade no controle do seu orçamento.

#Defina quais serão as suas palavras-chave

As palavras-chave são extremamente importantes para que a sua campanha possa trazer resultados, isso porque são elas que irão “ativá-los” no momento em que o usuário realizar a pesquisa.

Na hora de definir esses termos, coloque-se no lugar do seu potencial cliente e tente pensar em quais palavras ele utilizaria caso quisesse encontrar o que você oferece.

Não invente demais, seja direto, busque palavras-chave exatas e variáveis que tenham ligação direta com o seu negócio, com seus produtos e os serviços.

Uma boa estratégia é dar uma olhada nos anúncios que os seus concorrentes estão veiculando. Além de ter uma boa ideia do que funciona e não funciona, você pode buscar um diferencial interessante.

#Escolha o canal ideal

Talvez você ainda não saiba, mas a partir da plataforma Ads é possível veicular os seus anúncios nos mais diferentes locais, dentre eles os blogs da rede Google, Youtube, página do retorno de buscas, Google Shopping, entre outros.

Por isso, é muito importante que você tenha o cuidado de escolher o canal ideal para o sei negócio.

Você pode estar se perguntando:

  • “Como eu vou saber qual é o canal ideal, se eu estou anunciando pela primeira vez no Ads?”.

Calma! Para ter a melhor resposta para essa pergunta, basta olhar para o seu público alvo.

Estude-os a fim de entender qual desses locais eles mais frequentam…

É importante dizer que poderá acontecer de um produto X estar mais adequado para a plataforma Y e o produto B está mais adequado para a plataforma A.

Não se preocupe, basta ajustá-los adequadamente que tudo ficará bem ao final.

#Não vá com muita sede ao pote

É natural que você tenha vontade de sair anunciando todos os seus produtos logo de primeira.

Se for para criar campanhas, que crie tudo logo de vez, não é? Não!

Mantenha a calma e não vá com muita sede ao pote nessa primeira empreitada, pois isso pode dificultar que você acompanhe as métricas e seja específico na construção do seu grupo de anúncios, o que lhe prejudicará mais cedo ou mais tarde.

O ideal é que você anuncie uma coisa por vez, um grupo de anúncios por vez…

Depois que eles tiverem alinhados, então parta para a próxima!

 

Vai anunciar no Ads pela primeira vez.

 

#Crie anúncios irresistíveis

Depois de tudo definido, chegou a hora de finalmente criar o seu anúncio. Logicamente, não pode ser qualquer anúncio, pois ele precisa ser irresistível.

O seu anúncio será o chamariz do seu negócio, do seu produto, serviço, ou seja, do que você tiver anunciando, por isso, capriche!

Crie um título atraente, abuse dos gatilhos mentais de curiosidade, urgência, tempo ou aplique boas frases de CTA.

Sabe o texto do anúncio? Não cometa o erro de simplesmente descrever o produto. Para obter bons resultados, você precisará de muito mais do que isso, então coloque ofertas, mostre seu diferencial, mescle algum gatilho mental ou chamada para ação que dê vontade no potencial cliente de saber mais.

Ah! Textos genéricos nem pensar. Viu? Crie um texto especial para cada anúncio e, óbvio, nada de propagandas enganosas, frases dúbias ou qualquer outra coisa que faça o potencial consumidor ser levado ao erro.

Isso até poderá lhe entregar milhares de cliques, mas muitas poucas conversões, além de colocar em jogo a sua credibilidade.

Pronto! Agora é hora de aplicar tudo…

Não se esqueça de realizar testes, pois cada negócio têm suas particularidades e pode exigir algumas adaptações das técnicas apresentadas.

Alguma dúvida? Entre em contato através dos comentários abaixo ou pelas redes sociais do Mestre do Ads.

Sucesso sempre!

Compartilhar.