Quem descobrir o mistério ou uma fórmula mágica para fazer com que nosso negócio sempre esteja á frente de nosso concorrente tem carta branca para contar aqui. Digo isso, porque não importa o que formos fazer ou a maneira com que vamos estudar nossos concorrentes, nunca termos o controle total te seus atos. No entanto, com o passar dos anos nesse mercado, comecei a notar que existem algumas maneiras de minimizar os a interferência em nosso negócio.

Você precisa entender que a internet se tornou um canal onde qualquer pessoa que deseja trabalhar consiga espaço. Sendo assim, todos os dias novos projetos são colocados no ar, seja ele uma inovação ou uma cópia parecido com algo que já existe. E claro, enquanto o mercado der oportunidades para todos, todos nós teremos clientes e assim, poderemos trabalhar para elevar a qualidade.

Tenho uma opinião muito interessante sobre nossos concorrentes, isso porque um mercado que tenha um alto número de marcas trabalhando em um mesmo segmento acaba elevando o valor da experiência. Como exemplo disso, podemos citar o caso do Uber. Creio que você já tenha lido inúmeras reportagens e artigos sobre o assunto, não é mesmo?

 

Como ficar sempre um passo á frente de seu concorrente

 

Bom, o Uber chegou ao mercado de um jeito muito interessante, pois trouxe em sua proposta uma inovação para o segmento, uma vez que, tem a missão de oferecer um serviço de qualidade, seguro e rápido, visto que você solicita uma corrida de taxi pelo celular. Você pode querer me perguntar: “ Tudo bem, Tiago, mas o que isso tem relação com o tema do artigo?”

Vamos lá, quando o Uber chegou, os táxis já existiam há anos, no entanto era bastante comum ouvir reclamações dos passageiros que o atendimento era ruim, que a frota era antiga, de que eram enganados em trajetos e por aí vai. Com a chegada do Uber, uma concorrência direta, esses problemas que ocorriam precisaram ser resolvidos, para que assim não se perdesse ainda mais cliente. Isso acabou gerando um aumento de qualidade incrível e quem ganhou com isso foi o cliente. Logo, a concorrência não foi ruim, ela ajudou muito.

Existe uma ideia de que ter concorrentes é ruim, pois ele “roubam” seu lugar no mercado e isso não é verdade. Ninguém rouba seus clientes, você que está fazendo algo de errado para perdê-los. Talvez, você nem saiba que está fazendo algo errado, não é mesmo? Justamente por isso que resolvi criar esse material, nele tenho a missão de te ensinar a estar sempre um passo á frente de seu concorrente.

Tenho certeza absoluta que depois da leitura desse material sua visão quanto ao mundo dos negócios irá mudar, pois preparei dicas e sacadas bastante interessantes e que certamente, se aplicadas em seu negócio, irão fazer não só você se destacar, mas estar sempre um passo á frente de seu concorrente.

Você está preparado? Então vamos lá!

 

Dicas para ficar sempre um passo á frente de seu concorrente?

 

Como ficar sempre um passo á frente de seu concorrente.

 

Você pode pensar que para descobrir o que seu concorrente irá fazer, você precisa roubar informações, fazer monitoramento e por ai vai, não é mesmo? Então, preciso te falar que você não precisará usar nenhuma artimanha de agente secreto para isso, apesar de seu muito legal.

Estar um passo á frente de seu concorrente não significa que você precisa fazer tudo que ele faz, copiar estratégias e etc. Você precisar focar no seu melhor, no que você pode oferecer de forma diferenciada para seu cliente final e assim, seguir seu trabalho para sempre melhorar, cada vez mais.

Acho muito chato e até mesmo antiético copiar uma estratégia de nosso concorrente, no entanto, preciso deixar bem claro que o jogo pode se inverter e eles copiarem o que você está fazendo. Na minha visão, se isso acontecer significa que você está incomodando, que seu projeto está dando tão certo que as pessoas querem ser igual a você, entende? Siga seu trabalho da melhor forma possível.

Sei que você está aqui para ter dicas de destaque em relação ao seu concorrente, não é mesmo? E claro que eu não deixaria você na mão, até porque fugiria da minha proposta inicial. Sendo assim, a partir desse momento, vou te passar minha visão sobre alguns pontos que julgo importante.

  1. Busca de Informações: Acredito que uma grande e nova ideia sempre venha de uma junção de conhecimento que obtemos, sendo assim acredito que você deve estudar muito o seu segmento de atuação. Procure por informações da sua nacionalidade e também, por informações novas que vem de fora. As coisas aqui no Brasil costumam chegar um pouco atrasada, então busque materiais em outras línguas para obter informações mais atualizadas. Claro que não podemos generalizar, visto que os profissionais brasileiros tem uma criatividade incrível, não é mesmo? No entanto, não custa ficar ligado em todas as informações possíveis ligadas ao seu mercado de atuação.
  2. Teste Sempre: Tenho a impressão de que as pessoas têm um pouco de medo de testar e ver se dá certo. Percebo que as ideias são inúmeras e até mesmo o plano de execução já está pronto, no entanto, ficamos um pouco com o pé atrás de fazer a aplicação e não dar certo. Você precisa deixar essa atitude de lado, visto que, se você não mensurar os resultados não vai conseguir ter a resposta exata se vale a pena ou não continuar investindo. É preciso lembrar que os “testes” são apenas teste e foram criados justamente para que você T-E-S-T-E se aquela sua ideia vai dar certo como você imaginou.
  3. Não tenha medo de inovar: É muito comum que você veja marcas do mesmo segmento trabalhando sempre da mesma forma, com os mesmos fornecedores, preços, atendimento e até mesmo brindes parecidos. Isso funciona bem, uma vez que, todos estão no mesmo nível, no entanto para ter sucesso e se destacar você precisará se colocar á um passo á frente e inovar. Desbravar o desconhecido é um momento de tensão para todos, porém você precisa se arriscar e fazer diferente. Comece mudando aos poucos, comece pelos pequenos detalhes e depois vá tomando folego para coisas maiores, quando você menos perceber terá reformulado seu projeto todinho.
  4. Aprenda com os Erros: Insistir em uma estratégia que está dando errado não vai fazer ela de repente começar a funcionar, tudo bem? Ela não precisa de tempo e nem de ajustes, visto que ela não funcionou para o seu modelo de negócio. Isso cabe também para atitudes que seu concorrente toma e que você pode visualizar que não foram tão eficientes como você achava, entende? Procure aprender com o erro dos outros e com os seus próprios, isso fará com que você evite aplicar tempo e até mesmo, dinheiro em metodologias que você sabe que não darão certo.
  5. Procure Parceiros: Particularmente, eu gosto muito de ter parceiros, principalmente, os que trabalham na mesma área de atuação que eu. Isso porque, juntos podemos ter ideias para melhorar e inovar nosso mercado. Não consigo ver meu concorrente como inimigo, uma vez que, acredito que o mercado tem oportunidade para todos. Sendo assim, procure reunir pessoas que tem o mesmo interesse que você para que juntos, vocês possam pensar em projetos, até mesmo em conjuntos.

 

Como ficar sempre um passo á frente de seu concorrente,

 

Creio que deu para pegar, um pouco, o espirito de conseguir ficar sempre um passo á frente de seu concorrente, não é mesmo? Agora está em suas mãos colocar em prática!

Quero que você se sinta á vontade para tirar qualquer dúvida que tenha surgido e mais, quero pedir sua ajuda para deixar esse material ainda mais rico. Me diga, quais são as suas metodologias para estar sempre um passo á frente de seu concorrente? Acredito que juntos, podemos unir forçar para melhorar ainda mais!

Obrigada pela confiança e espero te ver em breve!

Sucesso!

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