Se você está pensando em iniciar um negócio no mercado digital e, portanto vem estudando sobre o assunto há algum tempo, certamente sabe que atrair interessados deve ser uma de suas principais metas. Não é verdade?

Talvez, você já tenha visto algo como:

  • “X Dicas para Atrair Grandes Volumes de Visitas”.
  • “Y Sacadas para Atrair Tráfego Qualificado”.

E se interessou muito. Acertei? Agora sou eu quem te pergunto: “Você já parou para pensar sobre a diferença entre tráfego qualificado e visitas?”.

Ou melhor, você sabia que há diferenças entre um termo e outro? Pode parecer estranho, mas as diferenças vão muito além da denominação e é muito importante que você conheça as especificações de cada uma delas. Isso porque elas estão ligadas diretamente aos seus resultados.

 

Tráfego Qualificado X Visitas .

 

Por isso, criei um conteúdo para esclarecer de uma vez por todas as dúvidas a cerca desse tema. A partir de agora você pode conferir tudo de maneira muito simples e didática. Vamos nessa?

 

Tráfego Qualificado X Visitas – Desvendando Tudo

Bem, parece meio óbvio o que eu vou lhe dizer agora, mas me sinto na obrigação de lhe dizer que sim, há diferenças entre visitas e tráfego qualificado, que isso fique muito claro para que você jamais esqueça. Ok?

De fato as palavras tráfego e visitas se referem à mesma coisa, o usuário, mas a grande diferença já surge logo no início.

Quando se utiliza o termo visitas, geralmente, refere-se a algo mais genérico, isso quer dizer, ao usuário que visita a sua página, mas não quer dizer que esse usuário se tornará um cliente, por exemplo. Já o tráfego qualificado se refere ao usuário que possui o perfil de interesse do seu negócio, ou seja, um cliente ou consumidor em potencial.

O que eu quero que você esteja ciente com tudo isso é que nem sempre que um negócio possui altos volumes de visitas, significa que ele possui grande sucesso e lucros excelentes.

O que determina o sucesso de qualquer empresa na internet é a qualidade do tráfego que ele atrai. O que vale no mercado digital é visar mais a qualidade do que a quantidade.

Tudo entendido? Então vamos desbravar um pouco mais esse assunto a seguir.

 

Tráfego Qualificado X Visitas – Porque Devo Cuidar do Tipo de Tráfego?

Como você viu anteriormente, visitas não é a mesma coisa que tráfego qualificado e essa é uma boa razão para que você comece a prestar atenção em qual tipo de tráfego você está atraindo. Certo?

Por outro lado, preciso lhe dizer que existem outros motivos importantes para que você acompanhe esse tipo de estratégia, inclusive porque ela é essencial para o desenvolvimento do seu negócio.

O tipo de tráfego pode dizer muito sobre como está a atuação do seu negócio frente ao público alvo. A partir da análise desse ponto, você poderá verificar se o público que chega a sua marca, realmente, converte, por exemplo.

Você pode querer dizer:

  • “Tiago, mas o importante não é que as pessoas vejam o meu negócio, independente se comprarem, porque uma hora eles vão me indicar ou consumir, certo?”.

Errado! Esse é um erro que muitos cometem ao começar um negócio digital e, geralmente, esse erro vem acompanhado de um outro muito conhecido que é o de achar que todo mundo vai ter interesse no que você está oferecendo.

Se você pensa assim, sugiro que você pare agora mesmo, pois isso pode estar lhe fazendo perder três coisas muito valiosas: Tempo, muitas oportunidades e dinheiro!

Isso mesmo. Você deve entender que há sim um público para o seu negócio e ele deve estar lhe esperando ansiosamente, mas para alcançá-lo, você precisa conhecê-lo profundamente.

 

Tráfego Qualificado X Visitas ,

 

Por exemplo, não adianta você oferecer uma incrível blusa de frio para quem vive em um local onde a temperatura bate 40º constantemente, concorda? Pode até ser que essa pessoa se interesse, por uma situação especial, como uma viagem para um local de frio, mas ela não será seu público principal e mirando nesse alvo, você venderá muito esporadicamente.

Para obter sucesso, você precisa estar de olho no tráfego, porque o seu objetivo deve ser atingir o público certo, ou seja, o tráfego que possui o perfil específico do cliente/consumidor do seu negócio.

Já pensou se ao fazer uma campanha no Ads, você receber diversos cliques de pessoas curiosas, mas sem nenhum interesse em converter? Isso seria um desastre demonstrado em sua taxa de rejeição. Sem contar que você será cobrado por todos os cliques, mas não terá nenhum retorno.

Consegue perceber o quão importante é achar o tráfego qualificado? Então que tal descobrir algumas dicas para aplicar em seus negócios? Vamos juntos.

 

Tráfego Qualificado X Visitas – Dicas Para Atrair o Tráfego Perfeito

Ciente de todos os benefícios do tráfego qualificado, não há como continuar insistindo no volume de visitas aleatório, não é verdade?

Então, preparei para você algumas dicas que irão lhe ajudar a criar estratégias para atrair o tráfego perfeito, são elas:

  1. Utilize o Analytics: A primeira dica que eu quero lhe entregar é, realmente, muito valiosa. Eu mesmo a utilizo em meus projetos, que é utilizar o Analytics para me ajudar a entender melhor qual é o perfil dos meus clientes em potencial. Com o Analytics instalado em seu site, você conseguirá ver dados demográficos, geográficos e comportamentais do seu tráfego, lhe indicando, inclusive, quais são as páginas mais visitadas, as áreas de maior clique e consequentemente interesse. Com esses dados, você pode direcionar melhor as suas estratégias, sendo cada vez mais relevante e assertivo. Vale à pena utilizá-lo.

 

  1. Estude as Redes Sociais: Como você sabe as redes sociais são incríveis para os negócios, isso porque elas são ambientes onde os usuários estão mais descontraídos, prontos para se comunicar sem tantas barreiras e, por isso, acabam entregando informações sobre gostos e preferências que podem ser valiosas para a criação de estratégias de seu negócio. Não deixe de analisar as redes sociais para conhecer um pouco mais do seu público.

 

  1. Verifique Seus Concorrentes: Pode parecer estranho, mas avaliar as ações de seus concorrentes pode ser muito produtivo. Não estou dizendo para que você clone todas as estratégias dele, pelo contrário, você vai utilizá-lo como uma base para aprender, para verificar o que dá certo e o que pode melhorar, além disso, poderá ser uma ótima oportunidade para você descobrir em que o seu negócio pode se diferenciar dos demais. Ao estudar os concorrentes, verifique também qual é a reação do público alvo frente as ações da marca, isso pode lhe contar bastante sobre as necessidades e interesses do tráfego.

 

  1. Trace sua Persona: Depois de conseguir diversificados dados através das ações acima é hora de cruzar tudo e traçar a persona do seu negócio. Isso quer dizer, definir o perfil do seu potencial consumidor. Minha dica é que você tenha uma espécie de ficha para preencher, com nome, idade, sexo, tipo de necessidade, tipo de desejo, sonhos, perfil comportamental, classe social, entre outras características que podem influenciar no padrão de consumo do usuário em questão.

 

  1. Crie Campanhas Segmentadas: Tem o perfil estipulado? Então chegou o momento de criar campanhas segmentadas para atrair e atingir o tráfego qualificado para o seu negócio. Busque configurar a segmentação de forma com que atenda as especificações do público alvo, por exemplo, localização, faixa etária e gênero. Após a sua campanha entrar em atuação, você conseguirá medir o quão eficaz e relevante a sua ação está sendo frente ao público, abrindo a possibilidade de você otimizar cada vez mais a sua abordagem e direcionamento a partir dos resultados entregues nos relatórios.

 

Tráfego Qualificado X Visitas

 

Viu? Não há nada de muito complicado, basta colocar a mão na massa. Está feito! Agora você sabe qual a diferença entre tráfego qualificado e visitas e já sabe como atrair o tráfego perfeito para os seus negócios. Espero que você tenha conseguido aproveitar ao máximo cada informação entregue por meio desse material.

Ficou com dúvidas? Não se preocupe, pois saiba que eu estou a sua disposição, para contar comigo, basta enviar o seu questionamento através dos comentários abaixo ou pelas redes sociais. Retornarei-lhe o mais rápido possível.

Lembre-se: A hora de começar é agora, nesse exato momento, pois quanto antes você iniciar, mais rápido os seus resultados irão surgir.

Volte sempre que desejar, eu estarei lhe esperando diariamente com conteúdos atualizados sobre o mercado digital.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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