Sempre que se fala em trabalhar na internet, uma dúvida vem à tona. Será que é possível trabalhar somente com internet?

Claro, essa dúvida representa praticamente um portal de perguntas acerca do tema. Entre as mais populares, estão:

  • É verdade que é possível ganhar dinheiro na internet?
  • É verdade que tem muita gente que abriu negócios na internet e ficou rico?
  • É verdade que para ganhar dinheiro na internet, basta ter um site?
  • Se eu tiver um negócio online, eu vou ganhar dinheiro dormindo?

Bem, são diversas as perguntas. As respostas para cada uma delas se diferem entre si, nem todas são verdadeiras por completo, outras são muito reais.

Hoje, eu quero explorar um pouco mais a pergunta que dá nome a esse conteúdo, meu intuito é lhe entregar respostas contundentes, práticas e úteis, mas, sobretudo, acabar de uma vez por todas com essa dúvida que pode estar retardando a realização do seu sonho.

Vamos lá?

 

É Possível Trabalhar Somente Com Internet

 

Trabalhar somente com Internet – Mito ou Verdade?

Provavelmente, se você está lendo esse conteúdo agora, está pensando em iniciar uma carreira na internet, mas ainda tem dúvidas sobre o quanto esse setor é promissor. Acertei?

Para que você não tenha mais dúvidas, vamos direto ao ponto. Trabalhar somente com internet é possível.

Talvez você queira me perguntar:

  • “Tiago, o que eu quero mesmo saber é se o salário da internet é tão bom quanto um serviço CLT”.

Vamos com calma, afinal, eu estou aqui para lhe entregar informações, não te convencer de nada. Não é porque eu trabalho com internet que eu vou dizer que ele é perfeito.

Como eu te disse, trabalhar somente com internet é sim muito possível, inclusive eu sou a prova viva disso. Se você não sabia, eu vivo de internet, de projetos online, digitais.

E, tem mais, eu não sou o cara de sorte, exclusividade ou aquela celebridade do Youtube, muito pelo contrário, tenho vários amigos que trabalham da mesma forma que eu, na internet, com projetos bastante variados.

Então, tenha certeza:

  • “Trabalhar somente com internet é uma verdade.”.

Por outro lado, eu não posso e muito menos devo lhe encorajar dizendo que o salário da internet é tão bom ou melhor que aquele que te oferecem no emprego formal.

Como tudo na vida, isso também irá depender de alguns fatores variáveis.

Lembra que eu te disse que não saber se era possível trabalhar somente com a internet poderia estar retardando a realização dos seus sonhos?

Você verá o porquê no próximo tópico. Vamos juntos!

 

É Possível Trabalhar Somente Com Internet.

 

Trabalhar somente com Internet – Realização de Sonhos?

Eu não sei ao certo qual é a sua situação, se está desempregado em busca de novas oportunidades, se tem um emprego, mas está cansado da rotina, se quer mais liberdade, mais tempo com a família, independente.

Antes de qualquer coisa, você precisa responder a seguinte pergunta:

  • Porque eu quero trabalhar somente com internet?

Se a sua resposta estiver exclusivamente ligada a dinheiro e pouco trabalho, DESISTA!

Não estou querendo ser chato, muito menos lhe frustrar, o meu objetivo é que você tenha a real dimensão do mercado digital.

Certamente, você deve ter visto reportagens e matérias de incentivo ao mercado digital, o problema é que a conotação delas é um pouco fora da realidade. Muitas vezes é possível ver chamadas dizendo que esse é um negócio fácil e que praticamente lhe entrega dinheiro aos montes, sem você fazer nada.

Isso não é verdade e foi por isso que eu te disse que se você deseja trabalhar com internet só para ganhar dinheiro dormindo, você deve desistir.

Quando eu citei que o seu salário nesse ramo depende de variáveis, eu estava me referindo a trabalho, ramo de atuação, empenho, velocidade de implementação, conhecimento, estratégia, planejamento, entre outras coisas.

Agora eu posso parecer um pouco contraditório, mas você irá me entender. Preciso te dizer, é possível ganhar muito dinheiro na internet, até mais que o seu salário atual naquela multinacional, mas isso irá depender das variáveis que eu acabo de citar.

Consegue captar a ideia?

Ganhar dinheiro com o meio online não funciona como mágica, e tem um outro fator importante, muito provavelmente, você será dono de seu negócio e com isso terá mais atribuições do que em seu cargo CLT.

Já pensou nisso?

Se você me disser que o seu sonho é trabalhar no mercado digital, eu lhe diria para seguir em frente e persistir nele, mas com segurança.

O que eu quero dizer com isso é que você deve ir atrás do seu sonho, pois é possível trabalhar somente com internet, mas você deve saber exatamente o que está fazendo, não basta cair de cabeça, sem ter recursos para levar o seu sonho adiante.

 

É Possível Trabalhar Somente Com Internet,

 

Está em um trabalho formal e ele é a sua única fonte de renda? Utilize esse trabalho para financiar o início do seu sonho.

Está tudo indo bem, seu projeto online já te dá um bom retorno e se tornou a sua fonte de renda mais forte? Pense em diversificar as suas áreas de atuação e fortificar as bases do seu negócio e aí sim, pense em torná-lo o seu único trabalho.

Não se esqueça: Você vai precisar trabalhar muito para quem sabe no futuro você possa ganhar algum dinheiro dormindo. Sim, é possível.

Agora eu quero falar com você sobre as áreas desse mercado.

 

Trabalhar somente com Internet – Áreas de Atuação

Pode ser que você já conheça um pouco sobre o mercado digital, mas pode ser que você não faça ideia do quão abrangente ele é.

Para não ter dúvidas e enganos sobre isso, quero lhe mostrar algumas coisas que além de lhe entregar uma visão mais expandida sobre o setor, poderá lhe dar sacadas muito boas para os seus projetos.

Bem, primeiro de tudo, o mercado digital não é só o Facebook, Youtube e o Instagran.

Os profissionais que ganham dinheiro com internet não são só os blogueiros famosos, os Youtubers, os grandes perfis das redes sociais e os donos de e-commerces.

Tire essa ideia da sua cabeça! Apesar de a mídia tradicional bater MUITO nessa tecla, você não precisa exatamente investir nessas áreas citadas acima, se o seu objetivo é trabalhar somente com internet.

Como eu te disse, esse mercado é bastante vasto. Olha só alguns exemplos:

  • Lojas Online: Apesar de ter citado o e-commerce acima, achei interessante falar desse setor aqui no exemplo porque este não se restringe, apenas, as lojas de roupas ou produtos de beleza como mostrados nas reportagens do jornal. Na internet é possível ter loja de quase tudo, desde comida até de artesanatos exclusivos.

 

  • Marketing Digital: O marketing digital é um dos setores dentro do mercado digital que mais cresce e mais recebe investimento. Trata-se, basicamente de uma nova versão do marketing tradicional, o Ads é a maior plataforma de anúncios online do mundo, atendendo as mais variadas marcas, inclusive àquelas que são consagradas no mundo físico. Esse setor abre oportunidades para diversos tipos de profissionais, desde os criadores de campanhas até os que analisam o mercado e avaliam métricas.

 

  • Produtos Digitais: Os produtos digitais são um sucesso e a cada dia que passa ganha mais adeptos. Basicamente, trata-se de e-books, vídeo aulas, cursos online, entre outras coisas que entregam conteúdo de forma online. Essa área de atuação é excelente e emprega milhares de profissionais do mercado digital.

 

  • Afiliado: Se você quer trabalhar com internet, mas não tem um produto para lançar, acha que gerenciar um e-commerce é muito complexo e trabalhar com marketing digital diretamente não é muito a sua, então você pode trabalhar como afiliado, ou seja, uma espécie de vendedor online que trabalha voltado a suprir as necessidades de seus clientes. Ah, os ganhos dessa profissão, geralmente, são bons, pois são com base em comissões das vendas que você realizar.

Esses são só alguns exemplos para que você tenha uma melhor ideia desse setor.

Espero que esse conteúdo tenha sido de extrema valia para você e que, sobretudo, ele tenha suprido suas necessidades e expectativas quanto ao assunto tratado.

Ficou com dúvidas? Então entre em contato comigo através dos comentários abaixo ou pelas redes sociais. Terei um enorme prazer em poder lhe retornar com possíveis soluções para os seus questionamentos.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

Compartilhar.