Anunciar no Ads tem sido interesse de cada vez mais pessoas de acordo com o decorrer do tempo.

Isso se deu, felizmente, porque algumas barreiras nesse quesito foram vencidas, ainda bem!

Nós, aqui, do Mestre do Ads, pudemos perceber o quanto as campanhas de links patrocinados foram sendo desmitificadas…

O que parecia inacessível, difícil de administrar e configurar, hoje não é visto exatamente dessa maneira. A barreira da falta de conhecimento foi de certa forma derrubada quanto ao Google Ads e suas campanhas.

É fato incontestável que a plataforma de publicidade online do Google é eficiente e gera resultados mais velozes se as estratégias estiverem alinhadas.

Por outro lado, o que conseguimos perceber é que a dificuldade a ser vencida no momento tem a ver diretamente com o alinhamento de estratégias ao criar campanhas no Google Ads.

 

Como escolher um tipo de campanha no Google Ads;

 

As perguntas mais presentes são:

  • Qual tipo de campanha no Google Ads mais adequada para o meu negócio?
  • Como eu sei que a campanha X é a ideal para o resultado que eu busco?

Bem, sem conhecer exatamente qual é o seu tipo de negócio, qual o nicho de atuação e algumas outras características peculiares, é, um tanto quanto, arriscado lhe responder a essas perguntas.

Principalmente porque não existe uma receita mágica e universal que pode ser aplicada e automaticamente milagrosa quanto aos resultados.

Pensando em contribuir positivamente para que enfim você tenha uma resposta valiosa para as perguntas acima, nós resolvemos criar esse conteúdo para lhe mostrar como escolher um tipo de campanha no Google Ads.

Vamos juntos?

#Quais são os tipos de campanha no Google Ads?

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você conheça quais são os tipos de campanha disponíveis no Google Ads.

Desse modo, ficará muito mais simples escolher o ideal para o seu negócio futuramente.

Vamos a elas!

Basicamente, podemos destacar cinco tipos de Campanhas no Google Ads, claro, dentro delas vão existir subdivisões, olha só:

  • Campanhas em vídeos do Youtube: Formatos In-Stream, TrueView e Banner.
  • Campanhas no Google Shopping: Anúncio com imagem e texto.
  • Campanhas na Rede de Pesquisa e Rede de Pesquisa com Exibição em Display: Texto
  • Campanhas na Rede de Display: Formato de Texto ou Banners Gráficos, Banners Interativos ou Vídeo.

Se você continua ainda meio confuso quanto às opções, fique calmo, pois nós vamos deixar tudo bem claro e explicado a seguir.

#Campanhas em Vídeos

Esse tipo de campanha, como o próprio nome já diz, são anúncios que são apresentados em formato de vídeos, principalmente, veiculados na plataforma de vídeos do Google, o Youtube. Dentro desse tipo de campanha, existem subdivisões de formatação:

  1. In-Stream: Um dos formatos mais famosos, o In-Stream é facilmente detectado em vídeos do Youtube. Sabe aquela espécie de “comercial”, com duração de 30 segundos que pode ser pulado, que aparece antes ou depois do vídeo que vamos ver? É disso que estamos falando, campanhas em In-Stream.
  1. TrueView: Esse tipo de anúncio, também bastante utilizado, é aquele que aparece quando o usuário faz uma pesquisa através de determinada palavra-chave. Se o termo utilizado pelo usuário tiver similaridade com o seu anúncio em vídeo True-View, possivelmente ele aparecerá listado como opção no retorno de busca na rede de Display do Google.
  1. Banner: Apesar de estarmos falando sobre anúncios em vídeo, curiosamente, esse não é um formato especificamente em vídeo, ele aparece no vídeo ou na página em que o vídeo está sendo veiculado. Sabe aqueles pequenos anúncios gráficos e retangulares que aparecem na parte inferior da tela de exibição do vídeo no Youtube? Esse é o famoso anúncio em banner.

#Quando escolher o tipo de campanha em vídeos no Google Ads?

Esse tipo de campanha costuma trazer retornos muito satisfatórios quando o objetivo é gerar mais conversões ou posicionar a marca de forma mais contundente em seu mercado.

adwords

 

A questão que deve ser muito bem avaliada nesse caso é que, geralmente, o custo da conversão costuma ser mais elevado se comparado aos outros tipos de campanha, como, por exemplo, a Rede de Pesquisa.

Por outro lado, os vídeos mostram melhores resultados se a sua intenção for trabalhar uma campanha de remarketing focada em conversão ou branding. Isso porque o CPV (Custo por visualização) costuma ser mais acessível.

#Campanhas no Google Shopping

Esse tipo de campanha é muito utilizado por e-commerces e pode ser facilmente percebido na página do buscador, na aba “Shopping”.

Geralmente, nem é preciso fazer esse simples passo para visualizá-la, isso porque ela sempre aparece na parte superior da busca ou tecnicamente na rede de pesquisa e em destaque por conter fotos dos produtos.

Quando se anuncia no Google Shopping, o modelo do anúncio é composto por foto do produto, título, preço e algumas informações da empresa anunciante e, claro, link direto para a página do produto anunciado dentro da loja que o comercializa.

#Quando escolher o tipo de campanha Google Shopping no Google Ads?

Esse é um dos tipos de campanha que mais traz resultados positivos, isso porque ele consegue entregar uma qualidade de experiência excelente para o potencial consumidor do seu negócio.

Quando você comercializa produtos através do Google Shopping, você consegue dar destaque para os preços competitivos que pratica, afinal, esse formato pode ser visto como um comparador de preços, além de proporcionar informações importantes para o usuário, sem que ele tenha que clicar efetivamente no seu anúncio caso o fator decisivo para a conversão seja baseado especificamente no melhor preço de mercado.

Se o seu objetivo é gerar mais conversões, vale muito a pena anunciar nesse tipo de campanha.

#Campanhas na Rede de Pesquisa

Um dos mais famosos tipos de campanha no Google Ads é o da Rede de Pesquisa.

Basicamente, esse tipo de campanha é apresentado na página de retorno da busca que o usuário faz a partir de palavras-chave.

A segmentação é um dos seus pontos positivos mais fortes. Isso porque o seu anúncio será acionado com base na palavra-chave utilizada na busca que o usuário fez.

 

Google Ads

 

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que estejamos buscando Agências de Marketing Digital e então digitamos esses termos no Google.
  • Poucos segundos depois, o buscador lhe retorna na Rede de Pesquisa, inúmeros resultados.
  • Nas primeiras posições da página, estão ali alguns links, ou seja, os anúncios que podem ser relevantes para o que você procura.

Certo?

Esses links são os famosos links patrocinados, ou seja, anúncios Ads do tipo de campanha Rede de Pesquisa.

O interessante é que além da própria página de retorno do Google, os seus anúncios que, geralmente, são em formato de texto e links, podem aparecer nos sites e blogs parceiros do Google, caso você opte por anunciar na Rede de Pesquisa com exibição na Rede de Display.

A Rede de Display tem abrangência que cobre em torno de 95% da internet. Isso quer dizer que o seu anúncio poderá aparecer em sites, blogs, aplicativos, além do Youtube, para grande parte dos usuários que utilizam esse meio.

#Quando escolher o tipo de campanha Rede de Pesquisa no Google Ads?

Se o objetivo da sua campanha for gerar mais vendas e captar leads quentes, então você pode escolher sem medo a Rede de Pesquisa.

Como vimos, a segmentação desse formato acaba atraindo usuários bastante suscetíveis à conversão, pois eles já chegam ao seu anúncio sabendo o que desejam.

#Campanhas na Rede de Display

A Rede de Display é basicamente formada por sites parceiros do Google, que como vimos anteriormente, chega a cobrir em torno de 95% de toda a internet.

Essa característica é muito interessante, pois faz com que você, como anunciante, consiga ter um alto alcance de potenciais consumidores.

É possível criar anúncios em formato de vídeos, banners interativos, banners gráficos e anúncios de texto.

Toda essa gama de possibilidades te permite segmentar melhor, inclusive, testando qual formato lhe traz melhores resultados.

Há também a possibilidade de escolher quais sites parceiros você deseja veicular o seu anúncio e quais sites devem ser vedados, tornando a captação de leads ainda mais qualificada.

 

Google Ads..

 

#Quando escolher o tipo de campanha Rede de Display no Google Ads?

O tipo de campanha na Rede de Display é bem abrangente, por isso, talvez ela seja uma das mais utilizadas por iniciantes.

O fato desse tipo de campanha ter muitas variações de anúncio e configurações de segmentação permite que ela facilmente seja adequada aos mais diferentes objetivos.

Por exemplo, se você tiver o objetivo de gerar mais conversões em vendas ou captar leads quentes, terá ótimos resultados ao escolher fazer remarketing pela Rede de Display.

Por outro lado se o seu foco for diretamente gerar conversões, é importante verificar se o custo por conversão é atrativo, pois assim como nas campanhas em vídeo, ele costuma ser mais alto que os demais tipos.

Agora, se o objetivo for o branding, ou seja, posicionar a sua marca e torná-la mais forte na visão do público, a rede de display com segmentação por interesse, palavras-chave, tópicos, canais e etc., podem ser excepcionais.

 

Pronto! Agora você têm totais condições de escolher um tipo de campanha no Google Ads que mais se adéqua ao objetivo que deseja atingir.

Dúvidas? Entre em contato pelos comentários abaixo ou pelas redes sociais do Mestre do Ads.

Forte Abraço!

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