Nesse conteúdo, apresentarei para você uma solução que há muito venho elaborando. Vou lhe mostrar tudo que eu sei sobre Testes A/B que podem fazer com que você aumente e muito sua taxa de conversão.

Ficou interessado? Então vamos nessa, como o material que preparei é bastante completo, preferi não enxugar nada dessa vez. Vou diminuir um pouco o nosso bate papo inicial, apesar de gostar muito de lhe contar mais sobre meus processos de criação e acerca do tema escolhido, sei que vai valer à pena. Você terá em mãos um rico material que lhe ajudará alavancar resultados em seus negócios.

Vamos direto ao ponto. A partir de agora vou mostrar o que você deve testar em seus testes A/B para que eles sejam eficientes, se tudo correr bem, você explodirá em conversões.

 

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O que Testar nos Testes A/B para suas páginas Converterem Ainda Mais?

Os testes A/B são extremamente conhecidos pela sua eficácia, posso lhe dar certeza, com pós-graduação em experiência própria, que eles têm o potencial de trazer ótimos resultados dia após dia, mas é claro, se aplicados e analisados de maneira correta. Você já até deve saber disso, portanto nem vamos estender o assunto, abaixo começarei elencar os elementos que você deve colocar em seus testes A/B. Vamos a eles:

  1. Realize Testes com Imagens: Os testes A/B devem testar elementos que tem o poder de converter mais, um dos mais poderosos são as imagens. Fazer testes A/B com imagens lhe possibilitará entender qual tipo de efeito visual que o seu público alvo mais se conecta.
  1. Teste Call to Actions: Os Call to Actions ou chamadas para ação são tão importantes quanto às imagens, geralmente eles têm o grande poder de atrair potenciais consumidores, por isso é tão importante realizar testes com eles. Ao realizar testes A/B com chamadas para ação, você entenderá melhor o comportamento do seu público.
  1. Testes com Títulos: Você sabe que os títulos são, geralmente, o primeiro contato que o seu cliente em potencial tem com o seu negócio, não é verdade? Ciente disso, eu não tenho nem muito que explicar a importância de realizar testes com eles. A partir de testes com títulos, você poderá conseguir respostas sobre o que mais atrai o seu público.
  1. Tipos de Linguagem: Esse teste tem enorme importância, isso porque a linguagem é uma das principais responsáveis por gerar conexão e audiência do público para com a marca. Por isso, faça testes a fim de conseguir aproximar a linguagem da marca com a do público. A conexão será cada vez mais forte e a comunicação aberta e próxima, nem preciso lhe falar sobre as conversões, não é mesmo?
  1. Realize Teste com Cadastramento: A página de cadastro é uma das etapas a serem passadas para conseguir ter uma boa base de leads e assim posteriormente conseguir gerar audiência e conversões. A recomendação aqui é que você realize testes para otimizar essa página de inscrição, procure entender quais perguntas e dados que você solicita que são ou não bem vistos. Realizando esse tipo de teste, você poderá criar um formulário enxuto, mas que lhe entregará informações importantes de seu público e por final, converterá.
  1. Os Vídeos: Os vídeos são extremamente utilizados hoje em dia, portanto ele não pode ficar de fora dos testes A/B, até porque sua audiência pode estar chegando, em grande maioria, de seus vídeos. Através dos testes A/B em vídeos, você consegue entender qual o tipo de mensagem que o público alvo mais aceita e gera resultados, se são os curtos e mais diretos ou os longos com mais conversas, por exemplo. Além disso, você pode incluir vídeos na home do seu site, na sua landing Page, na sua campanha, mas obviamente são necessários testes A/B para entender aceitação e conversão.
  1. O Design e as Cores: Muitos profissionais deixam para trás esse tipo de teste, mas tenho que dizer que isso é um grandessíssimo erro, isso porque o design e as cores da sua página, do seu site, do cenário do seu vídeo, entre outras coisas têm o poder de influenciar diretamente na ação de seus potenciais clientes. As pessoas, no geral, são extremamente visuais e costumam conceituar as coisas a partir de designs e cores ou a partir da sensação que esses dois elementos transmitem. Por isso, não deixe esse tipo de teste de lado. Com ele você poderá conseguir respostas profundas sobre o seu usuário.

 

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A partir daqui você já sabe o que deve testar quando for elaborar testes A/B. Não é mesmo? Então, chegou a hora de você saber quais testes A/B você pode realizar nas suas páginas.

 

Explodindo em Conversões com 5 Tipos de Testes A/B

Muita gente me faz a seguinte pergunta: “Tiago, quais os tipos de testes eu posso fazer com X elemento ou Y?”.

Quase sempre não consigo entregar uma resposta contundente, pois é necessário conhecer o tipo de negócio e público que os profissionais estão se referindo. Analisando mais à fundo essa questão, percebi que havia uma forma de responder essa pergunta mais efetivamente. Sabe como? Elencando os testes A/B que a meu ver, são bastante eficientes. Assim o fiz e agora apresento para você:

  1. Teste A/B com Títulos: Para realizar testes A/B com títulos você deve escolher dois modelos de cada vez. Por exemplo, se você for utilizar em campanhas:
    • Versão A: Título informando desconto na compra. (Compre X com 80% de desconto).
    • Versão B: Título informando bônus na compra. (Compre X e leve 2X).

Não se esqueça de exibir as opções o mesmo número de vezes e pelo mesmo período, essa regra vale para todos os tipos de testes, pois garantem um resultado mais real em sua análise.

  1. Teste A/B com Call To Action: Os dois modelos para o teste é essencial, pois garante um melhor controle na análise de resultados. Testes A/B com call to action podem ser da seguinte forma:
    • Versão A: Cadastre-se já e não perca as promoções.
    • Versão B: Quero me cadastrar e receber promoções.
  1. Teste A/B com Imagens: Para testar qual imagem tem maior poder de conversão, você pode fazer teste com os seguintes modelos:
    • Versão A: Ilustração, desenhos.
    • Versão B: Imagem de pessoas.
  1. Teste A/B Design e Cores: Esse tipo de teste é excelente e contém diversas possibilidades a serem praticadas. Para realizar testes A/B com design e cores, você pode:
    • Versão A: Utilize cores fortes em determinado setor do seu site, por exemplo, página de inscrição.
    • Versão B: Utilize cores mais neutras no mesmo setor.

Você também pode realizar testes nesse segmento, quanto ao layout do seu site, cores utilizadas nas imagens, nos botões em geral e de call to action, dentre outras possibilidades.

 

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Nesse tipo de teste, ainda vale ressaltar que é possível fazer versões com o posicionamento e tamanho da imagem, mas lembre-se, não realize muitos testes por vez, isso pode atrapalhar o seu desempenho na hora de verificar o que está trazendo mais resultados.

  1. Teste A/B Cadastramento: Esse tipo de teste é muito utilizado, mas também é um dos que mais traz resultados positivos. Os testes de página de cadastramento devem ser feitos com bastante cuidado, pois geralmente ele representa a sua conversão. Para realizar teste A/B com página de captura, formulário, cadastramento, landing Page, seja como for, você pode:
    • Versão A: Utiliza imagem, pede nome e email para cadastro.
    • Versão B: Utiliza Vídeo e pede, apenas, o email.

Obviamente, este não é o único tipo de teste A/B para esse setor, mas acredito que ao mostrar um exemplo, você já tem a possibilidade de gerar diversificados modelos, pois já entendeu o fundamento da prática. Correto?

Agora é o momento de partir para ação. A ordem é testar, testar e testar ainda mais, logo após você deve avaliar as métricas para ter em mãos uma máquina de conversões.

Sem dúvidas os resultados virão, basta que você não apenas guarde o conhecimento. Para tudo dar certo, você precisa utilizá-lo, colocar tudo em prática, esse é o segredo.

Espero ter conseguido lhe ajudar ao máximo nessa tarefa. Coloco-me a disposição caso você precise tirar dúvidas que poderão surgir. Se houver necessidade, não pense duas vezes e entre em contato comigo, será um enorme prazer poder solucionar questões que não ficaram tão claras.

Se você sabe de alguém que está precisando melhorar os resultados nos negócios, mas anda meio sem saber quais atitudes devem ser tomadas, indique o material e ajude-o a conhecer os testes A/B. Compartilhe conhecimento e faça parte dessa grande comunidade de empreendedores entusiastas e que contribuem para um mercado de mais alto nível.

Antes que você vá, quero reafirmar meu compromisso com você de disponibilizar conteúdos agregadores, atualizados e cheios de sacadas interessantes, todos os dias, portanto sempre que estiver precisando tirar uma dúvida, aprender algo ou até mesmo rever sobre algum assunto relacionado ao mercado digital, pode contar comigo. É só vir me visitar.

Te desejo ótimos resultados. Até a próxima.

Forte Abraço!

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