Há grandes chances de que você já conheça os Testes A/B, principalmente se trabalha com o marketing digital.

O que muita gente ainda não conhece é o Teste de Divisão da plataforma de anúncios da maior rede social do mundo.

Responda com sinceridade:

  • Você sabia que é possível aplicar testes A/B no Facebook Ads por meio de um recurso muito interessante?

Se a sua resposta for negativa, e ainda estiver:

  • Procurando uma forma de conhecer melhor o seu público alvo…
  • Tentando entender quais anúncios funcionam melhor no Facebook…
  • Buscando melhores resultados em suas campanhas no Facebook Ads…

Então esse conteúdo é para você! Fique tranquilo, mesmo que você não conheça os Testes A/B, pois nós também iremos entrar nesse assunto.

Nós, do Mestre do Ads, vamos lhe explicar a partir agora o que é e como funciona o Teste de Divisão do Facebook Ads, dentre outras coisas importantes para o entendimento perfeito do recurso e sua importância.

Vem com a gente?

 

Teste de Divisão do Facebook Ads.

 

O que é Teste A/B?

Antes de falarmos diretamente sobre o Teste de Divisão do Facebook Ads, é importante deixarmos claro do que se trata o teste A/B.

Assim, caso você ainda não saiba perfeitamente o que é ou tenha dúvidas, elas serão sanadas logo de início, o que vai lhe ajudar e muito no entendimento do funcionamento do Teste de Divisão do Facebook Ads posteriormente.

Basicamente, os Testes A/B são exatamente o que o nome sugere. Um teste, mas nesse caso em específico, seu objetivo é comparar versões de um mesmo anúncio para descobrir qual tem melhor desempenho em ação.

O grande diferencial desse tipo de aplicação do marketing é que o teste tem parâmetros bem concisos e capazes de lhe trazer respostas incríveis, inclusive, muito eficazes na tarefa de entender melhor o comportamento e as preferências do seu público alvo.

O Teste A/B pode ser aplicado de diversas formas, mas geralmente os mais interessantes são aqueles fundamentados em critérios de precisão e até matemáticos.

Quer um exemplo?

  • Vamos imaginar que você pretenda anunciar pela primeira vez o Produto X.
  • Como você não tem parâmetros anteriores, será necessário testar versões dos anúncios, para entender o que tem melhor desempenho frente ao seu público.
  • Então você cria as duas versões, mudando, apenas, as fotos principais, rodando os anúncios para o mesmo número de pessoas e intervalo de tempo.

Ao analisar as métricas individualizadas, os dados são muito reveladores!

Dentro de um Teste A/B você pode modificar diversos elementos do seu anúncio, como o texto, o formato, a chamada para ação, as imagens, os layouts, enfim…

Tudo irá depender de qual é o objetivo da sua campanha. É muito importante também deixar claro que para ser um teste mais eficaz, você deve modificar um elemento de cada vez.

Isso porque se você aplicar muitas variáveis em cada teste, corre o risco de não entender quais delas fizeram, realmente, a diferença no desempenho. Ok?

Quais são as vantagens de utilizar o Teste A/B?

 

Teste de Divisão do Facebook Ads,

 

Bem, as vantagens de aplicar esse tipo de recurso são muito claras. Concorda?

A principal delas é que todas as suas campanhas e aplicações de marketing passam a ter uma análise de resultados mais confiáveis, uma vez que elas estão sendo testadas na prática, com o público ao qual se destinam.

Outra grande vantagem é o fato de você poder realizar ajustes de forma mais rápida, tornando seu anúncio mais relevante e, consequentemente, conseguindo obter mais conversões.

Embora estejamos falando de campanhas e anúncios, os Testes A/B são versáteis e podem ser aplicados em diversos locais. Dentre eles a página de destino, no layout do seu site, e tudo que precise de uma validação de hipótese.

Isso quer dizer, se você tem dúvidas se deve usar A ou B, faça um teste e aplique a versão certa baseado em resultados concretos.

Afinal, o que é o Teste de Divisão do Facebook Ads?

Como você já deve suspeitar desde o início, o Teste de Divisão do Facebook Ads é um recurso que permite você comparar os anúncios criados dentro da plataforma.

Trata-se de uma espécie de Teste A/B nativo. Onde você pode criar versões diretamente no Facebook Ads e avaliar os desempenhos sem ter que usar ferramentas externas.

Pode ser que o recurso seja uma novidade para você, pois ele foi lançado há pouquíssimo tempo. Inclusive, há chances de que essa opção ainda não esteja disponível para todos os anunciantes do Facebook Ads.

Quer saber como tudo funciona, não é?

Vem!

Como Funciona o Teste de Divisão do Facebook Ads?

 

Teste de Divisão do Facebook Ads

 

O Teste de Divisão do Facebook Ads está sendo disponibilizado via Power Editor ou Gerenciador de Anúncios da plataforma.

O funcionamento do Teste de Divisão é bastante semelhante a um Teste A/B, porém totalmente voltada às configurações dos anúncios criados no Facebook Ads.

Como dissemos, pode ser que ele ainda não esteja disponível para você, mas podemos assegurar que em breve ele estará. Estamos repetindo essa informação porque como o recurso está em fase de implementação, as opções de configurações para os testes também podem variar.

De modo geral, é possível fazer testes de divisão em campanhas que tem como objetivo:

  • Gerar conversões no site.
  • Visualizações de vídeos.
  • Instalação de aplicativos.
  • Captação de leads (Cadastramento)
  • Captação de Tráfego
  • Alcance para páginas (Fanpage).

Na prática, ao escolher testar campanhas que tenham um desses objetivos, o Facebook Ads irá pegar as versões e exibir para o seu público alvo de forma aleatória, mas proporcional.

O que é mais interessante no recurso é que o próprio Ads sugere um orçamento e estipula o tempo mínimo de exibição.

A preocupação da plataforma ao estipular o período mínimo é garantir que você tenha uma amostra consistente e tenha alcance o suficiente para colher resultados confiáveis.

Ao contrário dos testes tradicionais, o Facebook Ads não permite que você faça teste variando cor, imagem, texto, título.

Você deve estar se perguntando:

  • “Ok! Então vou testar o que?”.

Calma, será possível testar diversas outras variáveis, mas é aí que aparece um diferencial interessante no recurso.

O Facebook Ads faz teste A/B variando público alvo, tipos de otimização, dispositivos e locais de exibição dos anúncios.

Contudo, é importante deixar claro que você não pode testar mais de uma variável por vez, embora seja possível aplicar o teste em três conjuntos diferentes de anúncio ao mesmo tempo.

Quando você tiver testando um atributo, os outros dois devem ser configurados por você como de costume.

Interessante, não?

Quer saber como utilizar o Teste de Divisão do Facebook Ads de forma mais adequada?

Fique atento às nossas atualizações, em breve disponibilizaremos um conteúdo exclusivo com dicas imperdíveis sobre o assunto e informações muito relevantes.

Por hoje é só. Ficou com dúvidas? Mande sua pergunta para nós.

Até logo!

Forte Abraço.

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