Nós vivemos conectados e isso é um fato! Há alguns anos, ficávamos impressionados com locais como restaurantes, hotéis e bares que ofereciam Wi-Fi. Achávamos o máximo e costumávamos optar por eles diversas vezes por esse diferencial incrível.

Atualmente, oferecer internet aos seus clientes em um estabelecimento físico não é mais um diferencial, é praticamente a obrigação de qualquer negócio que deseja oferecer boa experiência ao seu usuário.

Fazemos tudo pelo celular: pedimos pizza, assistimos vídeos, jogamos, conversamos com nossos amigos, acessamos as redes sociais e tudo mais que você já deve imaginar. Quando queremos comprar algum produto ou serviço, corremos para o celular para iniciar nossas buscas por referências, comentários de quem já usou o serviço, opiniões e até mesmo um comparativo de preço.

Um negócio precisa estar conectado, pois o brasileiro já criou o hábito de estar presente na rede. Uma pesquisa realizada pelo Google em agosto de 2015, mostrou que o brasileiro acessa o celular mais de 86 vezes em um único dia.

É inacreditável a quantidade de vezes, você não acha?

O grande problema disso é que muitas empresas não se preocupam com a qualidade de seu site para dispositivos móveis e acabam perdendo a chance de vender mais, criar autoridade, fidelizar clientes e até mesmo, gerar valor.

Muitos irão dizer que até gostariam de adaptar seu site para o mobile, mas precisariam contratar um profissional especializado que demanda custo e que esse custo é alto demais para a atual situação de seu negócio.

Queremos que você conheça o Test My Site, uma ferramenta exclusiva do Google que irá te ajudar a entender o que o seu site precisa para ficar alinhado com as exigência do mercado mobile.

Vamos te ajudar com isso, venha!

Teste meu Site (Google)
Teste meu Site (Google)

Movimento mobile first

Se você está no mercado do marketing digital há algum tempo, já deve ter ouvido falar do movimento mobile first, não é mesmo? Mas se nunca ouviu também não tem qualquer problema, a gente explica para você!

Como estamos em uma era onde os smartphones estão presentes na vida de quase todos, precisamos mudar a forma de pensar quando o assunto for criação de sites.

Desde sempre, no momento em que íamos criar um novo site, pensávamos em criar um site perfeito para desktop, para só depois planejar os de outros dispositivos. Esse cenário mudou, e agora esse planejamento deve ser feito ao contrário.

Primeiro, devemos pensa em como o nosso site irá se comportar nas pequenas telas, pois mais de 50% das visitas irão ocorrer vindas dos smartphones, tablets e etc., então se não tivermos um ambiente 100% alinhado com essa necessidade, nossos resultados serão bastante reduzidos, você não acha?

Visando essa imensa importância e pensando em ajudar empresários e donos de seus próprios negócios a terem um termômetro para entender o que ainda falta para que essa adaptabilidade ao mobile fique completa, o Google criou um ferramenta fantástica que irá te passar todos os dados e informações sobre o seu site.

Conheça o Test my Site!

O que é o Teste meu Site (Test My Site)?

Para que você consiga se destacar e atender a demanda de acessos mobile será necessário que você conheça o desempenho de seu site nesses dispositivos, não é mesmo?

  • Mas como fazer isso sozinho?
  • Preciso contratar alguém especializado?

Não, não precisa, o Test My Site veio para acabar com seus problemas com relação a isso. Basta acessar o site, digitar o seu domínio e um relatório completo será dado a você em poucos minutos.

As avaliações feitas pela ferramenta irão dar atenção especial a 3 pontos muito importantes para acessibilidade via mobile:

  1. Velocidade em computadores: Nesse ponto será avaliado quanto tempo o seu site está demorando para carregar completamente. Isso porque, nem sempre é a velocidade da internet que determina isso, pois se o site estiver carregado de elementos pesados, o tempo de carregamento será muito maior.
  2. Otimização para dispositivos móveis: Esse quesito irá medir a experiência do usuário ao entrar no seu site, ou seja, como é a navegabilidade, os menus, as formas de navegação e tudo o que oferecer conforto para uma boa interatividade;
  3. Velocidade para dispositivos móveis: O último ponto irá medir quanto tempo o seu site demora para carregar dentro do mobile. Isso é muito importante, pois se a demora for muito grande, as chances de o usuário desistir de esperar e ir para outro site são bem grandes.

Se você acha que estar presente nas buscas mobile não é importante, veja esses dados obtidos pela The Consumer Barometer Survey, que mostra que 83% dos utilizadores de celulares fazem buscas para saber alguma informação sobre a empresa. Isso prova que é necessário fornecer informações para desenvolver a confiança e estimular a compra.

E sabe o que é pior nisso? Uma pesquisa realizada pela BR SMB Deep Dive, provou que 43% de pequenas e médias empresa não tem qualquer sinal de presença na rede. Você faz uma busca pela empresa e absolutamente nenhuma referência online é vista.

Não existirá qualquer custo para a utilização da ferramenta, pois realmente foi uma iniciativa do Google para melhorar a qualidade dos sites voltados para os dispositivos mobiles.

E é claro que vindo do Google não poderíamos esperar apenas o básico. Além de fornecer essas informações em poucos minutos, ele ainda irá te oferecer, caso seja de seu interesse, um relatório completo, com análises de itens que irão te ajudar a turbinar esse desempenho.

Quer saber um pouco mais sobre? A gente te conta o que vem na análise completa!

Test my Site.

Análise completa do Teste meu Site (Test My Site)

A análise rápida acontece no próprio endereço da ferramenta, porém se você desejar saber informações exclusivas, o Google te envia por e-mail uma análise completa e nela conterá, o que você deve corrigir, o que você deve melhorar e o que está tudo certo nas categorias:

  1. Otimização para celulares
    • Evitar plug-ins;
    • Configuração de janela de visualização;
    • Dimensão de conteúdo na janela;
    • Dimensão dos pontos de toque;
    • Tamanhos das fontes
  1. Velocidade em dispositivos móveis
    • Evitar redirecionamento;
    • Compactar Java;
    • Otimização das imagens;
    • Conteúdo visível;
    • Resposta do tempo com o servidor;
    • Eliminar o Java e CSS de bloqueio para renderizar o conteúdo que fica acima da dobra.
  1. Velocidade no computador
    • Evitar redirecionar;
    • Compactação;
    • Aproveitamento do processo com o cachê do navegador;
    • Compactar Css;
    • Compactar Java;
    • Compactar HTML;
    • Otimização das imagens;
    • Prioridade para o conteúdo visível;
    • Redução de tempo de resposta do servidor;
    • Eliminação do Java e CSS de bloqueio para renderizar o conteúdo que está localizado em cima da dobra.

Esses serão todos os critérios analisados em seu site, perceba que com uma simples utilização será possível ter um relatório completo que lhe ajudará a melhorar seu desempenho em busca dos melhores resultados.

Agora é com você! Essa dica incrível você já tem nas mãos, faça bom uso dessa informação e divulgue para seus conhecidos que trabalham na área, pois é possível ajudar muitos negócios.

Qualquer dúvida ou ajuda que pudermos dar sobre o assunto, estamos à total disposição, escreva pra gente.

Até breve!

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