Todos os produtos Google presam muito pela experiência do usuário, pois visam sempre garantir que o melhor conteúdo seja entregue a quem o procura. Isso acontece em todo e qualquer lugar da rede, seja através do posicionamento orgânico ou de links patrocinados.

Para quem está começando os trabalhos na plataforma do Google Ads ou até mesmo, pretende iniciar, mas ainda não tem familiaridade com a plataforma, é importante saber que ter a verba disponível e a vontade de anunciar não bastam, pois as políticas de veiculação de anúncios são rígidas e precisam ser seguidas à risca.

Já deve ter percebido que ao editar um anúncio ou fazer a criação de um novo, ele não é colocado no ar diretamente. Isso ocorre, pois um sistema automatizado de conferência está verificando o seu material e identificando se está pronto para ser publicado ou se ainda precisa de alguma revisão para atender as exigências.

Muitos anunciantes iniciantes ficam bastante preocupados por seu anúncio não ir de imediato para a rede e chegam até a desistir de anunciar por achar que fizeram algo de errado.

Se isso está correndo com você, pode ficar tranquilo que o blog do Mestre do Ads irá te ajudar.

Em primeiro lugar, saiba que apesar de automatizado, o processo de revisão de anúncio para a liberação leva, em média, 1 dia útil. Podendo variar de conta para conta. Talvez, se a sua for nova, demore o prazo sugerido, pois a empresa precisa reconhecer a qualidade do trabalho. Quando você passar a anunciar com mais frequência, pode ocorrer a liberação quase imediata.

Estava preocupa com isso? Já demos o primeiro passo, não é mesmo?

Siga conosco até o final desse material para aprender tudo sobre como verificar o status dos anúncios Google Ads.

Temos a certeza que vai adorar!

 

Como verificar o status dos anúncios Google Ads.

 

Como funciona o processo de aprovação de anúncios?

Todos os anúncios sem qualquer exceção são avaliados automaticamente pelo sistema do Google Ads para que seja comprovado que eles atendem a política de publicidade do Ads.

Então, será avaliado o título do seu anúncio, o conteúdo escrito, a escolha das palavras-chave, o link de destino que você definiu, o tipo de produto que escolheu anunciar, a qualidade da página de destino, o aplicativo, o uso de extensões e demais aspectos de julgamento.

Caso o seu material esteja infringindo algum desses aspectos, você será informado com um alerta que abordará a parte da política de publicidade que não está sendo seguida e instruções bem detalhadas para que você possa fazer a correção e enviar para uma nova revisão.

Pronto, aqui chegamos ao final do processo de aprovação, no entanto, você vai ver que cada anúncio, ao ser enviado para revisão, ficará com um status, já percebeu?

Vamos aprender como verificar o status do anúncios Google Ads!

 

Onde visualizo o status de meu anúncio?

É possível verificar o status dos anúncios Google Ads dentro da própria plataforma, seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Faça login com seus dados de cadastro dentro do Google Ads;
  2. Vá até a guia de campanhas e clique nela;
  3. Procure a opção anúncios e selecione-a;
  4. Todos os seus anúncios apareceram em sua tela e você verá uma coluna com o nome “Status”. É exatamente nesse local onde é possível conferi-lo.

Cada status tem uma interpretação diferente e você precisa conhecer o que cada detalhe irá significar. Para que você já vá tento uma ideia do que irá enfrentar pelo caminho, saiba que são 12 possibilidades de status que o seu anúncio poderá apresentar:

  1. Pausado;
  2. Pendente;
  3. Removido;
  4. Finalizado;
  5. Em previsão;
  6. Aprovado;
  7. Qualificado;
  8. Reprovado;
  9. Suspenso;
  10. Aprovado (adulto)
  11. Aprovado (limitado)
  12. Aprovado (não indicado para menores)

Existem alguns status que deixam óbvios o seu significado, como é o caso de um anúncio reprovado que não será veiculado por não cumprir os requisitos básicos de aprovação. No entanto, existem 5 status que precisam ser estudados de forma mais profunda, pois acabam dando margem para diferentes interpretações.

São eles:

Status Removido

Quando você remove um anúncio de veiculação, você poderá ver o status inativo. Isso quer dizer que ele não será mais exibido, então não irá mais acumular qualquer valor ou custo para sua conta.

Ele até pode ser reativado, caso você tenha interesse em retornar a campanha em algum momento, porém se você efetuar qualquer edição, ele será submetido a uma nova aprovação, ok?

No caso de você remover um anúncio que esteja dentro de um grupo ou campanha, as chances do status de “Campanha Removida” ou então, “Grupo de anúncios removidos” aparecer na sua guia de campanhas é bastante provável.

 

Como verificar o status dos anúncios Google Ads

 

Status Pendente

É preciso prestar bastante atenção nesse status, pois o seu anúncio pode estar inativo naquele exato momento, ou seja, não está sendo veiculado, e assim, não está gerando nenhum custo. No entanto, ele pode estar programado para ser ativado posteriormente em uma data já pré definida no sistema.

Caso esse anúncio em especial esteja dentro de uma campanha ou de um grupo de anúncios, na guia que o engloba poderá vir a aparecer o status de “Grupo de Anúncio Pendente” ou então, campanha pendente.

Se você programou um anúncio para determinada data, fique de olho para checar se ele entrou mesmo. A plataforma é extremamente segura e não costuma errar nas datas de veiculação, porém é sempre bom ficar atento aos detalhes para ter a certeza de que tudo sairá como planejado.

 

Status Finalizado

Quando você programa um anúncio para ele ser exibido durante um período, quando acabar o tempo determinado, o sistema irá suspender a exibição e em seu painel, você verá o status de finalizado, pois já cumpriu a programação estimada.

Esse status de finalização pode aparecer também para grupo de anúncios ou campanhas, basta que ela já tenha cumprido a sua meta de exibição.

 

Status Pausado

Quando você pausa um anúncio, ele para de ser exibido na rede e com isso, passa a não gerar mais nenhum custo. Campanhas e grupos de anúncios também podem ser pausados.

Uma informação importante para esse status é que os anúncios que são pausados no Google Ads passam por constantes revisões para que fique comprovado que ele continua atendendo aos critérios de publicidade tão logo você autorize o seu retorno. Logo, ao pausar um anúncio, saiba que ele será revisado novamente.

 

Status de Qualificado

Esse status deixa muitos anunciantes confusos, já que eles costumam ser alterados em pouco tempo.

Se o seu anúncio ainda estiver com o status de qualificado, significa que ele já está pronto para ser exibido em algumas páginas pré determinadas, porém ainda não foi aprovado totalmente para ser exibido em toda a extensão da rede.

Nesses casos, o melhor a fazer é acompanhar de perto a aprovação. Caso o status de qualificado já tenha aparecido em seu anúncio, retorne em 1 dia útil para ver o status final, pois ainda há chance dele ser suspenso ou reprovado.

 

Como verificar o status dos anúncios Google Ads..

 

O que fazer se meu anúncio ficar em revisão mais de um dia?

Precisamos que você entenda que o Google Ads deixa bem claro que ele não faz revisão de anúncios que já tenham sido reprovados, não adianta nem entrar em contato. Para isso, você precisará fazer as correções indicadas e mandar para uma nova avaliação, tudo bem?

No caso de você já ter feito essa revisão, de já ter passado 1 dia útil e não tiver mudado o status, aguarde mais algumas horas para avaliar se haverá alguma mudança, pois pode ocorrer de o seu anúncio estar na fila para a aprovação, já que são verificados na ordem que são enviados.

Agora, se o seu anúncio já está com o status de revisão há muito tempo, você deve entrar em contato com o Google para saber o que está ocorrendo.

Existem um formulário, que poucos sabem, que é o canal de comunicação direto com o Google quando esse tipo de demora na aprovação ocorre. Nele você precisará preencher:

  • Nome completo;
  • Seu e-mail para contato;
  • Seu ID de conta Ads;
  • O idioma de seus anúncios que estão pendentes de revisão;
  • Tópico do seu anúncio que está pendente;
  • E o que você deseja que o Google revise.

Vamos deixar o link do formulário para que você possa utilizar: Formulário de revisão de anúncio Google Ads.

 

Sabemos que você tem em mãos um material bastante completo sobre como verificar o status dos anúncios Google Ads e, com isso, conseguirá minimizar suas dúvidas sobre o assunto.

Está com alguma dúvida ou tem algo que deseja nos perguntar? Fique à vontade, tá?

Obrigado pela visita e volte sempre!

 

 

 

 

 

 

Compartilhar.