Ao ler esse título, talvez, você esteja repetindo a pergunta em sua mente: “Snapchat para negócios? Está certo isso?”.

Surpreende, não é? Mas é isso mesmo, SnapChat para negócios. A cada dia que passa, novas possibilidades surgem à nossa frente.

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Não é de hoje que as redes sociais estão se mostrando excelentes ferramentas de marketing, à exemplo bem sucedido disso, o Facebook. Concorda?

Em outras vertentes, mas em categorias parecidas, aparece o WhatsApp, também outro excelente canal de comunicação e marketing para os negócios.

Então, agora nós precisamos lhe perguntar:

  • Porque não SnapChat para negócios?”.

Se você não tem certeza sobre o que responder, então que tal dar uma olhada em alguns dados e características dessa rede social?

 

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SnapChat para Negócios – Números que Revelam Oportunidades

Em uma atual disputa ferrenha com o seu arquirrival Instagram, o SnapChat chegou para conquistar os corações dos usuários que buscavam um pouco mais de “privacidade” em suas interações e publicações.

Isso porque o principal diferencial da rede social é que os conteúdos começaram a ter “prazo de validade”, contrariando totalmente a ideia de que uma postagem feita na internet, se eternizaria.

É claro, os recursos, máscaras e filtros diferenciados garantiram a diversão quase que imediatamente.

Só para que você tenha uma ideia, o SnapChat detém o posto de uma das redes sociais que mais possui contas ativas na atualidade. Segundo uma pesquisa feita pelo Adweek:

  • O SnapChat reúne mais de 200 milhões de usuários que usam a rede social, ao menos, uma vez, à cada 30 dias.
  • Metade desse volume de usuários, 100 milhões, estão presentes e ativos no SnapChat todos os dias.

Uma outra pesquisa, realizada pela Comscore, traz dados que complementam o que acabamos de ver:

  • O SnapChat está no ranking entre as 3 redes sociais mais populares entre usuários de 18 e 34 anos, os famosos Millennials.
  • Mais de 50% dos usuários entre 16 e 24 anos, utilizam o SnapChat.
  • A popularidade do app dobrou em, apenas, um ano, de 2013/2014.
  • A rede social tem a incrível marca de 32% de envolvimento entre os jovens.
  • O SnapChat já superou em popularidade o Twitter, o Tumbler, o Google+, o Pinterest e a tendência é desbancar muitos outros.

Segundo o próprio CEO do SnapChat, os usuários consomem cerca de 2 bilhões de vídeos diariamente.

Muito impressionante, não?

Apesar de tudo isso, ainda há poucos profissionais que utilizam o SnapChat para negócios.

Sabendo dessa enorme oportunidade, nós, do Mestre do Ads, resolvemos escrever esse conteúdo para lhe ajudar a sair na frente, pois lhe entregaremos dicas para aproveitar a ferramenta.

Vem com a gente?

 

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Funções do SnapChat

Antes de seguir para as dicas, é importante que você conheça rapidamente as principais funções da rede social, assim, será mais simples na hora de desfrutar das oportunidades que a plataforma entrega quando o assunto envolve marketing e negócios.

Como dissemos acima, o principal diferencial do SnapChat é que ele não perpetua os conteúdos para a eternidade.

Isso porque quando você cria um vídeo, tira uma foto, manda uma mensagem de texto, e envia à sua rede de contatos, cada um que receber terá a chance de visualizar o conteúdo por alguns instantes, pré-determinado por você, no limite entre 1 à 10 segundos.

Após esse tempo, o conteúdo se autodestruirá. Só que tem mais, por conta dessa “regra de privacidade”, se alguém tentar salvar o que você mandou, o SnapChat te avisa que a sua tela foi “printada”.

Na rede social é possível mandar e consumir conteúdos de três maneiras:

  • Snaps: Que são as publicações comuns, com duração máxima de 10seg.
  • Stories: Formato que permite o conteúdo ficar disponível por 24h, além de ser agrupado por categorias de temas, caso haja mais de uma publicação de um mesmo assunto, funcionando similar às Hashtags.
  • Discovery: O Discovery é mais utilizado por portais e empresas, como emissoras, por exemplo, pois é como se fosse um “canal de programações” no SnapChat, onde é possível disponibilizar conteúdo em formato de vídeo ou chamadas para matérias em formato de texto.

Quando o SnapChat para negócios surge?

É claro que dentro das características apresentadas acima, deu para identificar excelentes oportunidades para negócios, não é mesmo?

Bem, para ficar ainda mais claro, nós queremos lhe mostrar exatamente com a sua marca pode usufruir dessa rede.

A grande facilidade trazida pelas redes sociais é o fato de uma marca poder se conectar e estabelecer uma relação mais próxima com o seu público alvo. Dentro do SnapChat isso se torna possível de três formas:

  • Através das Stories: Como você pode reunir publicações de um mesmo assunto e deixa-las disponíveis ao seu público por 24h, fica muito simples atrair possíveis consumidores através campanhas que engajem e os convidem à participar.

 

  • Eventos ao Vivo Patrocinados: Aqui, a ação conta com a participação de seguidores da marca, que ao compartilhar conteúdos sobre ela, em tempo real, seja estando no local ou recebendo um produto adquirido, conseguem agrupar conteúdos em uma mesma linha do tempo, “trabalhando” o marketing por meio de influencers.

 

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  • Anúncios: Poucos sabem, mas o SnapChat tem uma ferramenta que permite gerar anúncios dentro de sua plataforma. Eles são exibidos em meio aos conteúdos da rede, dentro das Stories e do Discovery. O formato é o vídeo, mas tem um diferencial, uma vez que eles serão exibidos verticalmente, em tela cheia.

Se você ficou interessado em utilizar o SnapChat para negócios, veja à seguir algumas dicas de como aproveitar a ferramenta.

#Dicas para Utilizar o SnapChat para Negócios

Óbvio, a primeira coisa que você precisa fazer é criar o perfil da sua marca na rede social.

Após isso, comece a divulgar a novidade em outras redes sociais ao qual a sua marca está presente, principalmente, aquelas que tem maior movimento e interação.

Isso fará com que a audiência já existente em seus outros canais comece a movimentar a sua nova rede social, atraindo outras pessoas.

O próximo passo não poderia ser outro. Chegou o momento de você disponibilizar conteúdos, mas não adianta sair replicando conteúdos já publicados em outras redes.

É preciso oferecer materiais relevantes, mas, sobretudo, atraentes. Então, uma ótima sacada de conseguir atrair e conquistar a atenção é trabalhar conteúdos exclusivos no SnapChat, ao qual o público tenha a possibilidade de consumi-lo, somente nessa rede.

Claro, a criatividade é imprescindível na criação desses conteúdos, use e abuse dos filtros, forte marca nessa rede social, pois caso contrário não terá o engajamento esperado. Outro ponto importante: Você deve ter um cronograma de postagem, assiduidade, atividade.

Use os influencers da sua marca ao seu favor, ao incentivá-los, com prêmios, brindes, descontos e itens exclusivos, à compartilhar as experiências que tiverem com o seu negócio em tempo real.

Por fim, mas não menos importante, anuncie no SnapChat! Por ser um formato mais natural, muitas vezes, nem aparentam ser uma publicidade. Então aproveite.

 

É isso! Pronto para começar a utilizar o SnapChat para negócios? Esperamos ter lhe ajudado.

Ficou com alguma dúvida? Então venha conversar com a gente.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê!

Forte Abraço.

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