É muito comum ver por aí comparações entre um profissional líder e um profissional chefe. Não é mesmo?

Recentemente, comecei a pensar de forma mais aprofundada sobre isso e a pergunta central que fiz a mim mesmo foi:

  • Afinal, o que difere um líder de um chefe?

Sabe! Eu fiquei surpreendido com as descobertas que fiz, mas uma me saltou mais aos olhos do que as outras. Eu consegui chegar à conclusão de que poucos chefes chegam aos mais altos níveis do sucesso, enquanto quase todas as empresas referências de bons resultados possuem um líder no comando.

No mínimo interessante, concorda? A partir disso, eu fiquei ainda mais interessado e curioso, portanto fui me aprofundando cada vez mais no assunto.

Fui fazer estudos de caso, olhar algumas ações de líderes e chefes e consegui respostas muito relevantes para a pergunta principal do meu estudo.

 

5 Atitudes Para Ser Um Líder e Não Um Chefe.

 

Acredite! Muitas atitudes diferem um líder de um chefe e grande parte delas pode ser determinante para o sucesso ou para o fracasso. Incrível, pois isso só reforça a teoria de que as nossas ações são responsáveis por onde vamos chegar dentro da escala do sucesso.

Bom, com tudo que eu pude adquirir de conhecimento com esses estudos, que nasceu de uma mera curiosidade, eu não poderia deixar de compartilhar todas as informações com você, não é? Você me conhece, eu não aguentaria deixar toda essa riqueza de informações guardadas, apenas, para mim.

Então, elaborei um conteúdo com o melhor que eu pude reunir. Tudo isso para lhe entregar e te ajudar em possíveis dificuldades que envolvem a questão.

Antes de começar a te falar tudo sobre o assunto, preciso te fazer 3 perguntas:

  • Você tem dificuldades para comandar a sua empresa?
  • Você tem problemas de resultados, pois você julga que a sua equipe não corresponde ao que você espera?
  • A sua relação com a sua equipe é conturbada?

Se você se sente representado em, ao menos uma, dessas situações, tenho duas notícias para você, uma ruim e a outra boa. O que você quer ouvir primeiro? Vamos começar pela ruim? Vamos lá!

  • A ruim é que, muito provavelmente, você está perdendo imensas oportunidades por culpa de suas atitudes. Você pode estar passando por dificuldades nos resultados e na gerência de seu negócio por ações errôneas que você comete.
  • A notícia boa é que esses problemas são facilmente reversíveis, basta você estar disposto.

Se você estiver disposto, então siga comigo, pois você está no lugar certo! Hoje, eu vou lhe entregar 5 atitudes para ser um líder e não um chefe.

Você pode estar querendo me perguntar:

  • Tiago, o que isso tem a ver com o meu problema?

Simples, meu amigo. Muito provavelmente, você está tendo atitudes errôneas de um chefe e, portanto precisa começar a se transformar em um líder.

Você entenderá melhor, quando eu começar a te contar quais são as 5 atitudes de um líder. Está preparado? Então vamos lá?

Um Líder X Um Chefe – 5 Atitudes Que Diferem Os Lados

 

5 Atitudes Para Ser Um Líder e Não Um Chefe

 

A partir de agora, eu vou te mostrar cinco atitudes diferentes, farei um comparativo entre a atitude do líder e do chefe e, desse modo, você conseguirá ter uma melhor visão de onde pode estar errando. Ok? Claro, o intuito é que você identifique o problema da atitude do chefe e adote a atitude do líder, afinal, é ele quem está sempre à frente de um negócio de sucesso. Vamos à apresentação das atitudes, são elas:

  1. O Líder Recruta um Time: O líder de um negócio, sempre busca pessoas para fazer parte de um time forte, que luta pelo mesmo objetivo e propósito. Para isso, ele usa a motivação, contagia pelo entusiasmo e entrega todo o tipo de informação para formar um time unido, que entende as necessidades e, portanto, lutará com todas as forças até nas mais intensas tempestades. Esse time não abandonará o seu líder no barco.
  1. O Chefe Contrata os Empregados: O Chefe não entrega nada, ele busca os profissionais e os contrata como empregados para serem responsáveis pela caminhada da empresa, sob o comando impenetrável dele. O Chefe não quer ter contato com pessoas, ele não quer gerar conexões, ele faz questão de manter a hierarquia engessada, portanto ele manda e os empregados obedecem. O único ganho que os empregados tiram dessa relação é o seu salário.
  1. O Líder Trabalha em Conjunto: Como você viu no primeiro item, o líder recruta um time para lutar junto com ele nas batalhas profissionais. O líder não vai fazer corpo mole, não vai chegar em horários diferentes, pois ficou dormindo e viajando, enquanto os outros trabalham por ele, o líder estará trabalhando no mesmo volume ou até mais que o seu time. Ele será mais um integrante do grupo e estará ali para ajudar e compor a força desse time.
  1. O Chefe Dá Ordens: O chefe tem a atitude, totalmente, diferente do líder nessa ocasião, pois ele dará ordens aos seus funcionários, mas não participará efetivamente das ações. Ele estará se divertindo na maior parte do tempo, chegará tarde e sobrecarregará os funcionários ao máximo, afinal, todas as funções estão na mão desses empregados. A única função atribuída ao chefe é a de dar ordens.
  1. O Líder Parabeniza e Bonifica: O líder, sempre que atingi uma meta, sempre que recebe bons resultados, parabeniza a sua equipe e os bonifica, pois acredita que todos são responsáveis igualmente pelo retorno. O líder acredita que a bonificação é um reconhecimento pelo trabalho bem feito e tem o prazer por oferecer isso aos seus companheiros de equipe. Sem contar que o líder sabe que esse reconhecimento, só motiva e une ainda mais o seu forte time.
  1. O Chefe Acredita Que Você Não Fez Mais Que a Obrigação: O Chefe, ao receber bons retornos, acredita que poderia ser melhor e que você não fez nada de extraordinário, só fez a sua obrigação e, portanto nem te parabeniza, não oferece nenhum tipo de reconhecimento pelo esforço e trabalho bem feito de seus funcionários. O chefe entende que ele já faz muito, ao pagar o valor do seu salário em dia.
  1. O Líder Deposita Confiança: O líder entrega total confiança aos integrantes de seu time, sempre que houver algo para resolver, ele sabe que todos são capazes de encontrar a melhor solução. O líder sabe que seus companheiros estão trabalhando sob o mesmo propósito que o seu e, por isso, entrega a liberdade necessária para que eles acabem com os problemas o mais rápido possível, sem precisar iniciar um telefone sem fio que passará o problema por todos os departamentos da empresa.
  1. O Chefe Fiscaliza o Tempo Todo: O chefe já não confia em ninguém e, por isso, dificulta os processos e prolonga os problemas, pois tudo tem que passar pelo crivo dele. O chefe te fiscaliza o tempo todo, confere suas atitudes e se você tem capacidade de executar o seu trabalho, ele não te dá liberdade para quase nada e também não te oferece o direito de voz dentro do ambiente profissional.
  1. O Líder Tem Admiração de Sua Equipe: O líder tem a admiração da sua equipe, pois eles o veem como mais um integrante, sem ser mais ou menos importante. A equipe comandada por um líder vai enxergá-lo como um excelente companheiro, acessível, que batalha junto, que compartilha os ganhos e que se torna responsável pelos fracassos, essas atitudes geram uma conexão forte e consequentemente cria-se admiração.
  1. O Chefe Causa Medo em Sua Equipe: O chefe nunca terá a admiração da sua equipe, pois ele não criou nenhum laço afetivo, ele não tem nenhum tipo de conexão pessoal com os seus funcionários. Além de tudo, as atitudes desse chefe sempre causará medo, pois ele é do tipo de comandante que aponta culpados, que acha que o funcionário não fez mais que a obrigação, que coage o profissional na frente de todos e que a qualquer momento pode demitir alguém. Na verdade, ninguém quer passar por essas situações, e ao pensar nisso, todos sentem medo quando o chefe aparece.

 

5 Atitudes Para Ser Um Líder e Não Um Chefe,

 

E agora? Você é mais líder ou mais chefe? Identificou-se nessas ações? Bom, meu conselho é que você faça uma avaliação verdadeira sobre você, sem mentir para si mesmo, pois caso isso aconteça, você poderá comprometer os seus resultados.

Você quer ser mais líder ou mais chefe? Espero que você busque mais o líder dentro de você e esqueça o chefe guardado bem lá no fundo do baú.

Meu desejo é que eu tenha conseguido te ajudar nessa tarefa, que eu tenha conseguido ser relevante o bastante a ponto de te proporcionar uma possível mudança benéfica em suas atitudes no comando dos negócios.

Ficou com alguma dúvida em decorrência desse conteúdo? Entre em contato comigo através das redes sociais ou pelos comentários abaixo, lhe retornarei pessoalmente o mais rápido possível.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

Compartilhar.