Apesar de não ser uma novidade tão recente, se formos comparar com a velocidade das atualizações que acontecem no Marketing Digital, a segmentação por renda nas campanhas do Facebook Ads é uma dessa gratas surpresas.

Isso porque ela tende a melhorar ainda mais o poder de direcionar campanhas de marketing ao público correto. O que é essencial para alcançar bons resultados.

Venda mais com anúncios online.

Inscreva-se abaixo para receber conteúdos do campo de batalha sobre como vender mais através de anúncios no Google, YouTube, Facebook e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Como você já sabe, o Facebook há um bom tempo já se posicionou como uma das mais completas ferramentas de marketing para negócios, gerando milhões em retorno para os profissionais.

Também não é para menos, afinal, a plataforma recebe, mais de 60 milhões de visitas diariamente, transformando usuários em potenciais clientes para seus anunciantes e tem mais, com alcance sem fronteiras.

O que talvez você ainda não saiba é exatamente do que se trata a segmentação por renda no Facebook Ads. Certo?

Bem, sabendo dessa possibilidade, nós, do Mestre do Ads, criamos esse conteúdo para lhe ajudar quanto a isso.

Lhe traremos respostas não só para essa pergunta, mas também outras que complementarão o seu entendimento e enriquecerá os estudos de maneira simples e objetiva.

Está pronto para começar? Então vamos juntos…

 

Segmentação por renda nas campanhas do Facebook Ads..

 

#Porque o Facebook Ads é uma ótima ferramenta para negócios?

Antes de falarmos exatamente sobre a segmentação por renda, nós precisamos deixar claro o por que o Facebook Ads é uma ótima ferramenta para negócios.

Desse modo, você conseguirá entender o tamanho da importância do tipo de segmentação que apresentaremos posteriormente. Ok?

Basicamente, podemos dizer que a plataforma de anúncios digitais do Facebook é excelente e completa porque ela oferece:

  • Configurações de campanhas baseadas no objetivo: Isso quer dizer que, se você pretende captar leads, atrair tráfego ou gerar vendas, cada tipo de campanha criada terá uma formatação específica, que contribuirá para que você obtenha resultados efetivamente.
  • Controle total sob o seu investimento: No Facebook, assim como no Ads, quem decide quanto quer investir nos anúncios é você. Além disso, você só pagará à plataforma quando seus resultados forem atingidos.
  • Alcance sem fronteiras: Essa é uma vantagem até fácil de enxergar, afinal, estamos falando da maior rede social do mundo, com milhões de acessos diários e bilhões de contas ativas.
  • Custo 35% mais baixo: Segundo pesquisas de especialistas, anunciar no Facebook é 35% mais barato do que em outras plataformas. A comparação foi feita com base na equiparação de resultados alcançados.
  • Acesso à relatórios de desempenho: Ao anunciar com o Facebook Ads, você terá em mãos diversos dados sobre o desempenho de suas campanhas, o que te ajudará a otimizá-la e consequentemente atrair melhores resultados. Dentre as informações disponíveis estão dados que caracterizam com detalhes o perfil do seu tráfego.
  • Segmentação: As opções de segmentação oferecidas pela plataforma do Facebook Ads permite que você seja mais assertivo ao exibir campanhas. Isso porque ao utilizá-las é possível direcionar a veiculação de seus anúncios a um público extremamente específico, que certamente, se interessará pelo que você está ofertando.

Agora que você entendeu perfeitamente porque o Facebook Ads é considerado uma ferramenta completa de marketing, vamos avançar.

#Quais os tipos de segmentação no Facebook Ads?

Acima nós lhe falamos sobre as opções de segmentação e as apontamos como uma vantagem que qualifica o Facebook Ads como uma excelente ferramenta do marketing.

O que ainda não contamos a você é quais são elas e por isso vamos nos aprofundar um pouco mais para que seja possível entender as possibilidades de direcionamento:

  • Segmentação por gênero
  • Segmentação por idade
  • Segmentação por localização/Idioma
  • Segmentação por interesse
  • Segmentação por área de atuação profissional ou formação acadêmica
  • Segmentação por Status de Relacionamento
  • Segmentação por Comportamentos.
  • Segmentação por categorias de parceiros do Facebook.
  • Segmentação por Conexões
  • Segmentação por Renda

É importante deixar claro que os tipos de segmentação do Facebook não é algo engessado, afinal, não trata-se de algo tão pré-definido, você mesmo pode criar uma combinação ou utilizar uma única opção, fazendo o seu próprio perfil de direcionamento de anúncios.

O mais interessante disso tudo é que conforme você vai aplicando as segmentações, a plataforma lhe informa qual a possibilidade de alcance, em números, para aquele tipo de perfil de usuário que você escolheu.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você selecionou a segmentação por idade de 18 à 24 anos.
  • Então o Facebook vai fazer uma varredura nos perfis registrados na plataforma e te retornará em números a quantidade de usuários que se enquadram nesse perfil pré-estabelecido por você.
  • Essa indicação é uma estimativa de quantos usuários poderão ser impactados pela sua campanha.

Claro, esse volume de alcance pode variar devido à outros fatores da campanha, como orçamento, segmentação por localidade ou até mesmo concorrência.

Tudo entendido? Então chegou o momento de esclarecer a segmentação por renda.

 

Segmentação por renda nas campanhas do Facebook Ads

 

#O que é a Segmentação por Renda do Facebook Ads?

Como dissemos no início, essa não é bem uma novidade, apesar de poucas pessoas saberem do que se trata.

Isso porque essa “promessa” vem sendo divulgada desde 2015, quando a Experian Marketing Services e o Facebook fecharam uma parceria, justamente, para viabilizar a segmentação por renda, compatibilizando dados nesse sentido, para permitir que informações sobre renda dos usuários fossem captadas por meio dos perfis e organizadas estatisticamente, apontando grupos a partir da definição de classe social.

Essa função só foi concretizada no mês de março de 2016, sendo liberada para alguns usuários de maneira progressiva, até a liberação total.

Como o próprio nome sugere, basicamente a segmentação por renda visa direcionar campanhas à usuários com base no seu poder aquisitivo/financeiro.

Nós não podemos ter certeza se essa segmentação já está disponibilizada para todos os anunciantes, mas para você conferir basta:

  • Fazer login no seu Facebook Ads.
  • Ir até uma campanha e abrir a opção de segmentação por interesses.
  • Veja no direcionamento detalhado se a segmentação por renda está presente. Ela deve estar inserida em “Comportamento”, “Informações Demográficas” e “Classificação do Consumidor”.

Você poderá escolher segmentar das seguintes formas:

  • Com base nas afinidades para bens de alto, médio/alto, médio, e médio/baixo valor.
  • Usuários com afinidades para bens de luxo, cartão de crédito, e-commerce, internet banda larga, setor imobiliário, turismo, TV a cabo.

Segmentação por renda nas campanhas do Facebook Ads.

 

Essa nova segmentação, só vem para confirmar o quanto o Facebook Ads vem evoluindo e se preocupando em liberar funções realmente potentes para que os anunciantes consigam cada vez mais melhores resultados.

É interessante que através de uma simples segmentação, como a de renda, você ganha em seu painel de anúncios milhares de novas possibilidades de combinações que podem fazer seu negócio ir para o próximo nível.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que as informações aqui entregues tenham sido relevantes.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com a gente pelas Redes Sociais do Mestre do Ads ou pelo espaço para comentários logo abaixo.

Será ótimo poder lhe ouvir e ajudar quanto aos questionamentos.

Volte sempre e aproveite para conferir nossos conteúdos no canal do Youtube. Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

 

 

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: