A qualificação profissional é o primeiro passo para uma carreira de sucesso, seja ela das formas mais tradicionais ou no ramo freelancer. Isso porque, os conceitos que são ensinados em teoria podem e devem ser aplicados na prática para gerar um melhor aproveitamento e experiência.

Escuto muito falar que, nos tempos de hoje, o diploma não é algo necessário e que perder tempo com faculdade é uma grande besteira. Posso até concordar que alguns conceitos que são passados em sala de aula estejam um pouco defasados, uma vez que, precisam seguir uma grade curricular pré-determinada, porém a teoria básica que é passada ali não se altera e pode servir de insight para que você trace voos mais altos.

Venda mais com anúncios online.

Inscreva-se abaixo para receber conteúdos do campo de batalha sobre como vender mais através de anúncios no Google, YouTube, Facebook e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Não acredito que diploma dite a inteligência de alguém, porém acredito que qualquer tipo de conhecimento é válido para lhe tornar um profissional qualificado, entende? Mas é obvio que o sucesso em sua carreira só será obtido com muita dedicação, empenho e força de vontade. Saiba que um diploma ou um certificado está longe de ser um passaporte para o sucesso, ele é apenas um facilitador para abrir portar, no entanto para se manter lá dentro só dependerá de você.

 

Dicas para se tornar um profissional qualificado

 

A crise tem nos assombrado nos últimos tempos e a própria mídia vem intensificando isso de forma muito incisiva, mas essa própria mídia divulgou que, apesar de todas as demissões feitas no país, a porcentagem de profissionais que foram demitidos que possuíam ensino superior foi de apenas 6%. Esse número aumenta um pouco quando se fala de profissionais com ensino técnico, 20% das demissões, porém você concorda que mesmo assim, perante ao cenário atual, esse número são baixos? Pois, então!

Quero que entenda que não estou dizendo que apenas se você fizer um curso técnico ou uma faculdade você irá se tornar um profissional qualificado, longe disso. Quero dizer que você precisa constantemente buscar essa profissionalização, seja atrás de cursos presenciais, cursos online, leituras, jornais, revistas e até mesmo aceitando novos desafios.

Sabemos que o “novo” nos causa frio na barriga e por muitas vezes, achamos que somos desqualificados para aquela função da qual fomos convidados a participar, porém você precisa acreditar no seu potencial e enxergar que se estão te dando aquela oportunidade é porque você é capaz de assumir aquele posto. Tenha isso muito claro para você, pois assim você vai longe!

Minha intenção na criação desse material é muito simples, eu quero te ajudar a obter uma qualificação profissional eficiente, ou seja, vou dividir com você algumas dicas que julgo importante para você transformar sua carreira profissional.

Agora, não espere uma receita de bolo, pois não existe, uma vez que, ser um profissional qualificado vai depender do esforço pelo qual você vai empregar dia após dia. Conheço engenheiros com diploma que finalizaram a faculdade e nunca atuaram na área, pois não se veem fazendo aquilo. E também, conheço profissionais que nunca entraram em uma universidade e tem uma inteligência e genialidade de dar inveja a qualquer pós-graduado, viu?

Enfim, pode contar comigo para ajudar você a achar uma caminho nessa busca por qualificação profissional, pois quero ser o seu parceiro nessa jornada, tudo bem?

Vamos juntos!

 

Dicas para ser um profissional qualificado

Posso te falar de forma bem verdadeira que ser um profissional qualificado é bastante relativo, isso porque como os temos mudaram, a forma de se qualificar também mudou.  Se você perguntar para uma pessoa mais idosa o que é ser qualificado profissionalmente, muitos vão fizer que ter trabalho por muitos num mesmo emprego. Já se perguntarmos para uma geração de nossos pais, vão dizer que é ser graduado. E creio, que para nós ser um profissional qualificado significa saber juntar a teoria e a prática, não é mesmo?

 

Dicas para se tornar um profissional qualificado,

 

Então, essa referência muda muito com  o passar do tempo e também com as formas de se consumir informação, mas acredito que algumas coisas nunca vão mudar e por isso quero apresentar para você. Algumas delas, creio que até você já saiba, porém é de suma importância pontuar, pois são nos detalhes que criamos um profissional qualificado a ponto de se destacar perante aos demais.

Já ouviu aquela frase que diz que quando você é o melhor aluno na sua sala, com toda a certeza, você está na sala errada? Isso acontece com muita frequência, pois sempre é bom aprender com que tem mais conhecimento que nós.

Bom, você já deve ter percebido que esse assunto tem muito para ser falado, não é mesmo? Então, vamos começar!

 

  1. Escolha a profissão por amor: A primeira coisa que você deve fazer para se tornar um profissional qualificado é ser apaixonado por sua área de atuação, pois assim você estudará por prazer e não por obrigação. É muito comum que jovens sigam carreiras escolhidas pelos pais, pois são influenciados, no entanto se você não gostar do que faz, ter sucesso é quase impossível!
  2. Estude e se atualize sempre: Esse ponto é muito importante, uma vez que, a busca por informação hoje está muito facilitada, sendo assim, você precisa ser engajado com o seu ramo de atuação, estando sempre um passo a frente. O seu conhecimento não pode ser estático, ele precisa se atualizar com o passar do tempo.
  3. Cursos com certificação: Esse é um ponto que merece destaque, muitos pensam que cursos com certificação são caros e nem sempre é assim. O Google Ads, por exemplo, tem cursos com certificação online gratuitos, ou seja, basta interesse de quem quer fazer, entende? Além disso, diversas escolas e universidades tem programas de bolsa de estudos para quem quiser.
  4. Não pense em riquezas, pense em seu o melhor: Uma frase que toda mãe diz é que não importa o que você quer ser na vida, o que importa é que você seja o melhor naquilo que escolher, e não é que mais uma vez, elas estão certas? Independente do ramo que você resolva seguir, se dedique para ser o melhor de todos os tempos. Estude, busque conhecimento, drible seus medos, pois assim você conseguirá se tornar um profissional qualificado.
  5. Saiba que nem tudo são flores: É comum vermos pessoas bem sucedidas e só vemos a parte glamorosa da vida, os lugares chiques que ela frequenta, os carros que tem ou as viagens que faz, porém esquecemos as dificuldades que já passou, as noites que perdeu trabalhando, a saudade da família por estar tanto tempo longe e até mesmo a vontade de desistir e jogar tudo para o ar. Somos todas pessoas comuns com medos, desejos e vontades!

 

Dicas para se tornar um profissional qualificado.

 

Se eu pudesse te dar um conselho sobre ser um profissional qualificado, eu te diria para ser um profissional que pensa nas pessoas e não no negócio ou no dinheiro. Concentre-se em dar seu melhor para ajudar pessoas, tendo sempre um proposito firme de vida para que assim, no final de sua caminhada você tenha orgulho de tudo o que fez.

Entenda também que nem sempre tudo serão flores e que você precisará enfrentar seus medos mais sombrios, terá que lidar com situações que nunca antes imaginou, porém ao final tudo terá valido a pena, pois a cada situação enfrentada, você ganhará experiência profissional e isso, dinheiro algum no mundo paga!

 

Agora me diga, o que você faz para se tornar um profissional qualificado? Me de algumas dicas!

Te desejo sorte e um caminho brilhante pela frente!

Até mais!

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: