Se você tem preconceito com a profissão de vendedor nem leia esse artigo! Ou melhor, leia sim, pois ao final dessa leitura, você vai entender o quão importante e mágica é essa profissão.

Confesso para você que eu nunca achei que seria um bom vendedor e até tinha deixado essa ideia de lado durante muito tempo. No entanto, com a entrada no setor do marketing digital, passei a perceber que precisaria ser um ótimo vendedor para alcançar o sucesso que eu tanto almejava.

Comecei a busca por informações sobre o assunto, queria saber tudo sobre como me tornar um ótimo vendedor, porém o conteúdo era muito raso e tinham algumas informações que eu não achava que poderiam ser verdadeiras, pois no dia a dia de trabalho, não via tal atitude acontecer.

 

se tornar um ótimo Vendedor

 

Parece um clichê, mas quando se fala de vendedor, sempre se pontua que a pessoa deve ter características vinda do nascimento, como por exemplo, ser carismática, adorar lidar com pessoas, ter bom humor, ser prestativo e uma série de características tão pontuais que, por muitas vezes, acreditamos que é impossível que nós tenhamos, não é mesmo?

Minha missão hoje é jogar no chão todo o conceito que você tem sobre ser um vendedor. Isso mesmo, esquece aquele cara chato que fica te seguindo dentro da loja, deixa pra lá aquela menina que fica te oferecendo mil coisas quando você só quer pagar ou aqueles telefonemas chatos que você recebe para mudar seu plano de celular, pois você foi contemplado com uma “mega promoção”.

Acredite, isso não é ser vendedor, uma vez que, quem é vendedor sabe o valor que seu produto tem e não quer transmitir a imagem de desespero para seu cliente. Vender é uma arte e precisa ser tratada como tal.

Infelizmente, por uma gama de maus profissionais, a profissão de vendedor ficou à margem da sociedade, pois se não era possível encontrar um emprego na área de profissionalização escolhida, trabalhava-se de vendedor até “arrumar uma coisa melhor”. Essa mentalidade mudou muito de uns anos para cá, pois as pessoas passaram a entender que ser vendedor é uma profissão como qualquer outra, logo, precisa-se de estudo, prática, desenvolvimento e criatividade.

A internet foi uma das grandes responsáveis por essa popularização e interesse no ramo de vendas. Sabe por quê? Então, pense comigo! Os infoprodutores são o que? Vendedores! Os afiliados são o que? Vendedores! Pois é, um vendedor não é só aquele profissional que faz atendimento em loja física, sendo assim, você pode ser um vendedor de sua ideia, um vendedor de sonhos e mais uma gama de opções que o mercado atual dispõe.

Agora me diga uma coisa, você também acha que não pode se tornar um ótimo vendedor? Não pense assim, pois com um pouco de treinamento e algumas dicas incríveis que vou te dar, você será um dos maiores vendedores que existem!

Está preparado para uma transformação fantástica? Estaremos juntos nessa!

Vamos lá?

 

Como ser um ótimo vendedor?

Há quem ache que para ser um vendedor é preciso de super poderes, que precisa ser algo genético ou que será necessário treinamentos extraordinários. Não tem nada disso, ser um ótimo vendedor só irá demandar 2 coisas: verdade e paixão.

 

se tornar um ótimo Vendedor.

 

Vamos falar disso de forma mais aprofundada nos itens abaixo. Ah, sim, estou tão ansioso para te passar as dicas, que até me esqueci de falar. Separei algumas dicas que vão te ajudar a se tornar um ótimo vendedor. Preste muita atenção em tudo que irei falar, vai valer a pena, pode acreditar!

 

1ºDica: Busque conhecimento Constante

Atualmente, não existem mais desculpas para a falta de informação. Sendo assim, seus leads vão chegar em você com um certo conhecimento sobre o produto ou serviço que você está oferendo, concorda?  Por esse motivo, você precisará estar preparado para atender todos os níveis de clientes!

Não estou dizendo que você deve ser um expert no assunto, porém é sua obrigação como vendedor saber informações dos itens básicos de sua composição, seu funcionamento, para quem é indicado, detalhes técnicos e demais instruções que podem servir como gatilho para fechar uma venda.

O desconhecimento por parte de quem está vendendo, gera uma perda de autoridade e dá uma ideia de que você está ali por obrigação e não por prazer, entende?

Estude sempre o produto que está vendendo, quais são seus benefícios, suas vantagens, porque ele foi criado e etc. Isso te dará uma maior segurança para conversar e assim, gerar uma conversão sem arrependimentos futuros.

 

2º Dica: Não minta pra vender

É comum ouvir “Esse ai tem lábia de vendedor” ou então, “ Isso é papo de vendedor”, não é mesmo? Você tem ideia do porque isso acontece?

É mais comum do que gostaríamos de imaginar, mas infelizmente acontece. Muitos vendedores se utilizam de mentiras ou então, de dubiedade do entendimento para gerar uma venda. Claro que, não estou generalizando e nem querendo dizer que todo o vendedor faz uso dessa prática, no entanto, eu mesmo já fui enganado algumas vezes, e acredito que você também…é muito chato quando isso ocorre!

Meu conselho é NUNCA minta pra vender, pois você estará prejudicando sua autoridade. Ninguém compra de quem não confia, sendo assim, se algum cliente tiver uma má experiência com você, ele jamais comprará de novo. E mais, espalhará a experiência negativa para seus conhecidos.

Use sempre a verdade e a sinceridade na hora de vender. É muito melhor perder uma venda e ganhar reputação.

 

3º Dica: Crie Laços

Um bom vendedor sabe conversar com seu cliente, isso porque ele estuda quem é seu público alvo, sabe quais são seus gostos, suas dores e suas áreas de interesse. Com isso, ele consegue criar uma relação de amizade que aumenta as suas chances de vender.

Basta você prestar atenção, aqueles vendedores muitos calados e quieto no canto deles, não costumam ter altas vendas. No entanto, aquele vendedor que está comprometido com o cliente e que não mede esforços para ajudá-lo, tem resultados muitos mais significativos.

Entenda que para ser gentil, você não precisa ser chato ou incomodar. Aja com educação e trate todos de forma solícita.

 

se tornar um ótimo Vendedor,

 

4º Dica: Doutrine seu cliente

Muitos vendedores acham que estão ali para oferecer apenas solução final e não é bem assim, uma vez que, é sua missão doutrinar durante todo o processo e ir agregando valor.

Se você der dicas e motivar seu lead durante toda a venda, ele vai ter a certeza de que comprou na mão de quem entende do assunto e mais, sairá com um sentimento de gratidão, pois você ajudou ele mais do que deveria, entende?

 

Poderia ficar aqui falando de diversos pontos importantes para um vendedor, no entanto, acredito que você já tenha captado bem a ideia, não é mesmo? No mais, cada um acaba desenvolvendo suas técnicas pessoais para lidar com suas limitações, como a timidez, a má dicção e outros problemas que assombram a vida dos vendedores.

Não ache que ser vendedor é uma tarefa difícil, pois não é. Será mais complexa no começo, porém quando você pegar o jeito, vai entender e perceber que será muito mais fácil do que você esperava!

Restou alguma dúvida sobre esse tema? Se sim, mande pra mim que vou adorar te ajudar.

Lhe desejo boas vendas!

Compartilhar.