O Ads é já há alguns anos, uma das melhores e mais potentes plataformas de publicidade online do mundo.

Pode parecer exagero ouvir isso, principalmente, por você estar lendo essa informação em um blog chamado Mestre do Ads, não é mesmo?

Venda mais com anúncios online.

Inscreva-se abaixo para receber conteúdos do campo de batalha sobre como vender mais através de anúncios no Google, YouTube, Facebook e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Bem, se você não nos conhece, talvez, até faça sentido essa desconfiança, mas por outro lado, se já nos acompanha, sabe que não costumamos fazer esse tipo de coisa.

O nosso intuito é lhe ajudar a evoluir no marketing com a ajuda das melhores ferramentas e práticas.

Enfim… Para que não restem dúvidas sobre o potencial do Google Ads, lhe apresentaremos alguns dados, afinal, eles não mentem:

  • Apenas 5% de toda a receita do Google não é da publicidade.
  • O faturamento geral da publicidade online ronda em torno de 118 bilhões, desse total 39 bilhões é proveniente do Google.
  • O Google tem mais de 1 milhão de parceiros na Rede de Display.
  • Para cada $1 investido no Ads, $2 retornam para o anunciante.

Vendo todo esse panorama positivo, talvez você esteja um pouco intrigado com os seus resultados e deve estar pensando:

 

Não tem resultados no Ads..

 

  • “Poxa! Porque eu não tenho resultados no Ads?”.

Olha, primeiramente, você precisa saber que pode haver diversos motivos para tal e que você não é o único a passar por essa situação.

Nós sabemos que apesar da plataforma de links patrocinados do Google ser realmente poderosa, muitas pessoas ainda não estão totalmente familiarizadas com o seu enorme leque de possibilidades quanto às configurações de campanhas.

Claramente, essa confusão em meio a tanta informação e possibilidades, acaba levando o anunciante para caminhos não muito adequados.

É exatamente nesse momento em que os resultados esperados não aparecem…

Se você não tem resultados no Ads, saiba que chegou ao lugar certo, pois nós iremos te ajudar. Veja quais são os 3 erros que você deve corrigir agora mesmo.

#Erro Nº1 – Escolha das Palavras-chave

Se você já anunciou no Ads, deve imaginar que as palavras-chave são importantes nessa plataforma, mas o que você talvez ainda não saiba é que essa é a base principal dos anúncios, portanto elas não são importantes, elas são cruciais.

Muita gente, por mais que já anuncie, não sabe disso e, dessa forma, acaba cometendo o erro Nº1 e, lá no final, depois das campanhas rodando, não tem resultados no Ads.

Entenda, de uma vez por todas, que a escolha das palavras-chave deve ser uma tarefa cuidadosa, pois disso dependerá grande parte do sucesso de sua tática no Google Ads.

A função das palavras-chave na plataforma de links patrocinados é “acionar” o seu anúncio, quando o usuário procurar por termos semelhantes ao que você usa.

Basicamente, o Google “lê” a pesquisa do usuário e depois busca em seu banco de dados possíveis respostas relevantes, dentre elas, os anúncios.

Então, caso você não esteja utilizando os termos certos, dificilmente aparecerá para usuários de qualidade, com forte potencial de conversão.

Para solucionar esse erro é simples, mas deve ser feito o quanto antes, siga os passos:

  1. Separa suas palavras-chave por grupo de anúncios: Lembre-se que quantidade não é importante aqui e sim qualidade. Por isso, escolha no máximo 10 termos. Nessa fase, você estará melhorando a qualidade do tráfego, diminuindo as chances de que usuários curiosos deem cliques sem relevância nas suas campanhas.

 

  1. Lista de palavras-chave negativas: Apesar de ser muito eficaz, a lista de palavras-chave negativa é pouco utilizada, acreditamos que isso ocorra porque muita gente a desconhece. Enfim, se você quer potencializar os resultados no Ads, você deve fazer a sua, pois elas garantirão que o usuário não chegue ao seu anúncio por conta de má interpretação do termo utilizado por ele.  Essa é mais uma maneira de qualificar o tráfego. Essa lista deve conter termos que se assemelham aos que você utiliza, mas não condizem com o seu negócio ou com a proposta que você trabalha. Por exemplo: Imagine que você anuncie exclusivamente para gerar vendas, então palavras como “grátis” e “gratuito” devem estar em sua lista de palavras-chave negativas.

 

  1. Keyword Planner: Para ter uma maior riqueza de variações das suas palavras-chaves é absolutamente indicado que você utilize a Keyword Planner, ou seja, o planejador de palavras-chave do Ads. Além disso, será possível que você visualize informações sobre o volume de busca, valor em tempo real de cada termo, entre outras coisas.

 

  1. Olhe para o Alvo: Costumamos dizer que uma boa seleção de palavras-chave é aquela que tem uma mistura de termos que correspondem ao produto anunciado, ao negócio e, claro, ao interesse do público alvo. Por isso, não se esqueça, especialmente, dessa última parte. Olhe para o seu público alvo e se coloque no lugar dele, dessa forma, você terá uma melhor visão sobre quais termos eles poderão utilizar, caso queiram consumir o que você está anunciando.

 

Não tem resultados no Ads

 

#Erro Nº2 – Página de Destino

Muitos anunciantes não dão a devida importância a página de destino e isso acaba acarretando em problemas com os resultados no Ads.

Apesar de parecer que a página de destino não faz parte de suas campanhas, ela não só faz, como é parte extremamente decisiva para que suas conversões aconteçam.

Para deixar claro, a página de destino é para onde os seus usuários são levados após clicar em um de seus anúncios. Ok?

O problema é que até grandes empresas cometem o erro de direcionar o usuário de forma errada.

Quer um exemplo claro disso? Anunciar um produto e colocar como página de destino a home do site, onde não tem qualquer informação sobre o que foi anunciado.

Entenda que a página de destino deve ser condizente com o seu anúncio, desde a estruturação com os termos, até a similaridade visual. Caso contrário, você entregará uma péssima qualidade de experiência a ele e o Google te punirá, diminuindo seu IQ e elevando o custo da campanha.

Para solucionar esse erro, faça o seguinte:

  1. Certifique-se de que a página de destino do seu anúncio condiz com o que está sendo anunciado, isso quer dizer, se você está anunciando X, a página de destino é sobre o produto X.
  2. Prepare um bom e original conteúdo informativo e coloque em sua página de destino, fale sobre o produto e entregue informações relevantes que ajude o usuário a se decidir. Não se esqueça de utilizar as palavras-chave do seu anúncio nesse texto.
  3. Cuide do visual da sua página, claro, ele precisa ser condizente com o seu anúncio para que o usuário sinta que foi levado ao local correto e não se trata de um golpe.
  4. Otimize a página de destino, garanta que ela tenha um carregamento veloz e que se adapte às telas do mobile.

 

Não tem resultados no Ads.

 

#Erro Nº3 – Análise constante

Esse erro é muito comum, infelizmente, mas ocorre porque os anunciantes acreditam que vão poder colher os bons frutos do Ads, bastando configurar a campanha uma vez só.

Olha, os ganhos não são tão automáticos assim, ok?

Você precisará analisar a sua campanha constantemente, verificar as métricas de desempenho para saber se a sua estratégia está perfeita ou precisa de ajustes.

No Ads, assim como em qualquer outro tipo de ação de marketing, quem vai lhe entregar as respostas é o seu público alvo ou a forma como eles enxergam e interagem com a sua marca.

Não adianta fazer tudo consideravelmente perfeito, se o seu público ainda não aprovou.

Naturalmente, o teste “ao vivo” é muito importante nesse caso, por isso, é extremamente necessário que você analise a performance das suas campanhas constantemente, a fim de encontrar pontos que podem ser melhorados, excluídos ou mantidos.

Para garantir que você tenha uma otimização adequada, siga os passos:

  1. Fique ligado ao seu orçamento e o custo da campanha.
  2. Olhe com frequência o nível do IQ dos termos que você utiliza. Caso esteja muito baixo, talvez seja hora de corrigir.
  3. Olhe para o desempenho individual dos termos, os que tiverem dando bons resultados mantenha, os que estiverem em baixa, procure trocá-los por outras variações.
  4. Trabalhe as várias extensões de anúncios e avalie os resultados de cada um deles.

Pronto! Agora você já sabe quais são os três erros e como solucioná-los. Esperamos que você tenha bons resultados no Ads.

Ficou alguma dúvida? Então entre em contato com a gente pelos comentários ou pelas redes sociais do Mestre do Ads.

Até breve!

Forte Abraço.

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: