A rede social mais popular do momento e uma das plataformas de marketing digital líderes do seu segmento, o Facebook, recentemente lançou um recurso interessante.

Apesar de não ser uma novidade tão recente, há quem não enxergue, ainda, as possibilidades e, mais, as oportunidades que ela trouxe.

Não sabe do que estamos falando? Do recurso de “reações” do Facebook. Aquele que permitiu os usuários reagirem de formas diferentes à uma publicação, expandindo a ação de “dar likes”.

Você pode estar se perguntando agora:

  • “O que o meu negócio pode ganhar com algo tão simples?”.

Tenha certeza que muito. Nós, do Mestre do Ads, criamos esse conteúdo, exatamente, por saber que a maioria dos negócios não utilizam essa função à seu favor.

Fique com a gente, pois lhe mostraremos 3 razões para você ficar de olho nas reações do Facebook.

Sem dúvidas, você ficará impressionado com a quantidade de oportunidades e, possivelmente, clientes, tempo e dinheiro, que perdeu até aqui, por não ter feito isso antes.

Vem com a gente?

 

facebook-reactions

 

O que são as Reações do Facebook?

Como dissemos acima, as “Reações do Facebook” é um recurso “novo” que a plataforma disponibilizou aos usuários.

Esse recurso expandiu a maneira como as pessoas interagem ou “reagem” a um conteúdo compartilhado na rede.

Antes, era possível, basicamente, curtir, comentar e compartilhar uma publicação, certo?

Atualmente, no mesmo botão “curtir”, você pode reagir de outras formas, através do “Love”, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Grr”, expressão que se refere à algo como raiva.

Se você acompanha a rede social há algum tempo, já deve ter percebido que essas reações é uma função aguardada por muitos e não é de hoje.

Desde o surgimento do boato que o Facebook iria lançar o “Dislike”, ou “Não Curtir”. Teve quem aproveitou para enganar milhões de usuários, o que acabou gerando uma onda de disseminação de vírus.

Esse acontecimento nos mostra duas coisas:

  1. As pessoas queriam muito utilizar a função “Dislike”, a ponto de instalarem aplicativos falsos em seus dispositivos, sem checar.
  2. O Facebook percebeu a oportunidade e logo retornou com uma solução para a dor do público.

É nítido que as pessoas, de modo geral, aparentemente, sempre sentiram falta de poder se expressar de outras maneiras no Facebook.

E, sem dúvidas, Mark Zuckerberg percebeu isso e não só realizou um pedido, como trouxe uma solução melhorada.

Além dos botões de reações tradicionalmente apresentados, dependendo da data ou ocasião especial, o Facebook implementa novos “sentimentos”.

No Halloween, por exemplo, os botões receberam uma roupagem especial, aparecendo bruxinhas, abóboras, fantasmas e mais.

O interessante é que, como as reações foram implementadas também em transmissões ao vivo, muita gente, no Halloween, entraram nas lives, só para verem a bruxinha “voar na tela”.

Outras reactions também ganharam a atenção do usuário em grande escala, como a da flor, celebrando o dia das mães. O engajamento foi simplesmente incrível.

  • Já está conseguindo perceber o quão poderosa é esta simples função?

Tem mais uma coisa que favorece a grande aceitação do público. É muito simples reagir de forma diferente à uma publicação. Basta passar o mouse ou pressionar por poucos segundos o curtir, que as opções aparecem.

Para quem tem páginas de negócios no Facebook, as 6 usuais reações são incríveis, pois elas aparecem nas métricas, sendo possível visualizar de forma clara, como o seu público está se sentindo com relação aos seus conteúdos.

Essa não é a única razão para você ficar de olho nas reações do Facebook, sabia?

A seguir, nós iremos te mostrar as 3 principais. Vem!

 

Reacoes-De-Olho

 

#1ª Razão – As Reações do Facebook Te Conta Mais Sobre Sua Performance

Como dissemos acima, as reações tem o podem de expressar mais claramente como o usuário está interagindo com a sua marca.

O próprio Facebook te mostra a quantidade de reações e quais são elas, em cada uma de suas publicações.

Pense com a gente… O botão curtir antes era utilizado para tudo. Se o usuário curtia porque ele viu, porque ele gostou ou, simplesmente, para lembrar de mostrar o “absurdo” que ele viu para alguém, dificilmente, você saberia. Concorda?

Hoje, com as reações diferentes, ele não precisa curtir, se não tiver gostado. Ele pode deixar claro que não está contente, que amou, ou, que, simplesmente, se sentiu triste, por exemplo.

Ao analisar essas reações, você consegue entender claramente a performance de suas ações, readaptando com base no feedback quase que instantâneo de quem mais importa, seu potencial cliente.

#2ª Razão – Você Terá Mais Ideias

Em uma rede social, as estratégias que geram emoções específicas nos usuários são amplamente utilizadas.

Isso porque elas favorecem a conexão, algo extremamente importante para que uma relação forte seja construída.

As reações do Facebook te ajuda a ter mais ideias interessantes sobre a criação dessas estratégias.

Isso porque você consegue visualizar como o seu usuário se comporta emocionalmente diante de algumas “situações”.

 

Razões-para-Você-Ficar-de-Olho-nas-Reações-do-Facebook

 

#3ª Razão – Conhecer Seu Público de Forma Mais Profunda

Sabemos que todos os negócios precisam conhecer quem é o seu público alvo, pois só assim, suas estratégias têm chances de trazer resultados positivos. Certo?

Só que, na maioria das vezes, o público alvo é composto de diversos perfis de potenciais consumidores.

A lógica é muito simples. Um negócio que comercializa 3 ou 4 produtos, poderá ter o seu público alvo geral, mas nem todos os integrantes desse grupo, se interessará por todos os produtos. Concorda?

E tem mais… Cada um desses integrantes, pode se interessar por um mesmo produto, mas nem sempre os motivos/dores são os mesmos, principalmente, se o item à venda, for algo pouco específico.

As reactions te traz a oportunidade de descobrir essas personas dentro do seu público alvo.

E a partir disso, você conseguirá construir estratégias e conteúdos mais personalizados e, consequentemente, mais assertivos. O que te levará à um nível superior na geração de conversões.

 

Por hoje é só! Esperamos que esse conteúdo tenha sido imensamente relevante para você.

Ficou com alguma dúvida? Então escreva para nós.

Aproveite esse recurso e eleve seu negócio!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Compartilhar.