O público-alvo nada mais é do que o segmento do mercado no qual a marca pretende alcançar. Nesse sentido, as estratégias em torno das campanhas devem ter como alvo um grupo específico de consumidores.

Acima de tudo, saiba que esse conceito busca definir de forma assertiva o tipo de campanha que se vai usar para atingir o grupo de pessoas que se pretende alcançar. Afinal, como diz o ditado popular: “Nem Jesus Cristo agradou todo mundo”.

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Você gostaria de identificar o seu público-alvo para implementar campanhas eficazes? Então, você está no lugar certo. Meu objetivo é ajudar você a definir o seu público-alvo e aprender maneiras de alcançá-lo.

Primeiramente, precisamos entender bem o conceito de “público-alvo”, para somente depois conseguirmos definir as ações necessárias para atingir o público.

O conceito de público-alvo

O conceito de público-alvo nasceu a partir do Marketing 2.0, de acordo com o professor Philip Kotler, a partir da percepção de que as pessoas que as empresas desejam alcançar não são uma massa homogênea, mas que se dividem em grupos com características em comum.

Nesse sentido, o conceito de público-alvo trata do grupo de consumidores que a marca direciona suas estratégias e campanhas, buscando sanar suas dores e atender seus desejos, tornando seus esforços de marketing mais eficientes.

O que é público-alvo?

Para entendermos um pouco mais sobre o conceito de público-alvo, precisamos definir claramente o que é público-alvo. Sobretudo, precisamos ter em mente o conceito de segmentação.

Qualquer negócio, independente de sua área de atuação ou porte, tem como alvo um determinado grupo de pessoas, com características semelhantes.

Isso é feito através da segmentação de mercado, que é fatiado através de características demográficas (idade, sexo, escolaridade, condições financeiras, etc.) e comportamentais (educação, personalidade, cultura, etc.).

Com base nisso, as ações passam a ter como alvo as pessoas que tenham mais afinidade com a marca e mais chances de consumirem um produto ou serviço.

Trazendo isso para o ambiente digital, existem várias formas de segmentar o público para atingir o público-alvo desejado, como através do Google Ads, onde é possível fazer essa segmentação de forma assertiva.

Características do público-alvo são selecionadas no momento em que você vai criar uma campanha no Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo, para que a campanha alcance as pessoas que a empresa deseja fechar negócio.

Como descobrir o público-alvo

Se você ainda não sabe quais são as pessoas que precisa atingir, então deverá aprender sobre como descobrir o público-alvo.

Quando você descobrir o seu público-alvo, poderá criar ações para atingi-lo, utilizando ferramentas da internet, como o Google Ads ou o Facebook Ads.

Neste vídeo eu ensino um pouco sobre como descobrir o seu público-alvo:

1. Conheça o mercado

Conhecer o mercado pode ser a forma mais básica de descobrir o seu público-alvo. Ainda assim, essa é a maneira mais eficiente de você planejar seus objetivos.

Isso significa dizer que você deve conhecer todos os aspectos do nicho de mercado que atua para que possa atingir as pessoas interessadas por seu produto ou serviço.

A pesquisa de mercado envolve fatores sociais, ambientais e culturais. Além disso, essa pesquisa deve incluir dados sobre seus concorrentes.

2. Qual a dor do mercado

Descobrir a dor que seu produto soluciona é fundamental para você que deseja descobrir o seu público-alvo.

Do mesmo modo, as dores do mercado servirão para atrair clientes para seu negócio. Portanto, o seu produto ou serviço precisa solucionar essas dores.

Fazer uma análise de pesquisas também ajuda muito a identificar dores da sociedade, principalmente se você quer lançar um produto ou explorar alguma necessidade.

3. Pesquise

Além disso, você precisa ter muitos dados sobre seu nicho de mercado. Através de pesquisas, você pode definir características sobre os seus clientes em potencial.

Essas pesquisas podem ser desenvolvidas de forma direta ou indireta. Ou seja, através de questionários com clientes, como também através de dados objetivos em fontes de pesquisas.

Por que definir um público-alvo?

Embora a estratégia de definição de público-alvo tenha se tornado muito importante ao longo dos anos, nem sempre foi assim. Antes não se tinha essa percepção de que os consumidores têm comportamentos e interesses diferentes.

De maneira idêntica, o marketing era pensado para um público supostamente homogêneo, distribuindo divulgação sem muitos critérios sobre a percepção do público-alvo desejado.

Finalmente, o maior conhecimento sobre o público fez perceber que tentar atingir uma massa acabaria gerando desperdício dos esforços.

Eram feitos investimentos muito grandes para atrair poucos interessados, pois não se tinha uma visão clara sobre os interesses, comportamentos, crenças e valores do público.

Portanto, a segmentação comprovou ser capaz de trazer melhores resultados para os objetivos do negócio.

Criando campanhas mais eficientes

Com a definição do público-alvo, as campanhas se tornam mais eficientes, pois centralizam as ações e reduzem os custos, já que os investimentos são otimizados. Na prática, as campanhas podem ter melhores retornos sobre investimentos.

Quando você cria uma campanha com o público-alvo bem definido, pode utilizar diversas estratégias que ajudarão no desempenho. Bem como, poderá utilizar todo o potencial de ferramentas como Google Ads e Facebook Ads.

Então, ao invés de buscar atingir uma massa de pessoas, você buscará atingir um grupo específico, tendo como base suas características.

Neste vídeo eu falo sobre segmentar anúncios para o seu público:

Bases da segmentação

Existe uma série de variáveis para a segmentação do mercado, o que exige maiores detalhes sobre o público-alvo.

Se o seu público foi mulheres, certamente será necessário definir alguns outros aspectos.

Entre as informações necessárias, nós temos:

  • Geográfica: com informações sobre as regiões que o seu público-alvo está, como país, estado, cidade, bairro, tamanho da cidade, se é zona rural ou urbana, densidade, clima, etc;
  • Demográfica: exige informações de idade, sexo, tamanho da família, estado civil (solteiro, casado, com ou sem filhos), renda, raça, ocupação, escolaridade, etc;
  • Psicográfica: apontando estilo de vida (saudável, minimalista, militante, etc.), personalidade (sociável, autoritário, convervador, etc.), valores interesses, preocupações;
  • Comportamental: sensibilidade ao marketing (qualidade, preço, abertura, etc.), motivação (economia, conveniência, prestígio, etc.).

Neste vídeo eu ensino sobre como fazer a segmentação para remarketing:

Ferramentas que podem ajudar a definir o público-alvo

Ao decidir definir um público-alvo para as campanhas de seu negócio, você pode utilizar algumas ferramentas que podem ajudar neste processo.

Essas ferramentas possibilitam tanto a análise do mercado e atratividade dos segmentos, como também formas de otimizar essas ações.

Google Analytics

O Google Analytics pode ser a principal fonte de informações sobre o seu público potencial, pois apresenta dados da web que podem ser analisados.

Essa ferramenta vai capturar dados do site da marca, potencializando o conhecimento sobre o público.

Sobretudo, através desta ferramenta você pode identificar melhor o perfil do público, características e interesses.

Neste artigo aqui eu falo mais sobre O que é o Google Analytics.

Google Trends

O Google Trends é outra ferramenta muito boa para ser utilizada neste processo de definição de um público-alvo.

Através dela, você poderá descobrir o que está em tendência nas buscas em determinado período. Assim, você pode identificar quais assuntos estão despertando interesse e se o interesse deverá aumentar nos próximos meses.

A análise destes dados pode ajudar a identificar oportunidades.

Audience Insights

No Facebook, que é a principal rede social do planeta, nós temos a ferramenta Audience Insights.

Ao passo que você pode analisar todas as informações sobre os usuários do Facebook, você também pode definir um conjunto de dados sobre pessoas conectadas com seu negócio.

Com isso em mente, você pode cruzar dados de localização, estado civil, sexo, escolaridade, cargo, interesses, entre vários outros.

Essa ferramenta permite até que você reúna informações mais específicas para melhorar suas campanhas.

Aqui eu falo sobre segmentação de público no Facebook:

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