Se você trabalha com vendas ou tem um negócio voltado a esse setor, certamente está sempre a procura de novas técnicas e sacadas para buscar novos clientes e consequentemente melhorar o volume de conversões. Não é verdade?

Em meio as variadas técnicas, nem sempre conseguimos extrair os resultados que almejamos e por isso sempre estamos um passo à frente para nos assegurar de que tudo continuará indo bem ou até melhor do que a atual situação.

 

6 Sacadas Poderosas Para Prospectar Clientes

 

Se você é um daqueles profissionais que não para nunca e está sempre buscando novas formas de fazer diferente e elevar os níveis do seu negócio, esse conteúdo é para você.

Hoje eu quero te entregar 6 sacadas poderosas para prospectar clientes e, consequentemente, melhorar os seus resultados. Vamos lá?

 

Prospectar Clientes – Dica #1 Organize Seu Negócio

Eu não sei se esse é o seu caso, mas antes de qualquer coisa, quero lhe pedir para ser sincero consigo mesmo, isso porque essa ação fará com que você consiga enxergar a necessidade de atitudes capazes de melhorar o desempenho do seu negócio. Ok?

Bom, existem diversos modelos de negócios e os mais propensos a terem problemas com o volume de ganhos são aqueles que não vão atrás das oportunidades, muito pelo contrário, essas empresas ficam esperando que o cliente vá até ele.

Em momentos de alta, essa atitude pode não parecer tão desfavorável, mas visto à grande concorrência do setor, eu diria, no mínimo, que essa não é uma escolha tão inteligente.

É nessa hora que a sua sinceridade deve ser utilizada para analisar como você se posiciona. Responda com calma e sem medo:

  • A sua empresa vai até o cliente ou espera que o cliente vá até ela?

Se até agora a sua empresa espera o cliente bater à porta, tudo bem, pois há tempo para mudar esse cenário.

Basta que você organize a sua empresa e comece a construir a sua estratégia de captação, antes mesmo de fazer a prospecção. Você deve trabalhar para ter um bom funil de vendas, que não só capte mais conduza o interessado até a conversão de forma clara.

Desse modo, você terá constantes prospects no início desse funil que terão grandes possibilidades de se tornarem clientes fiéis.

Depois de ter um time forte, motivado e um funil de vendas preciso, chegou o momento de começar a definir a estratégia para prospectar clientes de qualidade.

 

6 Sacadas Poderosas Para Prospectar Clientes,

 

Prospectar Clientes – Dica #2 Selecione os Seus Prospects

Talvez você até tenha ideia por onde começar a prospectar clientes, porém você só deve continuar com essa ideia se você tiver certeza que esses prospects, realmente, fazem parte do seu público alvo, ou seja, se essas pessoas realmente tem o perfil de interessado pelo que você oferece.

Não adianta você sair oferecendo seus produtos, entrar em contato com diversas pessoas, se elas não forem as pessoas certas. Isso só te custará tempo e muito dinheiro e no final o retorno será mínimo.

Para prospectar clientes e ter bons resultados, você precisa primeiro selecionar os seus prospects, afim de filtrar e garantir que aqueles que você entrará em contato são realmente prospects de qualidade.

Você pode estar querendo perguntar agora:

  • “Tiago, como eu faço para ter certeza que estou investindo em quem vale à pena?”.

Ótimo que você tenha feito essa pergunta. Para ter certeza que você está indo pelo caminho certo, antes de iniciar a sua jornada de prospecção, responda:

  • Quem é o meu cliente em potencial?
  • Onde eu encontro esses clientes em potencial?
  • Como eu posso entrar em contato com eles?

Depois de responder, faça uma lista de pré-requisitos à fim de filtrar por qualidade os prospects.

Tudo em mãos? É hora de partir para o ataque.

 

Prospectar Clientes – Dica #3 Capte Informações Relevantes

Você pode estar achando um tanto quanto estranho eu lhe dizer que você deve captar informações nesse momento, não é mesmo? Provavelmente, você imaginou que eu ia lhe dizer que essa era a hora de você entrar em contato com os seus prospects. Acertei?

Então eu te pergunto:

  • Como você pretende falar com o seu prospect?
  • O que você vai dizer a ele?
  • Quais são os canais que você escolheu para se comunicar?
  • E o produto/ serviço, você já sabe qual vai oferecer?

O que eu quero dizer é que antes de entrar em contato efetivamente, você deve saber como vai agir. Você deve ter em mente de modo claro e natural todas as respostas para essas perguntas que eu acabo de lhe fazer.

E, mais, a sua mensagem deve ter o poder de realizar a conexão com o prospect, gerar interesse, para desse modo, conseguir com que ele avance algumas etapas no seu funil de vendas.

Com base nisso, prepare-se ao máximo, pois só dessa forma você obterá sucesso na prospecção.

Dica Extra: As redes sociais são podem ser muito proveitosas para esse processo preparatório, por isso, aproveite-as para captar algumas informações relevantes dos seus prospects.

 

6 Sacadas Poderosas Para Prospectar Clientes.

 

Prospectar Clientes – Dica #4 Não Desista Tão Fácil

O que você precisa saber é que nem sempre é fácil obter sucesso ao prospectar clientes, é necessário muito trabalho árduo antes, durante e depois do processo, por isso, não desista tão fácil.

Entre em contato com os seus prospects, ele não te retornou? Tente novamente depois de um espaço de tempo.

Faça tentativas com algumas pausas, insista ao menos algumas vezes, mas não seja inconveniente, pois isso pode lhe trazer prejuízos.

O segredo do sucesso nesse caso é saber ponderar entre não desistir tão fácil e não insistir tanto ao ponto de se tornar inconveniente.

 

Prospectar Clientes – Dica #5 Diversifique as Formas de Contato

Para ter sucesso na prospecção, você deve saber que ter mais de uma forma para entrar em contato com o seu potencial cliente é necessário.

Não adianta você achar que só os emails marketing que você criou, vão dar conta de converter o lead em cliente, às vezes, aquela conversa ao telefone, com atendimento mais personalizado, será necessária para gerar conversões.

Então, busque diversificar as plataformas de contato com o prospect. Utilize as redes sociais, o email marketing, o telefone, o Whatsapp e tudo que puder facilitar a comunicação com o seu lead.

Dica Extra: Captou o prospect através de campanhas de links patrocinados? Então peça os dados de contato dele através de um formulário simples na página de destino.

 

Prospectar Clientes – Dica #6 Não Demore a Elevar o Nível da Conversa

Se você entrou em contato com o seu prospect e conseguiu um retorno, não demore a elevar o nível da conversa com ele. Isso quer dizer, comece a se conectar, a estabelecer uma conexão. Continue conduzindo-o em seu funil de vendas.

Você pode estar pensando:

  • “Tiago, como eu vou fazer isso? São milhares de contatos. Eu não vou dar conta!”.

Como eu te disse, você precisa ter um time preparado e disposto para lhe auxiliar nesse processo, isso porque, quanto mais tempo você demora em responder a um retorno do lead, mais frio ele vai ficando.

Você precisa manter o lead aquecido ao máximo, ou seja, mais interessado possível. Você não pode dar a oportunidade dele se esquecer de você ou simplesmente encontrar a solução do seu concorrente que por ventura o atenderá mais rápido.

Tenho certeza que você não quer vencer todos os processos e na hora do contato perder o cliente por um simples erro de cálculo na hora do planejamento da equipe de atendimento.

Está feito! Agora você já sabe quais são as 6 dicas poderosas para prospectar clientes. Espero que você tenha conseguido aproveitar ao máximo esse material, que o conteúdo tenha sido de vasta relevância para você.

Se eu puder lhe entregar uma ultima dica, eu diria para você iniciar os testes para a futura implementação das técnicas agora mesmo. Isso porque quanto antes você iniciar, mais rápido os grandes resultados surgirão.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato comigo através dos comentários ou pelas redes sociais. Será uma enorme honra para mim, poder lhe ajudar solucionando possíveis questionamentos relevantes.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

Compartilhar.