Costumeiramente, as pessoas tendem a desconfiar se todos os negócios se encaixam com o Ads. Uma das perguntas que eu mais recebo em meus canais de comunicação é:

  • Tiago, eu tenho um negócio X. Você acha que o Ads serve para mim? Esse tipo de negócio pode anunciar no Ads?

Eu costumo dizer que o Ads é para todos, pois ele oferece a qualquer interessado, a possibilidade de encontrar os mais variados perfis de público alvo e, desse modo, não é possível que o seu potencial cliente não esteja no Google.

Com os dados impressionantes referentes ao tráfego que o Google apresenta, podemos presumir que as maiorias das pessoas presentes, ao redor do mundo, estão realizando buscas, praticamente, diárias na plataforma.

Concorda?

 

Proibidos do Ads – O Que eu Não Posso Anunciar,

 

Por outro lado, como qualquer plataforma de anúncios, o Google Ads também tem suas regras, inclusive, as que restringem determinados tipos de anúncios.

Se você também tem essa dúvida, bastante recorrente em quem deseja iniciar no Ads, você está no lugar certo! Isso porque eu resolvi fazer um material bastante completo para te contar os itens proibidos do Ads.

O meu objetivo com esse conteúdo é responder a seguinte pergunta:

  • O que eu não posso anunciar no Ads?

Ficou interessado? Espero que você aproveite ao máximo cada informação aqui contida, pois dessa maneira, você nunca terá problemas com bloqueios e punições provindas desse motivo. Vamos lá?

 

Proibidos do Ads – Falsificações

Um das regras do Google sobre os anúncios Ads diz que são proibidos os anúncios e vendas que utilizam produtos ou serviços falsificados.

O que isso quer dizer?

Bom, o Google Ads categoriza como falsificado, produtos que tenha alta semelhança com produtos ou serviços já lançados por outra marca.

Você pode quere me perguntar:

  • “Tiago, têm vários produtos semelhantes no mercado. Como o Google distingue e avalia isso?”.

Simples! Se o produto que você for veicular nas campanhas induzir o usuário ao erro por conter muita semelhança com outros produtos conhecidos, sua campanha será bloqueada.

Há uma outra situação também que pode fazer com que o Google perceba o seu produto ou serviço como falsificado. Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você queira anunciar um suplemento para atletas.
  • O produto não é falso, mas a marca é muito parecida com o logo da Nike, apesar de não ter nenhuma ligação.
  • O Google irá bloquear o seu anúncio sob a alegação de produto falsificado, pois está induzindo o consumidor a pensar que aquele produto pertence à Nike.

Esse tipo de proibição do Google é mais uma medida para tentar proteger o consumidor e melhorar a experiência do mesmo.

Já sabe, não é? Produtos e serviços falsificados ou que tenham a intenção de, aparentemente, se vincular a uma marca da qual não pertencem verdadeiramente, não serão aprovados nos anúncios.

 

Proibidos do Ads – O Que eu Não Posso Anunciar

 

Proibidos do Ads – Serviços/Produtos de Risco

A maioria dos itens proibidos do Ads está ligada a tentativa de melhorar a experiência do usuário.

Entre elas, está a regra que proíbe o marketing de produtos ou serviços que ofereçam algum tipo de risco ao usuário.

Nesse caso, ainda há um agravante, pois caso não houvesse essa proibição, esse tipo de anúncio poderia oferecer risco às pessoas do mundo real.

Se você não entendeu, eu te explico. O Google encara como produto ou serviço de risco, itens que não são permitidos por lei, como drogas, armas de fogo, armas brancas, equipamentos para a utilização desses itens.

Além de qualquer outro tipo de objeto ou substância que ofereça qualquer dano físico, moral ou financeiro.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você tem um site que ensina fazer armas caseiras ou cigarros.
  • Se você anunciar o seu site no Ads, você será bloqueado.

Isso porque esses itens estão na lista de proibidos do Ads e mesmo que você não esteja ofertando o produto em si, você está instruindo os usuários à utiliza-los, além de estar os influenciando.

Então, não se assuste, caso o Google te bloqueie por você estar promovendo conteúdos ligados a explosivos, armas, cigarros, drogas, mesmo que naturais, ou qualquer outro produto ou serviço que gere possíveis danos.

 

Proibidos do Ads – Incitação à Fraude

É comum ver pela internet, conteúdos que contam como burlar isso ou aquilo. Posso fazer uma lista dos mais variados assuntos que tenham esse tipo de proposta.

Tenho certeza que você já deve ter se deparado com alguns deles. Não é? E antes que você pense qualquer coisa, eu não estou fazendo nenhum tipo de crítica com relação a isso, afinal, cada um faz o que acha correto fazer. Cada cabeça, uma sentença.

O que está entrando em questão aqui é quais são os itens proibidos do Ads, não?

É por isso que toquei no assunto, pois a política do Google preza pelos valores morais e de justiça, ou seja, não tolera campanhas que se valem do direito de comunicar para incitar fraudes.

Qualquer anúncio que incentive uma conduta duvidosa ou que viole os conceitos de honestidade poderá ser proibido.

Você deve estar pensando:

  • “Quem em sã consciência vai criar uma campanha que tenha conceitos de incentivar a desonestidade ou condutas duvidosas?”.

O que acontece é que a visão do Google sobre isso é um pouco mais criteriosa, portanto aplicativos que facilitem a captação do Wi-fi dos seus vizinhos, por exemplo, é enquadrado nesses itens proibidos do Ads.

Programas que aumentam as curtidas de uma publicação, o número de seguidores, as visualizações e os cliques de um anúncio, ou até mesmo, produtos e conteúdos que ensinem como fazer documentos falsos, como instalar um programa sem licença, entre outras coisas do tipo, não são permitidos no Ads.

 

Proibidos do Ads – O Que eu Não Posso Anunciar.

 

Proibidos do Ads – Ofensas ou Inapropriados

Esse item proibido do Ads não deveria nem ser uma regra e sim partir da consciência dos anunciantes, pois essa ação é estendida à conduta de qualquer cidadão.

Por outro lado, como o Google precisa se garantir e proteger a liberdade e o respeito às diferenças, ele proíbe todo e qualquer produto, conteúdo ou serviço que fere o usuário.

Então, itens que sejam ofensivos de alguma maneira ou inapropriados, não serão permitidos no Ads.

Você pode estar se perguntando o que o Google Ads considera como ofensivo e inapropriado. Acertei?

Eu te conto, vamos lá:

  • Qualquer material que incite, encoraje ou ensine a discriminação racial, de fundo religioso, sexual, política, entre outros considerados como minorias.
  • Também estão entre os proibidos do Ads, os itens que faça apologia à violência, abuso ou confronto desrespeitoso a opiniões diferenciadas.
  • Materiais que afetem os usuários, como imagens e conteúdos fortes, violentos, muito explícitos, não serão aceitos.
  • Também são considerados como conteúdos ofensivos e inapropriados, aqueles que influenciam ou ensinam práticas injustas e de exploração.

Por exemplo:

  • Grupos radicais não podem anunciar no Google Ads.
  • Campanhas que utilizam imagens fortes de acidentes, mesmo que seja para alertar sobre perigos, não serão aceitas no Ads.
  • Anúncios que veiculem conteúdo de maus tratos aos animais, estão entre os proibidos do Ads.
  • Negócios que vendem animais devem ter cuidado, pois o Google Ads proíbe anúncios de animais em extinção.
  • Anúncios que utilizam textos com discurso de ódio ou palavras de baixo calão estão na lista de proibidos do Ads.

Pronto! Agora você já sabe quais são os itens presentes na lista de proibidos do Ads. Claro, existem algumas outras restrições quanto às práticas proibidas, mas esse é um assunto para outro conteúdo. Prometo que eu disponibilizarei um novo material sobre práticas proibidas do Ads em breve.

Espero que as informações contidas aqui tenham sido imensamente relevantes e que também tenham tido a capacidade de suprir suas expectativas e necessidades.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então entre em contato comigo, terei enorme prazer em lhe retornar com possíveis soluções para os seus questionamentos.

Sabe de alguém que gostaria de ter acesso a essas informações? Então compartilhe esse conteúdo. Tenha certeza que você estará fazendo um enorme gesto que contribuirá e muito para o mercado como um todo e seus profissionais. Conto com você!

Desejo-lhe sucesso sempre. A gente se vê por aí.

Forte Abraço.

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