Eu não sei você, mas eu estou sempre procurando formas e alternativas de aumentar o posicionamento de meus sites no Google. Estudar o funcionamento do Google é algo fascinante e que me deixa extremamente empolgado, sendo assim quero dividir com você essa minha paixão pelo trabalho na internet.

Aumentar o posicionamento do site no Google é algo interessante para todos os públicos, você não acha? Independente de você estar começando seus primeiros trabalhos com sites agora ou se você já atua nesse mercado há algum tempo, todos querem estar melhores posicionados e ocupar as primeiras posições das buscas. E tem mais, chegar lá no topo é um trabalho, no entanto se manter lá em cima é o grande desafio que paira na cabeça de muitos empreendedores.

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posicionamento do site no Google

 

Confesso que não existe uma receita de bolo para se posicionar bem no Google, até porque cada nicho de atuação tem uma forma certa de trabalhar e que acaba funcionando melhor e não é só isso, quando se fala em fatores de ranqueamento, tudo é muito incerto, uma vez que, as atualizações são constantes e você precisará sempre ficar ligado nisso.

Como eu sempre estou em busca de novas informações sobre o assunto, pude perceber que as dúvidas são constantes, uma vez que, não existe profissional atuante nessa ramo que não tenha interesse em saber como fazer seu site ficar melhor posicionado, não é mesmo? Sendo assim, resolvi criar um conteúdo totalmente exclusivo voltado só para isso.

Talvez você possa estar pensando que esse assunto não é novo e teoricamente, você está certo, visto que não é de hoje que existe uma briga pelo posicionamento nas serps. No entanto, o que muda é que como tudo se atualiza muito rápido, o conteúdo precisa ser atualizado constantemente, entende? Eu já falei em alguns outros artigos sobre SEO, fatores de ranqueamento e até mesmo o uso de links, porém eu quero conseguir me aprofundar um pouco mais nesse assunto para que você consiga aplicar de forma prática.

Antes de iniciar, quero que saiba que me coloco a inteira disposição para esclarecer dúvidas sobre esse assunto, até porque para quem está começando existem muito item que precisam ser compreendidos, logo quer facilitar a sua vida te colocando a par das principais técnicas, assim você só precisará ir desenvolvendo sua metodologia individual de trabalho.

Acredito que separando por categorias fique mais fácil desenvolver e até mesmo exemplificar tudo, por esse motivo é que começarei desse modo.

Vamos lá?

 

Como faço para aumentar o posicionamento do site?

Essa é uma questão que muitos se fazem desde que a internet existe, uma vez que, a competição entre sites aumenta a cada dia. Mais também não é para menos, uma vez que, a cada dia milhões de sites novos são criados e brigam por um bom posicionamento de palavra chave.

Explicando de forma rápida como funcionam os fatores de ranqueamento do Google para você que não sabe, na teoria a compressão é fácil, o que acaba pegando mais é sua aplicação prática. Entenda que o que o buscador do Google lê são códigos em HTML, ou seja, palavras e comandos, tudo bem? Quando você faz uma busca no Google, a programação entende o que você escreveu através das palavras chaves que você digitou e assim, te fornecesse resultados que tenha palavras semelhantes ou iguais.

 

posicionamento do site no Google,

 

Um bom exemplo aqui é o seguinte: Ao pesquisar o termo “celular de marca”, a busca te dará como retorno celulares de diversas marcas e preços do mercado. No entanto, se você for mais específico como “celular de marca sony” , você só obterá a pesquisa com essa marca, entendeu?

Você pode querer me perguntar: “Tiago, então eu só preciso escolher a palavra chave e pronto, estarei bem posicionado?” Bom, não é tão simples assim, uma vez que, a palavra chave é apenas um dos fatores de ranqueamento. Vou te ajudar a entender os demais.

Está com caneta e papel na mão para anotar tudo? Preparados?

 

Principais fatores de Ranqueamento

Para aumentar o posicionamento do site é preciso saber de cor, pelo menos, os principais fatores que o Google cobra, isso porque a perfeição da execução te dará margens para fazer testes e melhorar, cada vez mais, seus resultados.

Lembra que eu sempre falo que não adianta nada querer aplicar técnicas extraordinárias e deixar as básicas de lado achando que não tem importância? Pois é, quando se fala de posicionamento e ranqueamento no Google isso conta muitos pontos e pode até custar o sucesso de seu projeto.

Vou apresentar para você os principais fatores que influenciam no ranqueamento, assim você pode checar se o seu projeto já faz uso de todos os pontos. Caso você observe que existem falhas, não entre em pânico, basta que você corrija da forma mais rápida possível, tudo bem?

 

posicionamento do site no Google.

 

Confira a lista!

  1. Palavra Chaves: Já que tocamos no assunto de palavras chaves no tópico acima, porque não já falar delas, não é mesmo? Acredito que a escolha certa das palavras chaves e termos de buscas sejam um dos pontos mais importantes para o posicionamento do Google, uma vez que, é através desse termo que o Google irá analisar o conteúdo de seu site, avaliando se ele é interessante ou não para o usuário. Existem ferramentas de checagem de buscas mensais do próprio Google para que você consiga escolher de forma mais eficiente quais palavras você deve usar que mais se relaciona com seu projeto.
  2. Conteúdo: Junto com a escolha das palavras chaves vem a produção de conteúdo, uma vez que, você precisará inserir essas palavras e termos em um contexto, não é mesmo? Lembro que o conteúdo deve ser único, ou seja, não pode ter sido copiado de lugar nenhum. Vale pontuar que conteúdos copiados não tem força perante o Google, pois ele leva em consideração a experiência do usuário, então um conteúdo que aparece em diversos sites acaba não sendo interessante para informar. No momento de criar o conteúdo de seu site, seja claro e objetivo para que o usuário se sinta satisfeito com a informação, além disso, coloque as palavras chaves de forma a deixar a leitura confortável e agradável.
  3. Navegação do Site: Como falei, o Google leva muito em consideração a experiência que o usuário teve ao navegar em seu site, sendo assim, quando for criar a estrutura das páginas de seu site, pense sempre em oferecer conforto na navegação. Os menus devem ser de fácil acesso, bem como a linkagem entre as páginas que deve ser feita de forma a agregar valor e informação a leitura. Outo ponto bastante importante é a questão na adaptação ao mobile, uma vez que, antes isso não contava como um fator de ranqueamento, no entanto já é peça chave.
  4. Sitemap: Para que o Google leia o seu site, você precisa mandar o mapa de leitura para ele, não se esqueça de fazer isso, pois só assim você conseguirá mensurar os resultados de forma mais precisa e rápida. É bem simples esse envio, já fiz até um conteúdo sobre isso, veja!

 

Pronto, agora você tem em mãos um guia simples de posicionamento no Google. Aproveite o começo de ano para colocar em prática novas metodologias.

Você sabe que pode contar comigo no momento em que precisar, logo deixe sua dúvida!

Espero que tenha te ajudado!

Até mais!

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