Todo bom profissional à frente de um negócio sabe que a imagem de sua marca é de extrema importância para alcançar o sucesso, mas o que muitas pessoas não sabem é que algumas ações podem destruir por completo qualquer estratégia de posicionamento de marca, por mais perfeita que ela pareça ser.

Sempre que vamos pensar em novas maneiras de alçar voos maiores nos negócios, costumamos procurar por soluções e ideias de aplicações, técnicas eficientes, sacadas extraordinárias e inovadoras. Correto?

Agora eu te pergunto:

  • Alguma vez, quando você estava em uma situação como essa, você parou para pensar em ações que você não deveria executar, caso quisesse alcançar o sucesso?

O interessante nessa questão é que o comportamento humano é um tanto generalista e ele é o responsável por fazer o nosso cérebro trabalhar no automático e nem sempre isso é vantajoso.

 

Posicionamento de Marca – 7 Ações Que Podem Te Destruir,

 

Muitas vezes, pensar no modo reverso, ir à contra mão do comum, nos faz achar sacadas excelentes, como a de pensar em ações prejudiciais aos negócios para alcançar o sucesso, isso quer dizer, conhecer, entender, evitar e corrigir ações que podem lhe prejudicar na hora de posicionar a sua marca positivamente.

Pensando sobre isso, resolvi criar um material para lhe mostrar 7 ações que podem te destruir, caso o seu objetivo seja posicionar a sua marca. Vamos lá?

Posicionamento de Marca – #1 Ignorar Sua Audiência

A primeira coisa que você precisa saber é que marcas que não conversam com o seu público é muito mal vista.

Isso porque o atual potencial consumidor procura muito mais do que o simples consumo, ele necessita da ajuda da marca para tirar dúvidas, ele precisa de uma comunicação aberta, de interação, de empatia e se sentir conectado.

Por isso, uma das ações que pode destruir o posicionamento da sua marca é ignorar a sua audiência. Preste atenção, se você não tem tempo para gerenciar essa área, recrute e treine uma equipe para lhe ajudar.

O contato, a interação e a comunicação com a sua audiência é, na maioria das vezes, o que faz o simples usuário virar seu consumidor assíduo.

Posicionamento de Marca – #2 Comunicação Inconveniente

Antes de qualquer coisa, eu preciso lhe fazer uma pergunta:

  • Você gosta de ter sua caixa de email lotada de conteúdos repetidos ou que não agregam nenhum valor?

Se você não gosta, assim como eu, porque você adotaria essa postura para a sua marca?

É muito comum que diversos negócios acabem utilizando estratégias de comunicação ostensiva, mas o que eles não veem é que esse tipo de ação pode acabar com a imagem de suas marcas.

Essas comunicações inconvenientes, como o envio de diversos emails em um curto período, sem o mínimo de relevância, mensagens nas redes sociais ou até mesmo ligações insistentes, pode cansar e irritar o potencial consumidor, resultando em uma perda de credibilidade e queda enorme de popularidade e aceitação da sua marca.

Por isso, evite ser inconveniente na sua comunicação com o cliente. Não o importune, procure mandar mensagens em horário comercial, ligue quando necessário, não seja muito insistente, em geral, utilize uma abordagem tranquila e avance conforme o usuário permitir, sem exageros.

Caso contrário você poderá estar arruinando o seu negócio aos poucos e silenciosamente.

Posicionamento de Marca – #3 Erros de Grafia

Pode parecer bobo, mas erros de escrita podem acabar com a sua credibilidade. Como você pôde perceber até o momento, a comunicação é bastante importante para o seu posicionamento de marca, e escrever bem é mais um requisito que deve ser seguido para alcançar o sucesso.

Isso acontece, porque em geral, as pessoas costumam ver com maus olhos os negócios que não dominam a sua própria língua e, pior, não conseguem absorver a mensagem, pois estão incomodadas com o erro.

Resumindo? Quando você escreve errado, sua mensagem passa para um segundo plano e a atenção é toda voltada para o erro impresso ali. A partir disso o usuário se lembrará de você pelos erros, tanto que muitas vezes, esse tipo de situação é apontado na internet em páginas de humor.

Se você quer evitar problemas como esses e a perda da sua autoridade, tenha muita atenção na escrita de seus materiais. Tire um tempo para revisar, antes de realizar a publicação.

 

Posicionamento de Marca – 7 Ações Que Podem Te Destruir

 

Posicionamento de Marca – #4 Ignorar Críticas Negativas

É comum que a gente se sinta desconfortável quando recebemos críticas negativas sobre nossa marca, não é verdade?

O problema é que junto a esse sentimento aparece uma ação extremamente prejudicial ao posicionamento da sua marca. Adivinha qual é?

Isso mesmo, a de ignorar as criticas negativas ou até mesmo deletar esse tipo de comentário exposto nas páginas.

Você pode estar pensando:

  • “Tiago, eu não vou deixar uma crítica negativa para todo mundo ver, isso vai acabar com a minha marca”.

Bem, isso faria sentido, se as pessoas não tivessem te acompanhando. O que você precisa entender é que apagar esse tipo de comentário não vai solucionar a questão, em algum momento, um outro usuário fará reclamações parecidas ou até mesmo em um outro local onde você não tem conhecimento ou acesso para acompanhar o desenvolvimento da situação. Resultando em problemas ainda maiores.

Tenha em mente que uma crítica negativa exposta à você é uma chance de aprender com o problema, solucioná-lo, satisfazer o cliente e mostrar à todos os outros que você está disposto e disponível para ajudar, caso algo não esteja de acordo com o esperado.

Quando uma crítica negativa aparecer, ouça o cliente e responda-o de modo gentil, agradeça pelo feedback e se mostre disponível para solucionar a questão apresentada.

Não se preocupe em apagar nada, deixe disponível a reclamação e a sua resposta. Isso só mostrará o quanto a sua marca é transparente e preocupada em escutar e solucionar possíveis problemas.

Posicionamento de Marca – #5 Copiar Algo ou Alguém

Esse erro é bastante cometido por quem está iniciando no mercado digital. Acredito que talvez isso aconteça, pois os novatos procuram se inspirar em grandes marcas ou em modelos e acabam pisando fundo demais.

Se você quer ter sucesso, posicionar a sua marca muito bem, você precisa prezar pela autenticidade.

É obvio que você pode se inspirar em algo ou em alguém, mas jamais você deve copiar nada. Sua marca precisar ter uma personalidade própria a ponto de ser reconhecida por ela.

Se inspire, não copie!

Posicionamento de Marca – #6 Conteúdo Agressivo

Se você quer manter sua autoridade e o bom relacionamento com o seu público alvo, é bom você pensar muito bem antes de disponibilizar alguns tipos de conteúdos.

O que eu quero dizer é que nem sempre o que você acha legal, será bem visto pelo seu alvo. A minha dica é que você evite, em geral, conteúdos que possam ser ofensivos ou agressivos de alguma forma.

Por exemplo:

  • Imagens sensuais demais.
  • Violência explícita.
  • Mensagens preconceituosas.
  • Conteúdos muito polêmicos que não tem nenhuma ligação com o seu ramo de atuação.
  • Piadas que podem ofender alguém ou algo.

Entre outras coisas que podem causar mal estar. Uma sacada interessante é que você estude o seu público para entender quais são os tipos de conteúdos que mais se conectam com o alvo.

 

Posicionamento de Marca – 7 Ações Que Podem Te Destruir.

 

Posicionamento de Marca – #7 Informações Erradas

A partir do momento em que sua marca busca atingir a alguém, você deve estar ciente de que a sua responsabilidade se torna grandiosa, principalmente na entrega das informações.

Isso quer dizer que você deve ter cuidado no momento de comunicar algo, pois se você entregar informações erradas, isso pode destruir a sua credibilidade, autoridade, confiabilidade, ou seja, o posicionamento da sua marca.

Por isso, tenha bastante atenção nesse quesito. Tem dúvidas sobre o que vai disponibilizar ao público? Pesquise, se certifique de todas as informações antecipadamente.

Revise tudo antes de tornar as informações públicas, isso lhe ajudará a diminuir as chances de erros. Ok?

Pronto! Agora você conhece as 7 ações que podem destruir a sua estratégia de posicionamento de marca. Espero que você tenha aproveitado todo o conteúdo entregue através desse material.

Esse é o momento ideal para que você analise o seu negócio e verifique se uma ou mais ações descritas aqui estão aplicadas ou sendo praticadas em sua estratégia. Caso haja é hora de corrigir e trabalhar para evitar a recorrência desses erros.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo através dos comentários ou pelas redes sociais, terei enorme prazer em lhe retornar.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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