Recentemente, escrevemos um conteúdo sobre Podcasts que nos rendeu muitas perguntas, o que nos mostrou que muita gente vê nesse formato fortes possibilidade de obter melhores resultados.
Além disso, ao final desse material ao qual nos referimos acima, nós fizemos uma promessa: Criar um novo conteúdo que ensinasse como criar um podcast.
Como, nós, do Mestre do Ads, sempre cumprimos o que prometemos à você, esse conteúdo finalmente saiu.
Como você sabe, o Podcast já é uma figura conhecida por nós, principalmente, porque ele foi largamente explorado e utilizado na década de 90, época em que as transmissões de rádio eram uma febre, impulsionando pessoas à sentirem vontade de criarem suas próprias estações.
Claro, os podcasts era a solução perfeita para tal, só que hoje eles são muito mais do que simplesmente uma rádio particular para a curtição entre amigos e conhecidos.
Eles se tornaram uma excelente ferramenta de marketing para empresas e muitas delas já perceberam isso.
Sabendo das grandes vantagens que o podcast oferece, nós vamos lhe mostrar tudo que você precisa para criar o seu.
Vamos lá?
#Defina o Que Você Irá Oferecer
Como você já sabe, a versatilidade dos podcasts permite que você trate dos mais diferentes temas e tenha uma infinidade de formatos de apresentação.
Então, a primeira coisa que você precisa fazer para ter sucesso com o seu podcast é definir exatamente o que você irá oferecer ao seu público.
Para isso dois pontos são importantes:
- Público alvo: Conhecer perfeitamente seu público alvo, incluindo seus temas de interesse, linguagem, idade, gênero, localização, poder aquisitivo…
- Mercado: Conhecer profundamente o seu mercado de atuação, incluindo as práticas comuns dos seus concorrentes diretos e indiretos.
Essas informações vão te ajudar a enquadrar melhor o seu programa, fazendo com que você ofereça exatamente o que o seu público procura/precisa, sem ser só mais um em meio ao mercado, pois conhecendo o que o seu concorrente faz, fica mais simples desenvolver um diferencial que lhe dê mais poder de atração.
Tenha um plano de ação bem definido e completo, faça pesquisas de palavras-chave e tome muito cuidado para não se tornar repetitivo, pois o segredo para o sucesso é ser relevante.
Outra coisa muito importante quanto ao formato do seu podcast é o tempo de duração que ele irá ter.
Normalmente, os podcasts existentes no mercado trabalham com a média de 15 minutos, mas isso pode variar de acordo com o seu ramo de atuação e público.
Investigue seu mercado para entender melhor as necessidades da sua possível audiência e o tempo médio utilizado por seus concorrentes, principalmente, verificando qual o nível de aceitação e interação do público em relação a eles.
Faça testes no início da implementação, isso é algo muito interessante para que você consiga uma definição mais assertiva.
#Itens para Gravar um Podcast de Qualidade
Para conseguir levar algo de qualidade ao seu público, é preciso que você fique atento há alguns pontos que irão ser pilares da sua comunicação nesse formato. São eles:
- Tenha um roteiro: Para tornar a sua comunicação mais otimizada, procure montar um roteiro para que ele sirva como seu direcionador na hora de gravar o Podcast. Ele ajudará você a não se perder, além de organizar o seu programa de forma mais dinâmica, didática e interessante. Se o seu podcast for mais longo, não se esqueça de definir muito bem os blocos, sempre tentando fazer conexão e chamando seu público para continuar lhe ouvindo.
- Tenha um bom sistema de áudio: A qualidade do seu áudio é fator principal para que você consiga se comunicar bem com seu público alvo. Por se tratar de um podcast, não basta que você tenha um ótimo conteúdo em mãos, é preciso que seu áudio seja o melhor possível, afinal, nenhum usuário quer ficar se esforçando para ouvir o que você tem a falar. Por isso, faça uma boa pesquisa de microfones, não precisa comprar algo caro, faça testes e escolha um de boa qualidade. Os principais microfones para essa finalidade são os condensadores e os dinâmicos.
Se você tiver em um ambiente isolado, sem muitos ruídos externos, os condensadores são melhores, para locais com maior agito, os dinâmicos é a melhor escolha. Claro, os padrões de captação de áudio também podem influenciar, mas isso você vai conseguir entender melhor na prática, adquirindo experiência.
Microfones que vêm junto à gravadores também podem ser uma ótima saída para começar as gravações do seu podcast.
- Edição e Gravação: Independente do seu equipamento de captação de áudio, você, sem dúvidas, vai precisar de uma plataforma que faça a edição e a gravação do seu podcast. O Audacity é bastante conhecido e utilizado para essa finalidade, inclusive, é gratuito. Além disso, as suas funções são bastante intuitivas, então fique tranquilo, você vai conseguir trabalhar com ela.
Depois de fazer toda a edição, cortando falas, nivelando o volume das falas e tudo mais, você terá que fazer a exportação do áudio do seu programa, não se preocupe, mais uma vez, essa é uma tarefa bem simples e o formato mais indicado para os podcasts é o MP3.
#Disponibilizando seu Podcast
Chegou o momento mais esperado, disponibilizar seu podcast para seu público.
Para fazer isso, você precisa escolher quais plataformas vai utilizar, existem diversas, inclusive, gratuitas. Se você tiver um site exclusivo para o podcast, ele pode começar a ser divulgado ali mesmo.
O Soundcloud é também uma excelente plataforma para esse tipo de estratégia e o mais interessante é que ele possui conta gratuita.
Claro, você também deve fazer a divulgação do seu podcast em suas plataformas de atuação, como as redes sociais e e-mail. Isso é imprescindível para torná-lo mais popular.
Uma boa sacada para disponibilizar seu conteúdo e se quiser, posteriormente, cobrar pelo acesso, é subir seu podcast no iTunes, que tem um local especial para os podcasts. Ah, é gratuito, ok?
Pronto! Agora você já tem tudo para começar a criar os seus podcasts, esperamos ter lhe ajudado.
Ficou com alguma dúvida, então venha conversar com a gente. Será um prazer pode lhe ouvir.
Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!
Forte Abraço.