Não é de hoje que a tão famosa crise nos assusta. Ela foi prevista há alguns anos atrás e nós entramos em pânico. Foi comentada a meses atrás e nós passamos a não dormir á noite em seu aguardo. Atualmente, vivemos dentro dela e nos preocupando com o que vai acontecer no futuro!

Você também está percebendo que muitas pessoas estão tão com medo da crise que estão causando mais pânico do que juntando forças para sair dela? Particularmente, vejo uma exaltação muito grande da mídia em relação a ela, parece que eles querem acender uma alerta de algo que não existe.

Os jornais estão tão lotados de notícias negativas que chega a dar uma sensação ruim cada vez que um começa. E tem mais, parece que dia após dia, ficamos esperando notícias piores ainda serem ditas, não é mesmo?

 

Você já tem um plano de ação.

 

Bom, mas a gente não está aqui para falar de política, correto? Senão, daqui a pouco, você vai achar que eu enlouqueci e estou falando de outros assuntos no blog. Não, não.. Nosso foco se manterá firme e forte em geração de tráfego, leads, estratégias de vendas e de tudo um pouco que faz parte do universo do marketing digital.

O assunto de hoje é bem interessante, justamente, por isso comentei um pouco sobre a situação do Brasil. O plano de ação é fundamental para evitar crises ou sair delas mais rapidamente, uma vez que, com tudo planejado fica muito mais fácil visualizar onde ocorreu o problema e o que fazer para arrumar de forma rápida.

Entenda que problemas sempre vão acontecer em todos os lugares e o empresário que falar que sua vida foi apenas de glórias está mentindo. Isso porque, todos nós passamos por altos e baixos! Eu mesmo já fali empresas e já perdi muita grana com anúncios antes de criar o método Conversão Extrema, no entanto isso nunca me fez desistir, muito pelo contrário, me deu forças para seguir adiante.

As pedras no caminho devem servir de motivação, pois cada uma delas é uma experiência vivida, entende? O conjunto das experiências tem o poder de ir moldando a nossa maneira de ser no mundo dos negócios e faz com que consigamos, agir muito mais pela razão do que pela emoção.

Talvez, você já tenha até ouvido falar de plano de ação, mas nunca parou para pensar sobre o que é e qual a sua importância e o que ele poderia fazer com o seu negócio. Pode ficar calmo, pois meu papel aqui é justamente ajudar você, logo só finalizarei esse conteúdo quando tiver certeza que você sabe o que é um plano de ação e ainda, te ensinar, de forma muito simples, a criar um plano de ação para o seu projeto.

Vou pedir para que você dedique 5 minutos de seu tempo, para desfrutar junto comigo desse material muito bacana. Tenho certeza que, ao final dessa leitura, você vai entender a importância de colocar um plano de ação em prática ainda hoje.

Vamos juntos?

 

O que é um plano de ação?

Definir plano de ação é muito simples, pois não há como fazer rodeios no tema. O plano de ação consiste em uma ferramenta que te ajudará a acompanhar suas atividades, como se fosse uma agenda de planejamento, sabe?

 

Você já tem um plano de ação

 

O plano de ação vai controlar desde as suas reuniões, até as estratégias de seu projeto, uma vez que, você precisará monitorar todas as suas ações para que, ao final, você consiga mensurar os resultados ou então, resolver os possíveis problemas.

Muitos acreditam que ter um plano de ação é bobagem, pois já trabalham com um planejamento estratégico detalhado, mas isso não é verdade. Entenda que plano de ação é uma coisa, planejamento estratégico é totalmente diferente.

O planejamento estratégico é espécie de rota de viagem, onde você mapeia todos os caminhos para não se perder no meio da estrada. No mundo dos negócios, será o planejamento de metodologia assertivas de vendas, compras, relacionamento ao cliente e diversas outras áreas. Todas essas estratégias juntas abrem um mar de possibilidades, pois será com elas que você tentará superar suas metas, correto?

Já quando se fala em plano de ação, podemos entender como um diário de bordo, um local onde você vai descrever tudo que está ocorrendo para que assim, no papel, você consiga visualizar, de forma clara, quais são os pontos que devem ser melhorados, quais são os pontos críticos e quais são os lugares onde tudo está funcionando perfeitamente.

Deu para entender a diferença? Caso alguma dúvida tenha restado sobre esse assunto, não tenha vergonha, use o formulário abaixo para me perguntar. Respondo pessoalmente tudo e te ajudarei no que estiver em meu alcance, tudo bem?

Estamos prontos para continuar? Quero te ensinar a criar um plano de ação de forma rápida e prática.

Topa?

 

Como criar um plano de ação?

Você já deve ter percebido a importância de ter um plano de ação para o seu negócio, não é mesmo? Sei que você quer aprender para começar a aplicar tudo, sendo assim, eu não poderia terminar esse material sem te ensinar a criar um.

Antes de começar, preciso que entenda que não tem um jeito certo de criar um plano de ação. Existem vários modelos, vários jeitos e diversas planilhas. O que você precisa fazer é usar um que se encaixe perfeitamente com seu modelo de negócio para que assim, não haja qualquer problema durante a execução.

 

Você já tem um plano de ação,

 

Separei aqui alguns componentes básicos para que você crie um plano de ação. Lembre-se que os pontos que apontarei são apenas os necessários para criar seu plano básico, no entanto, você é totalmente livre para modificar á sua vontade.

  1. O que?: O primeiro ponto é o que deve ser feito. Você está fazendo o plano de ação por qual motivo? O que você quer melhorar, alterar e mudar? Isso é importante, pois você consegue focar melhor na área em questão;
  2. Como? : Antes de fazer, eu preciso saber como fazer, sendo assim, você vai precisar analisar as coisas e tomar uma decisão para que assim, você encontre a melhor alternativa. Se você já tiver um plano de ação anterior, pode comparar suas anotações com o planejado e assim, checar resultados para não cometer os mesmos erros;
  3. Foco: O plano de ação foi feito para ser seguido, logo, se você foi o criador ou está participando de sua composição, se comprometa a entregar as informações diárias necessárias, senão, ao final, não vão haver dados comparativos.
  4. Prazo: O prazo é importante em um plano de ação, pois é ele que determinará quando as metas precisam ser cumpridas. É importante lembrar que o planejamento deve ter uma tempo hábil confortável para ser aplicado, pois se forem muito logos ou curtos demais, se tornaram mais complexos.
  5. Andamento do Plano: É preciso separar um espaço para anotações de andamento, experiência e resultados, pois assim, você conseguirá visualizar, ao final de tudo, como foi o seu comportamento perante o planejado, onde você errou ou acertou, entende?

 

Acredito que agora tudo tenha ficado claro quanto a importância de um plano de ação, estou correto? E não é só isso, você aprendeu a fazer um plano de ação básico, porém totalmente útil para o seu negócio, você gostou?

Fico muito feliz de poder compartilhar esse conhecimento com você e me sinto muito honrado de ter a sua confiança até aqui. Por isso, eu gostaria de te pedir um favor.. Compartilhe esse material com quem você acha que pode ser útil, pois assim podemos alcançar muito mais empreendedores.

Mais uma vez, obrigado!

Até breve.

Compartilhar.