Para quem está procurando uma forma de melhorar os seus resultados e assim, aumentar o seu tráfego, capturar um maior número de leads ou até mesmo melhorar a sua taxa de conversão, nós temos uma solução: faça uso do Google Ads.

Muitos acreditam que o Ads só pode ser usado se o seu foco é em vendas, porém a plataforma lhe proporciona uma gama inexplicável de possibilidades, basta que você consiga entender as principais funcionalidades da plataforma.

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Se engana quem acha que para começar a ter sucesso com anúncios do Ads, basta fazer a criação, jogar na rede e esperar que os frutos comecem a aparecer. Será preciso planejar campanhas no Google Ads para que bons resultados sejam obtidos.

 

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Costumo dizer que existem 2 pilares para o sucesso dos anúncios:

  1. O planejamento: O primeiro deles é conseguir fazer um planejamento assertivo de sua estratégia, visando sempre o seu objetivo final, independente de qual seja. Sendo assim, ao criar uma campanha procure estudar qual o seu melhor produto, a forma que deseja impactar o seu consumidor e também, como será feita essa missão.
  2. Ajustes: O segundo ponto, depois do planejamento já feito, é saber quais são os ajustes necessários a se fazer, tudo isso baseado nos dados coletados. Por exemplo, você acabará descobrindo quais são os melhores horários para veicular sua campanha, de onde vem a maioria de seus cliques e demais informações que lhe ajudaram a melhorar suas campanhas. Para isso, é preciso que você faça a integração com Google Analytics com o seu anúncio para que as métricas possam ser mostradas.

Agora que você já tem uma boa noção sobre a importância do planejamento nesse tipo de tarefa, quero que aprendas algumas dicas que vão lhe ajudar a planejar campanhas no Google Ads.

Preste bastante atenção e anote ao máximo, pois irá valer a pena!

Vamos lá?

 

#Dica 1 para planejar campanhas no Google Ads: Tenha certeza na escolha das palavras chaves

Existem muitas dúvidas quanto a utilização e escolha das palavras chaves para serem usadas em um anúncio. A questão toda é que ninguém nunca terá 100% de certeza se um termo irá funcionar tão bem quanto esperamos ou se precisará ser reajustado.

Nesses casos, termos que usar a tentativa e erro ou melhor o famoso teste A/B para anúncio. Caso você seja um leigo no assunto e não faz ideia de como começar a descobrir quais são as melhores palavras chaves relacionadas ao seu negócio, conte com a ajuda do Keyword Planner. É uma ferramenta gratuita e do próprio Google.

Comece fazendo uma lista de palavras chaves que você acreditar fazer relação com o seu nicho de mercado, sempre inserindo termos de mais focados e os outros mais genéricos. Após concluir esse trabalho, vá jogando uma a uma no Keyword Planner e espere ele gerar os resultados.

Você verá que para cada uma delas, uma lista de correspondências será criada com informações de volume de busca, se são competitivas e qual o valor para uso.

Faça uma análise muito bem detalhada de todas essas informações.

 

planejar campanhas no Google Ads

 

#Dica 2 para planejar campanhas no Google Ads: Crie grupos de anúncios

Como você já tem as palavras chaves escolhidas, chegou a hora de dar um passo a frente na forma de planejar campanhas no Google Ads. Então, ao invés de jogar cada palavra em um anúncio, separe elas em grupos para que possam ser disponibilizadas nas campanhas.

Ao criar grupos de anúncios é possível fazer uma segmentação muito mais assertiva e assim, conseguir obter melhores resultados. O ideal é separar de 9 á 11 termos de busca por campanha, certificando de que eles fazem relação com seu anúncio.

Quando você segmenta palavras chaves parecidas é muito mais fácil analisar os dados em um futuro próximo e assim, conseguir melhorar o desempenho.

 

#Dica 3 para planejar campanhas no Google Ads: Escreva anúncios focados no termo que escolheu

Esse é o momento de colocar a mão na massa e se preparar para escrever diversos anúncios. Isso porque, cada grupo de palavras precisa de um conteúdo focado em seus termos. Seria até ideal, que fossem inseridos no contexto a maioria das palavras chaves, porém sempre visando o sentindo e a qualidade.

Um bom macete para a criação de texto do anúncio é sempre focar na intenção do usuário, ou seja, no que será que minha campanha irá ajudar? Tal atitude fará com que você melhore o seu índice de qualidade e assim, vá ganha ganhando pontos com o Google.

Procure sempre conectar os seus anúncios entregando as informações necessárias de primeiro momento. Para isso, a escolha das palavras certas e fundamental.

 

#Dica 4 para planejar campanhas no Google Ads: Crie landing pages com as palavras chaves

Como você já deve ter percebido, no Google Ads, tudo é baseado nas palavras chaves. Sendo assim, ao inserir o link de saída, no caso a sua landing page, será necessário fazer a utilização dos termos escolhidos para o anúncio.

Isso ocorre porque é uma forma de facilitar a vida de seu usuário. Imagine que ele está no Google buscando a informação sobre algum item relacionado a carro ou a peças de carro. Seu anúncio chamou a atenção justamente por destacar esse ponto, porém quando ele clica, cai em uma página de lavagem de carro..

Era isso que ele estava buscando? Não! Ele queria peças de carro!

Uma atitude dessas não pode ocorrer, sendo assim, se no seu anúncio foi usado termos relacionados a peças de carro, itens para carro e etc, em sua landing page é preciso trabalhar as mesmas palavras, entende?

Fique muito atendo a essa correspondência, pois uma página de destino de qualidade é um dos requisitos que fazem você pontuar no índice de qualidade do Google!

 

#Dica 5 para planejar campanhas no Google Ads: Segmente pelo termo

Essa é uma excelente dica para quem está tendo o primeiro contato com as formas de planejar campanhas no Google Ads, pois essa sacada tem o poder te fazer economizar muito dinheiro.

Ao criar a sua campanha, atente-se em fazer a correspondência de palavras chaves, ou seja, programar para que o seu anúncio só seja mostrado quando um usuário pesquisar pela palavra chave exata ou algum termo relacionado.

Existem as palavras chaves negativas que devem ser usadas sempre. Para quem não sabe é como se fosse feito o bloqueio do uso de algum termo, por não condizer com o objetivo do anúncio, mesmo sendo uma palavra chave parecida. Por exemplo, vamos supor que a Schutz esteja fazendo uma campanha de publicidade online. A marca é conceituada no mercado de calçados, trabalhando com materiais de qualidade e por isso tem preços elevados. Sendo assim, usar em suas campanhas termos como: “ sapatos baratos”, não condizer com o público alvo, concorda? A mesma aplicação se dá a trabalhar “sapatos usados”, concorda?

Por mais que ambos os termos sejam ligados ao nicho de calçados, não podemos dizer que o usuário vai encontrar sapatos baratos e muito menos usados.

 

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#Dica 6 para planejar campanhas no Google Ads: Defina a região do anúncio

Se você presta um serviço regionalizado ou vende produtos apenas para uma determinada região, certifique-se de limitar o local de impressão de seus anúncios, pois dessa forma você evita gastar dinheiro com regiões que você não atende.

Sempre digo que não adianta nada anunciar para todo o Brasil, se o seu frete só atende as regiões sul e sudeste. Os usuários de outras localidades até estão te vendo, porém não podem comprar de você.

 

Estamos chegando ao fim de mais um conteúdo muito bacana e deixo para você 6 dicas incríveis para planejar campanhas no Google Ads. Claro que, com o passar do tempo e uso da plataforma, será possível aprender mais macetes e assim, ir turbinando melhor as suas campanhas. Porém, para quem está começando, tenha a certeza que com essas dicas já será possível encontrar bons resultados.

Ficou alguma dúvida sobre esse assunto ou tem algo que você queira me perguntar?

O canal de comunicação entre nós é aberto, então sinta-se a vontade!

Espero te ver em breve, viu?

Até mais!

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