Faz pouco tempo, falei sobre esse assunto por meio de um Periscope que realizei, ele foi muito produtivo, por sinal, porém achei interessante disponibilizar esse conteúdo de uma outra forma, de maneira que você pudesse acessar quando quiser, sempre que quiser. No entanto, caso queira acesse: http://www.perisearch.net/search.php?q=tiagobtessmann

Não encontrei melhor maneira, que não fosse aqui nesse canal. Se você me conhece, ao menos, um pouco, sabe que gosto de disponibilizar o conteúdo em diversos formatos, diferentes entre si, assim consigo transmitir mensagens valiosas a todos os gostos.

Bom, se você não sabe do que eu estou me referindo, já lhe explico. Recentemente, parei para pensar sobre o que eu queria alcançar em 2016, quais eram os meus objetivos, as minhas metas, possíveis conquistas. Perguntei a várias pessoas da agência se eles já haviam feito o planejamento 2016 deles e as maiorias disseram que não. Eu pensei comigo mesmo:

 

planejamento 2016.

 

  • Já estamos quase no último dia do ano. Não fazer o planejamento 2016 é quase um pecado capital!

Tudo bem, eu sei que depende de cada um. Para algumas pessoas o planejamento nem faz tanto sentido, mas para quem precisa de um mínimo de organização, assim com eu, realizar o planejamento do ano que se aproxima é quase que uma obrigação.

Então sentei para fazer o meu planejamento, o pessoal, pois o profissional já havia feito no começo de dezembro com toda a equipe. E sabe o que aconteceu? Nada! Eu travei. Não consegui desenvolver absolutamente nada, procurei por recursos tecnológicos, aplicativos, mapas mentais, tudo que pudesse me ajudar a descobrir meios de traçar minhas metas e nada.

Até que eu resolvi deixar essa ideia descansar um pouco em minha mente, no dia seguinte, as coisas foram fluindo melhor e, finalmente, eu consegui concluir a tarefa. Muito satisfeito, comecei a pensar sobre essa dificuldade que enfrentei e logo me veio à cabeça de que eu poderia não ser o único, muitas pessoas poderiam estar passando pela mesma complicação.

A essa altura, você já deve saber o que eu acabei por concluir, não é mesmo?

  • Porque não ajudar? Eu posso compartilhar todo o meu conhecimento adquirido nessa experiência e como eu fiz para solucionar e vencer essa dificuldade.

Essa conclusão estava mais que firmada. Comecei com o periscope, mas sei que nem sempre você tem tempo disponível para me assistir ao vivo, ou talvez não goste muito de assistir a vídeos um pouco mais extensos, então tive a certeza que o conteúdo entregue lá, deveria ser disponibilizado aqui. Assim o fiz, reunindo o que há de melhor sobre o assunto, com intuito de tornar o material acessível, interessante e capaz de solucionar essa questão de forma mais simplificada.

Antes de começarmos efetivamente, preciso te fazer uma pergunta:

  • Você já fez o seu planejamento 2016? Quando digo planejamento, não falo se você já sabe o que quer para 2016, suas metas, desejos, não, eu quero dizer se você já escreveu tudo no papel ou em um aplicativo específico para tal. Portanto, a pergunta é:
  • Você já colocou todo o seu planejamento na folha de papel ou em um aplicativo voltado a isso?

Se a resposta for não, então tenho certeza que eu posso lhe ajudar nessa tarefa. A partir de agora, vou lhe mostrar tudo que fiz para criar o meu planejamento 2016, anote aí, pois ao final desse conteúdo, você irá precisar para fazer o seu. Está preparado?

 

planejamento 2016..

 

Fazendo o Seu Planejamento 2016

Para começar, vou lhe mostrar os recursos que me ajudaram na concretização desse planejamento, assim você pode realizá-lo de maneira mais contundente e precisa. Confira:

  1. Roda Da Vida: Esse recurso demonstra as áreas da sua vida, em cada área, você deve escrever a sua meta, é importante escrever e não deixar só na mente, pois isso irá lhe ajudar na visualização do que você almeja alcançar e consequentemente na organização. Vou exemplificar para você a seguir, para o entendimento ficar ainda mais claro. As áreas são:
    • Saúde: Quais são suas metas de saúde para 2016? Ir ao dentista? Emagrecer? Ficar mais musculoso? Aqui, você deve colocar quais são as suas metas ligadas à sua saúde.

 

planejamento 2016

 

  • Lazer: Se você ficou surpreso por essa área estar no planejamento, não fique. O lazer é essencial para a sua motivação e consequentemente produtividade, portanto reserve um período para o seu lazer. Nesse ponto você vai definir quais são os seus objetivos na área do lazer. Podendo ser fazer uma viajem ou ir a um lugar determinado, o importante é exercer uma atividade que te proporcione prazer extremo.

 

  • Financeira: Essa é uma das áreas mais planejadas, mas também a que mais traz dores de cabeça. Para que isso não te tire o sono, coloque aqui as suas metas financeiras, quanto que você almeja ganhar em 2016.

 

  • Sentimental: Você quer casar? Quer conquistar aquela pessoa? Quer melhorar sua relação? Essa área é o lugar de você inserir quais são suas metas sentimentais

 

  • Vida Social: Fazer amizades? Criar vínculos? Nesse item você deve preencher com todas as suas metas 2016 voltadas a vida social.

 

  • Realização Pessoal: Mudar de emprego? Ter o próprio negócio? Adquirir algo que é um sonho pessoal? Aqui é o lugar certo para colocar esse tipo de meta.

 

  • Espiritual: Independente em que você acredita, essa meta é importante para que você fique bem consigo mesmo, internamente. Aqui você deve colocar metas para elevar o seu espírito, o seu eu interno, com intuito de elevar para o próximo nível.

 

  • Família: Você almeja visitar mais sua mãe em 2016? Resolver um problema de relacionamento com aquele parente? Aqui é o local ideal para que você coloque suas metas relacionadas a essa questão.

Pronto, você já tem a roda da vida toda preenchida, portanto chegou o momento de avançarmos para a segunda fase. Para isso, pegue uma folha de papel em branco e escreva “2016” no título. Na folha você vai colocar os seguintes tópicos:

  • Q1
  • Q2
  • Q3
  • Q4

Você pode estar querendo me perguntar: “Tiago, o que é esse “Q”? Simples, esse “Q” significa Quarter que em português é o trimestre, portanto você colocará seu planejamento 2016, dividido em 4 partes.

Por exemplo, vamos supor que uma de suas metas seja perder 30 quilos no ano de 2016. No Q1, você deve descrever quais serão suas metas iniciais para, ao final, conseguir alcançar a perda de 30 quilos. Então, no Q1 poderia ser assim:

  • Q1: Fazer dieta, me matricular na academia e perder, pelo menos, 5 quilos.

Você irá completando o seu primeiro Quarter, ou seja, 3 meses do ano, com suas metas de cada área da roda da vida, fazendo a subdivisão do que é mais importante, mais urgente ou até mesmo mais alcançável de realizar.

Você fará um planejamento dentro desses quatro trimestres do ano de 2016 de acordo com as metas estipuladas para cada área da sua vida. Fazendo com que as metas sejam alcançadas gradativamente com o decorrer do tempo. Exemplo:

  • Q1: Realizar as metas da família, Sentimental e Social.
  • Q2: Continuar alimentando sentimental, social e alcançar a meta espiritual.
  • Q3: Alimentar a meta espiritual, alcançar a meta de saúde, financeira e lazer.
  • Q4: Alcançar a realização pessoal, continuar alimentando a meta espiritual, saúde, financeira, sentimental, social, família e lazer.

Tendo a certeza de que você está ciente disso, preciso lhe entregar duas sacadas matadoras. Essa sacada irá lhe ajudar a fazer tudo que eu lhe ensinei com maior facilidade. Preciso lhe fazer uma pergunta antes:

  • Você é do tipo de pessoa que no início de um projeto ou de um trabalho novo tem empolgação máxima e com o decorrer do tempo vai perdendo o gás? Por exemplo, tem um projeto novo e por isso você acorda 7h da manhã, quando vai passando o tempo você passa a acordar às 8h e ao final, está acordando correndo, em cima da hora? Se você é assim, tenho que confessar que eu também sou assim.

Agora vem a bomba, mas eu preciso te contar. Se você não é consistente, você não terá sucesso. Não, eu não estou querendo te desanimar, pelo contrário, eu mesmo já enfrentei isso, mas quero lhe ajudar a ter melhores resultados e não enfrentar, assim como eu, essa consequência, de não alcançar as metas por falta de consistência.

Nesse momento, eu te ofereço duas sacadas sensacionais para que você não passe por esse tipo de problema. É simples, mais é poderoso.

As sacadas são dois livros extremamente agregadores nesse sentido, você aprenderá como acabar com o problema da inconsistência. O primeiro livro é “O Poder do Hábito” e o segundo livro é “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.

Antes de terminarmos esse conteúdo, quero lhe dar outra dica, tenho absoluta certeza que será bastante útil em sua rotina no sentido de lhe ajudar a manter os hábitos necessários para alcançar as suas metas.

A dica é um aplicativo gratuito e disponível para Android e IOS, o nome é “Coach.Me”. Quando você entra no aplicativo com o seu login, você irá perceber que ele é uma rede social de hábitos, as pessoas se unem para criar hábitos saudáveis no seu dia a dia. Você irá colocar suas metas de hábitos, por exemplo, não tomar refrigerante e irá anotando dia a dia se cumpriu ou não a meta, fazendo com que você tenha um maior controle no acompanhamento da progressão de suas metas.

A rede social dos hábitos também conecta as pessoas com os mesmos objetivos, disponibilizando uma interação por meio de perguntas e respostas que podem lhe ajudar a vencer dificuldades em comum, sem contar que ele também permite que você crie despertadores para lhe lembrar sobre hábitos que você deve exercer durante o dia.

No início, criar um hábito na vida real pode ser difícil, mas com o tempo as atividades se tornam naturais e mais simples de serem realizadas.

 

planejamento 2016,

 

Se você quer ser acima da média, você vai ter que ralar muito mais e não tem fórmula e nem segredo para tal.

Tenha um mentor para lhe auxiliar, escolha aquele profissional que não vai passar a mão na sua cabeça, procure aquele profissional que você admira e que compartilha dos mesmos propósitos que você. Tenha um mentor que irá lhe dar apoio e opiniões reais, isso também lhe ajudará a chegar ao próximo nível.

Espero ter lhe ajudado nessa tarefa. Caso tenham surgido dúvidas, basta entrar em contato comigo através dos comentários ou pelas redes sociais, lhe responderei pessoalmente o mais rápido possível.

Até a próxima. Forte Abraço!

Compartilhar.