Quem trabalha com vendas online costuma ter um grande problema com abandono de carrinhos ou compras que são abandonadas no meio do processo, não é mesmo? Na grande maioria das vezes, podemos ser os principais culpados por esse índice tão alto…

Claro que não fazemos por mal, afinal quem trabalha com vendas online preocupa-se muito em obter uma boa taxa de conversão todos os meses. No entanto, não adianta ter uma estratégia de anúncio excelente, um planejamento de ação funcional, produtos atrativos e até mesmo um atendimento de ponta, se a sua página de checkout não funcionar como deveria.

Sua página de checkout é o principal canal de comunicação entre o que você está oferecendo e as pessoas que desejam comprar com você, então se ela apresenta falhas ou falta de elementos, com toda a certeza, o reflexo disso irá aparecer em seus resultados.

Quando sua página não tem coerência, é confusa ou tem botões que não funcionam como deveriam, você acaba espantando todo o tráfego que trouxe até ali. Esses usuários acabam indo embora comprar em um dos seus concorrentes.

Temos a certeza que você não quer que isso ocorra, não é mesmo?

Então, preparamos um material muito especial sobre quais são os elementos para ter uma página de checkout perfeita.

Venha com a gente!

 

Elementos para uma página de checkout perfeita

 

#Call to Action da ação precisa estar em destaque

Quando um usuário entra em sua página em busca de algum produto ou serviço, você já fez com que ele avançasse 50% do caminho, não acha? Você já fez com que ele achasse a sua marca interessante e, por isso, desejou saber mais informações.

Ao entrar na sua página de compras, as chances de que a conversão, realmente, ocorra são bastante altas. Só que ele precisa encontrar a opção para avançar na aquisição.

Seu botão de call to action precisa estar em destaque em toda a página, deixando para ele o caminho bem claro de como ele deve fazer para seguir.

É bastante comum ver lojas virtuais ou e-commerces que não dão o devido destaque para o botão de CTA e acabam deixando o usuário perdido.

Acredite, seu futuro cliente não tem muita paciência para ficar procurando em toda a página onde está o próximo passo. Se você não deixar essa ação bem clara na frente de seus olhos, as chances de ele ir embora e não gerar a conversão são bem grandes.

 

# Processo de compra

A opção de comprar pela internet é escolhida por muitos fatores, no entanto, a grande maioria das pessoas acabam optando pelo valor mais atraente e pela rapidez de compra.

Ninguém gosta de passar horas na fila para comprar o produto, então porque você acha que eles gostariam de ficar preenchendo diversos formulários e passando por 500 etapas?

Deixe bem claro como anda o progresso da compra e quais passos faltam para que a confirmação seja obtida. Isso aumentará as chances de que o usuário chegue até o final sem desistir nas últimas etapas.

 

# Deixe sempre a imagem do item comprado à vista

Essa é uma informação que pode mudar a forma com que sua taxa de conversão vem sendo apresentada, por isso preste bastante atenção.

Muitos compradores, principalmente os inexperientes, colocam um item no carrinho e em algum momento do processo acabam esquecendo-se do que colocou ou então, querem confirmar algum detalhe da cor ou do modelo escolhidos.

Se você não tem uma miniatura da imagem do produto selecionado e uma pequena descrição do item, as chances de o usuário retornar ao processo para a confirmação de detalhes é bem grande e, talvez, ele acabe não fazendo o processo de compra novamente.

Evite ao máximo que ele precise retornar!

 

Elementos para uma página de checkout perfeita,

 

# Edições dos itens no processo

Como dissemos acima, quando o usuário precisa voltar para fazer uma confirmação e nesse caso, uma edição, as chances de que ele conclua a compra diminuem muito, pois nesse retorno ele pode se distrair com alguma coisa ou então, acabar desistindo mesmo.

Para quem trabalha com vendas online, voltar não é uma boa opção. Avançar no processo é o ideal sempre. Então, permita que o comprador possa fazer edição de qualidades, cores, modelos e etc., sem precisar retornar e iniciar todo o processo.

 

# Opções de atendimento presente em todo o processo

Por vezes, ao tentar fazer uma compra, algo dará errado no meio do processo: pode ser que o item suma do estoque, que a modalidade de pagamento não esteja sendo aprovado ou que o desconto informado não esteja sendo aplicativo corretamente.

Todos esses itens são fatores que podem fazer com que o interessado desista da compra e você não quer isso, não é mesmo?

Durante todo o processo, deixe bem claro as opções de atendimento para que se algo der errado, ele possa entrar em contato com a central de atendimento com rapidez e facilidade.

 

# Salve os itens no carrinho

Durante o processo de compra, muitas situações podem ocorrer, da distração do usuário navegando pela internet, ao computador dele desligar do nada e ele perder tudo o que estiver fazendo no momento.

Então, se ele estiver escolhendo produtos, colocando no carrinho e algo ocorrer, será que ele retornará? Talvez! Garanta que se ele voltar, os produtos escolhidos por ele, ainda estejam no carrinho de compra.

Se ele se distrair ou algo diferente acontecer e ele tiver que voltar mais tarde, as chances dele efetuar as compras com os itens ainda no carrinho são muito maiores do que se ele precisar procurar tudo novamente.

 

# Opções diferenciadas de pagamento

Quem busca ter uma página de checkout perfeita, mas não oferece diferentes tipos de pagamento, pode ter a certeza de que irá continuar perdendo muitas vendas.

Não é difícil ouvir histórias de consumidores que estavam em dia com suas contas bancárias e cartões de crédito, mas por algum motivo sem explicação eles simplesmente são reprovados.

Quando isso ocorre, o usuário acaba procurando uma outra forma de efetuar o pagamento. Se você não tiver as opções que atendam às necessidades como boleto, parcelamento em 2 cartões, débito em conta, Paypal, Moip, Pagseguro, entre outros, as chances de ele não efetuar a compra por falta de opções de pagamento são bem grandes.

 

Elementos para uma página de checkout perfeita..

 

# Mostre segurança em suas páginas

Apesar do crescimento expressivo a cada ano, as compras pela internet ainda estão engatinhando no Brasil e muitos usuários deixam de comprar por se sentirem inseguros de colocar seus dados de pagamento em uma página desconhecida.

Para minimizar essa insegurança, certifique-se de usar selos de segurança que irão garantir que todo o processo é seguro. Alguns consumidores nem vão prestar atenção nisso, mas outros vão ficar de olho para ver se cada etapa do processo apresenta o selo de segurança.

 

Além dessas dicas, preocupe-se em verificar constantemente se todos os recursos estão funcionando como deveriam. Se as páginas estão apresentando os produtos corretos, se os cupons de descontos fornecidos estão funcionando, se não há problema com as opções de pagamento, se os botões funcionam e qualquer outro detalhe que possa ajudar a melhorar a experiência do usuário.

Aproveite para perguntar a cada cliente que acaba de receber seus produtos, como foi sua experiência de compra e o que ele acha que poderia melhorar. Esse tipo de feedback irá lhe ajudar a entender quais são os seus pontos falhos do processo e com isso, melhorar cada vez mais.

Tem alguma dúvida sobre o assunto ou algo que queira nos perguntar? Estamos à disposição.

Volte sempre, aqui, todos os dias conteúdos novos com dicas incríveis são disponibilizados!

Até logo.

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