A página de checkout de uma loja virtual é uma das responsáveis por consolidar conversões.

É como se ela fosse a etapa de consolidação de todas as táticas aplicadas ao longo de sua estratégia.

Apesar de muita gente tratá-la com uma simples etapa, a página de checkout é extremamente importante para o sucesso de um negócio, principalmente, se você trabalha com conversões em vendas.

O grande problema dessa falta de “consciência” é que nesse exato momento, milhões de conversões estão sendo perdidas.

Aqui no Mestre do Ads, nós já tivemos a oportunidade de conversar com você sobre maneiras de evitar que o seu carrinho de compra seja abandonado. Lembra?

O que esses conteúdos puderam lhe mostrar vai além da própria eficácia das dicas, isso quer dizer que é possível entender por meio deles que a página de checkout não é só mais uma etapa qualquer.

Ela nada mais é que uma das maiores responsáveis por levar o seu cliente até a última fase do funil de vendas e se caso ela não estiver preparada para tal, certamente, você poderá fazer todo o resto bem feito, mas mesmo assim não conseguirá conversões.

Sabendo que nem todo mundo sabe, exatamente, como compor uma página de checkout perfeita, preparada para gerar cada vez mais conversões, nós, do Mestre do Ads, resolvemos criar esse conteúdo.

Por meio dele você conseguirá visualizar os 7 itens que não podem faltar em sua página de checkout e, desse modo, terá a oportunidade de verificar se a qualidade da sua está adequada ou se será necessário incluir algum item.

Está preparado para começar? Então vem com a gente!

 

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#1 – Call to Action

O Call to Action ou a famosa chamada para ação é extremamente importante porque ela consegue guiar o usuário nas etapas que são necessárias para a finalização da conversão.

Por isso, não se esqueça de sempre utilizar o call to action em sua página de checkout, mesmo que pareça óbvio o caminho, à ausência das frases indicativas podem fazer o usuário se perder no processo.

Use chamadas para ação, como por exemplo:

  • Finalizar a compra agora.
  • Insira a opção de pagamento.
  • Adicionar mais itens ao carrinho.

Lembre-se! Os CTA’s precisam ser frases muito claras, não deixando dúvidas, nem possibilidades de má interpretação.

#2 – Indicação de etapas

Você sabe que ninguém gosta de perder tempo preenchendo longos formulários para realizar uma simples compra.

Apesar de o ideal ser sempre pedir somente as informações cruciais, há momentos que processos mais logos são necessários, como por exemplo, no cadastro de um cliente novo que deseja comprar em seu site.

Para melhorar a experiência dele é imprescindível que você tenha em sua página de checkout a indicação de etapas que o usuário terá que passar para finalizar o processo.

Esse “detalhe” faz com que o seu potencial cliente não desista tão facilmente, pois ele está consciente de quando vai terminar.

 

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#3 – Demonstrativo dos itens presentes no carrinho

Um dos grandes culpados do abandono de carrinhos é exatamente a falta desse item.

Isso acontece porque, muitas vezes, o usuário quer rever o produto que ele incluiu em sua sacola de compras e quando não há um resumo que demonstra todos eles, inclusive, suas características principais, o usuário volta à navegação, podendo se distrair e não mais voltar.

Se você não tem um resumo demonstrativo dos itens presentes no carrinho, então providencie.

#4 – Opção de alteração dos itens no carrinho

Como dissemos acima, não é interessante deixar que o seu usuário volte à navegação, seja por qual motivo for. Certo?

Só que se você não oferecer tudo o que ele precisa para finalizar a compra em sua página de checkout, ele precisará voltar.

Uma dessas coisas que precisam estar presentes nessa página é a opção de alteração dos itens no carrinho.

#5 – Opção para acrescentar mais itens na sacola

Sim! Avançar para a conversão é o foco, mas também você não deve obrigar o cliente a comprar 1 item de cada vez, não é verdade?

Para entregar uma melhor experiência ao usuário, facilite e agilize seu processo de compra disponibilizando um botão que ofereça a opção de fechar a compra ou voltar para acrescentar mais itens à sacola.

 

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#6 – Dados de atendimento da sua marca

Você precisa entender que por mais que tentemos fazer o máximo para o processo dar certo, vai haver alguns erros, vez ou outra.

Nessas horas, para minimizar as possíveis perdas, é imprescindível que você disponibilize os contatos de atendimento da sua marca.

Isso porque, primeiro, o cliente se sentirá mais seguro em comprar de você e, segundo, ficará mais simples solucionar problemas, como com o pagamento, por exemplo.

Deixe seus dados de contato sempre em área visível e, claro, com a sua equipe disponível para atender ao cliente o mais rápido possível, da melhor forma.

#7 – Possibilidade de salvar os itens da sacola

Pode ser que o seu cliente iniciou as compras, mas não pôde concluí-la porque estava fazendo toda a transação do celular e esqueceu o cartão em casa, por exemplo.

Ou, ele fez tudo, mas na hora de pagar, o chefe chamou, o bebê chorou, o telefone tocou… Enfim!

Concorda que se ele voltar… Seria muito mais cômodo se as compras dele ainda estivessem no carrinho, só esperando a finalização?

E tem mais, se ele voltar, talvez, ele até desistiria de fazer todo o trabalho de novo, caso as compras não estejam lá, já selecionadas.

 

A ideia principal para a composição de uma página de checkout perfeita é oferecer a melhor experiência ao usuário, colocando-se no lugar dele e pensando em como você gostaria de ser “recebido” quando fosse realizar uma compra.

É isso! Esperamos que esse conteúdo tenha sido imensamente útil para você. Chegou o momento de começar a colocar a mão na massa.

Ficou com alguma dúvida? Então venha conversar com a gente pelas redes sociais do Mestre do Ads ou deixe sua pergunta nos comentários abaixo, será um prazer poder lhe ouvir.

Desejamos-lhe sucesso sempre.

Forte Abraço.

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