O mobile dominou o mundo e isso é inegável. Independente de qual local do mundo a gente habite, celulares, tablets e smartphones estão na mão de pessoas de todas as idades.

O próprio Google já afirmou que a utilização do mobile já supera o desktop, afinal, o conforto de navegar de onde e quando quiser, torna todos os processos muito mais simples de serem executados.

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Então, se o usuário mudou a forma de acessar a internet e consumir informação, as empresas e marcas precisam mudar a forma de gerar e entregar esse conteúdo, você não acha?

A própria indexação do Google já está dando maior relevância à sites amigáveis e que estejam dando conforto e uma boa experiência de navegação ao usuário, vai querer perder posições por não estar seguindo as boas práticas?

Enfim, mas o assunto de hoje não é o posicionamento no Google, queremos falar sobre estratégias de e-mail marketing para mobile.

Você sabia que uma pesquisa realizada pela Litmus apontou que 54% dos usuários abrem seus e-mails através de dispositivos móveis?

Já um estudo feito pela Movable Ink, afirma que os 54% apontados pela Litmus ficou no passado e que o índice de abertura é de mais 68%.

Bom, o que tudo isso mostra pra gente?

Que mais da metade dos usuários tem preferido a navegabilidade pelo celular, então quando se fala em estratégias de e-mail marketing precisamos sempre pensar em oferecer recursos para que o usuário tenha uma boa experiência.

O blog do Mestre do Ads vai te dar algumas dicas para otimizar e-mail marketing para mobile.

Acompanhe!

 

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1º Dica – Abordagem fácil de ser lida

Por mais que o celular seja preferência entre os usuários, é fato que a leitura em telas de 4’, 5’ e até mesmo 6’ não é uma das ações mais confortáveis do mundo, concorda?

A dificuldade na leitura é óbvia e por mais que a gente queira passar horas e horas ali lendo, não tem como. Então, a primeira coisa que você precisa fazer é pensar em uma forma de tornar a leitura rápida.

Primeiro passo, procure encurtar ao máximo o assunto e o remetente do e-mail, senão fica difícil para ser identificado naquela telinha pequena.

Quanto ao conteúdo do e-mail, você precisará entender que por mais que tenham os mesmos objetivos, você não pode manter exatamente a mesma estrutura, pois o conforto de ler do desktop é bem diferente dos dispositivos mobile.

Então, quando pensar em criar um e-mail marketing, lembre-se sempre do tamanho, quanto maior, mais vezes o usuário terá que rolar a tela para baixo e, com isso, maiores são as chances de ele interromper a leitura antes mesmo de chegar ao final.

 

2º Dica – Sempre use design responsivo

Com toda a certeza você já sabe muito bem da importância dos designs responsivos e de como eles são fundamentais para que uma estratégia rode no mobile, não é mesmo?

Se não sabe do que estamos falando, aqui mesmo nesse blog, abordamos esse assunto várias vezes, dá uma procurada que você vai encontrar muita coisa bacana.

Para que sua utilização seja assertiva, entregando uma boa experiência ao usuário, você tem 2 possibilidades:

  1. A primeira delas é solicitando ajuda do seu pessoal de TI ou de um profissional que saiba fazer o desenvolvimento dessas peças. O marketing também precisará te ajudar, então será um trabalho em conjunto;
  2. A segunda opção é fazer a utilização de templates prontos, daqueles que basta fazer o preenchimento de acordo com o conteúdo que você quer utilizar.

Se você já trabalha com uma plataforma de automação de e-mail, dê uma conferida nas opções que ela disponibiliza para você. Certamente, ela já deve ter vários prontos para a rápida configuração.

Você vai notar que tudo é facilmente personalizável e você pode deixá-lo de uma forma que tenha total relação com a sua marca ou empresa.

A grande maioria das pessoas que trabalham estratégias de e-mail marketing já fazem utilização de templates prontos, pois além de serem mais baratos, são simples de serem utilizados. No entanto, se em algum momento você sentir a necessidade de tornar tudo 100% personalizado, aí é o momento de contratar uma pessoa para gerar esse material para você, caso você não saiba fazer.

 

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3º Dica – Botões de call to action

Quem utiliza o celular todos os dias para navegar na internet sabe que existem páginas que chega a ser impossível não clicar em um link indesejado, então acaba tomando muito cuidado para não encostar em nada sem querer e ser redirecionado.

Dê uma boa experiência na sua abertura de e-mail, colocando em destaque especial o botão de call to action, assim seu leitor não correrá o risco de clicar nele sem a real necessidade.

Tomamos como base alguns testes, e acreditamos que um tamanho bacana seja o de 45 x 45px ou então, 57x 57px, isso se tomado como base o dedo humano que tem em média 1,6 cm à 2 cm.

Vale testar e ver como é que está ocorrendo o desempenho de suas conversões. São esses números que irão ditar se está funcionando ou se será preciso fazer algum ajuste para que ela dê melhores resultados.

 

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4º Dica – Página de destino otimizada

Por fim, não adianta nada preparar um e-mail marketing totalmente otimizado e a página de destino, onde o seu botão de call to action direciona, estar toda ruim para receber visitas, entende?

Preocupe-se em ajustar o tamanho da tela para que seja ideal para a navegabilidade em tablets, celulares e smartphones, isso ajudará a manter a taxa de permanência na página e consequentente a conversão, sempre em níveis altos.

 

Gostou das dicas?

Agora é com você, para dar certo, você precisa aplicar em sua estratégia e, com isso, conseguirá evoluir muito mais.

Se tiver alguma dúvida ou se tem algo sobre o assunto que você deseja nos perguntar, mande para a gente!

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