Você é daqueles que acham que o Instagram é uma rede social para postar fotos pessoais e mais nada? Então, antes de iniciar, vamos passar algumas informações que, talvez, você ainda não saiba, mas que deveria!

O Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012 por nada menos que 1 bilhão de dólares. Ao fazer a aquisição da marca, a empresa já sabia do grande potencial de crescimento que essa rede social teria.

Atualmente, o Instagram já é considerada a maior rede social para mobile do mundo, possuindo 400 milhões de usuários inscritos. Dentre os países que mais tem adeptos, o Brasil encontra-se presente, tendo mais de 20 milhões de contas ativas.

O sucesso foi tão grande que em agosto de 2015, os anúncios pagos foram liberados aqui no Brasil. Funcionando da mesma forma do Facebook Ads, o Instagram Ads veio para possibilitar o impulsionamento da publicação, aumento de visitas e exibição de vídeos com a missão de gerar conversão.

A ferramenta de anúncios do Instagram é algo novo e ainda tem muito para evoluir, tanto que na primeira liberação de anúncios era obrigatório a utilização do Power Editor para criação. Atualmente, já é possível fazer diretamente.

Se a sua empresa ainda não anuncia no Instagram, está na hora de mudar isso de vez. Certamente, uma boa parcela de público alvo encontra-se dentro da plataforma e você não quer perdê-los, não é mesmo?

Justamente por isso, o blog do Mestre do Ads traz um conteúdo inédito sobre as melhores formas de otimizar anúncios no Instagram Ads.

Venha com a gente!

 

Dicas para otimizar anúncios no Instagram Ads

 

Defina seu objetivo

O Instagram irá precificar os seus anúncios de acordo com seu objetivo, então você precisa ter isso muito bem definido desde o começo. Você procura aumentar suas visualizações? Quer um alcance maior? Quer mais conversão?

Com o objetivo definido será possível escolher a melhor forma de chegar até ele. Dependendo do seu nicho de atuação, será necessário educar seu público antes da conversão, pois talvez eles até tenham uma dor forte, mas não tem a menor ideia de como encontrar a solução do problema.

Esse dever de apresentar uma ou mais soluções será sua, através da publicidade que você fará, entende?

Sua linha de pensamento para otimizar anúncios no Instagram Ads deve ser, mais ou menos, assim:

  1. Comece definindo seu objetivo. Então, pergunte-se onde você pretende chegar;
  2. Depois, parta para a questão de como você pode fazer para alcançá-lo. Coloque na ponta do lápis todas as ideias e possibilidades de anúncios que vierem a sua cabeça;
  3. Por fim, com todas essas opções já em mãos, veja quais têm reais possibilidades de te trazer um melhor resultado. Nesse ponto, você estará criando a sua estratégia de mídia.

Tendo essa definição feita, você já começa a ter uma luz para alcançar o que você tanto deseja.

 

Pense em como apresentar o anúncio

Apesar de ser uma rede social com extremo potencial, o Instagram ainda é vista por muitos como uma rede pessoal.

Esse cenário já está mudando e desde que os anúncios foram liberados, você consegue perceber, cada vez mais, publicidade. No entanto, é preciso lembrar-se de que o público ainda está se acostumando com o formato que ainda é confundido com postagens usuais.

O tópico de seu anúncio precisa ser perfeito! Precisa ser engajado, interessante, motivador e mostrar realmente que você é capaz de solucionar o problema que seu público alvo tem.

Não existe espaço para erros nesse momento, ou você capta de vez a atenção do usuário que deseja, ou corre o risco de nunca mais ser visto por ele, já que a plataforma também tem usado critérios de segmentação baseados no interesse do público alvo.

 

Dicas para otimizar anúncios no Instagram Ads,,

 

Atenção para uso das páginas responsivas

Se você tem interesse em anunciar e através desse anúncio levar o usuário à visitar a sua página, tenha absoluta certeza de que ela está funcionando perfeitamente no mobile.

Lembra que falamos no início do texto que ela é praticamente uma rede mobile? Dificilmente, o usuário irá acessar do computador, pois as funções são totalmente reduzidas.

Para quem não sabe, no computador não é possível postar imagens diretamente, a não ser com a utilização de ferramentas. Direto da página será possível apenas visualizar e interagir, o que diminui muito o interesse.

 

Defina seu público alvo

Assim como no Facebook Ads é totalmente possível segmentar o público para a exibição de anúncio de todas as formas possíveis. Esse formato de segmentação é praticamente igual de outras plataformas, então você pode segmentar por gênero, localidade, idade, interesse, categoria e mais uma porção de opções.

Aqui cabe uma dica extra, dentro do Instagram quem toma as decisões é o influenciador, então teste para ver qual o público ideal para anunciar. Por vezes, você fica muito focado em um persona, mas na realidade quem melhor converte é um outro perfil.

Para ter a certeza, diversifique no começo o perfil do público e verifique quem tem um melhor engajamento com o conteúdo.

 

Criando o anúncio

O feed do Instagram é considerado o mais rápido que existe na atualidade. Nele, o usuário não fica entediado nunca. Ele se atualiza na mesma rapidez que o usuário rola para baixo e pula itens pouco interessantes, com isso, você já sabe que tem uma fração de segundos para captar a atenção, não é mesmo?

O conteúdo do seu anúncio precisa ser chamativo e a imagem precisa gerar impacto, pois se for algo “morno” irá passar despercebido.

A plataforma já permite botões de call to action que incentivam o público a fazer o que você deseja, então sinta-se livre para explorá-los de uma forma que deixe bem claro o seu objetivo por ali.

No momento de desenvolver o conteúdo, lembre-se que apesar de serem da mesma empresa, Facebook e Instagram, apresentam formatos de anúncios bem diferentes, até mesmo com o tamanho de espaço de exibição de conteúdo.

Aqui não existe título separado, ele será mostrado junto com o conteúdo, logo pode ocorrer uma confusão na leitura. Atente-se a isso enquanto estiver criando o material.

Tenha certeza de que seu texto está claro e simples o suficiente para ser lido em um piscar de olhos, pois ninguém quer perder um tempo enorme lendo uma publicidade, não é mesmo?

 

As #hashtags precisam estar presentes

A utilização das conhecidas hashtags é fundamental para que seus anúncios ganhem alcance muito maior. Dentro da plataforma, elas irão funcionar como hiperlinks que irão conectar e exibir seu conteúdo para pessoas que tenham o mesmo interesse.

Para dar um tom mais profissional, criar sua própria hashtags pode fazer com que todas as publicações e anúncios se conectem entre si, mostrando mais claramente a sua trajetória.

Faça uma pesquisa e conheça quais são os principais termos de busca utilizados em seu segmento, escolha os mais interessantes e faça um teste de alcance, pois dessa forma será possível verificar quais são os melhores para utilização.

 

Dicas para otimizar anúncios no Instagram Ads,

 

Temas em alta

Como dissemos, dentro do Instagram tudo se atualiza muito rápido, então aproveite o momento para publicar hypes, isso irá te conectar com um número maior de pessoas e até mesmo, fazer com que sua rede de relacionamento fique maior.

Marque presença e mostre que há atualizações constantes!

 

Curtiu as dicas para otimizar anúncios no Instagram? Pratique!

Até mais.

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