Percebo que a reclamação de falta de tempo não é só minha, não é mesmo? De postagens em redes sociais até em conversas com amigos escuto que o dia poderia ter mais tempo, que a semana está passando muito rápido ou então, que nunca é possível cumprir a lista de tarefas programadas, uma vez que, imprevistos acabam acontecendo no caminho e assim, coisas acabam ficando para trás.

Se isso também acontece de forma constante em sua vida, não se sinta diferente do demais profissionais, isso porque eu mesmo tenho um problema grande com organização do meu tempo. Toda vez que começo um novo projeto fico muito empolgado na sua feitura e acabo não medindo esforços para fazer dar certo, no entanto, com o passar dos dias acabo deixando as coisas meio de lado, sabe?

Sei que parece uma bobeira, mas saber organizar o tempo é fundamental para você conseguir realizar um maior número de atividades em seu dia. Organizar o tempo não é uma tarefa fácil, isso porque para você conseguir ter mais tempo em sua rotina diária, você precisará mudar sua rotina. Não digo que você precisa largar mão de fazer as coisas que você gosta de forma alguma, uma vez que, fazer atividade simples como ler um livro, ver televisão ou então não fazer nada mesmo, fazem bem para a nossa mente, pois acaba relaxando o nosso organismo.

Dicas para organizar seu tempo

Quando falo de reformular a rotina é porque para organizar seu tempo, você vai precisar reorganizar suas tarefas, bem como ter hora para tudo de forma regrada. Isso fará a sua rotina muito mais saudável e você terá tempo para tudo.

Acredito que você já tenha ouvido falar que quando queremos muito uma coisa arrumamos um jeito de fazer, porém quando não é tão interessante assim, arrumamos uma desculpa, não é mesmo? Então, com o controle do tempo funciona mais ou menos da mesma forma. Por exemplo, se gostamos muito de fazer academia, acordamos mais cedo ou então, damos aquela corridinha antes de dormir ou mesmo, dedicamos a hora do almoço para tal atividade e comemos rapidinho, correto? Porém, quando praticar esportes não é de nosso interesse, arrumamos a desculpa de falta de tempo, cansaço e o que mais vier pela frente, tudo isso feito de forma inconsciente.

Tenho absoluta certeza que você já deve ter ouvido a palavra procrastinação. Ela está sendo bastante usada de um tempo para cá e trás como significado o ato de deixar para depois, adiar ou não fazer algo de forma imediata. Já pude ler na internet diversos textos sobre o assunto, alguns deles muito engraçados por sinal. No entanto, de forma geral, a procrastinação não é bacana e pode estar ligada diretamente aos problemas de seu negócio.

Leia um excelente artigo para vencer a procrastinação.

Em todos os conteúdos que disponibilizo atrás desse canal penso em ensinar através de dicas e sacadas formas de melhorar seus resultados, porém se você não tiver foco e tempo para aplicação não irá adiantar nada se dedicar a leitura, concorda? Então, minha ideia para a elaboração desse conteúdo é o seguinte, vou ensinar você a organizar seu tempo de uma forma que você consiga realizar todas as tarefas planejadas sem interferir na saúde de seus negócios.

Entenda que tudo que falo aqui é como uma forma de ajudar você a obter melhores resultados e consequentemente, sucesso em seus projetos, porém é preciso avaliar com cuidado antes de começar uma mudança radical de vida, tudo bem?

Não quero perder um segundo de seu tempo, então vamos lá? Aproveite ao máximo!

Dicas para organizar seu tempo.

07 Dicas que vão te ajudar a organizar seu tempo

A busca pela otimização de tempo é constante para qualquer profissional e até mesmo para grandes empresas. Isso porque, o tradicional trabalho CLT enfrenta um enorme problema quando o assunto é rendimento de seus funcionários. No entanto, o que acabam esquecendo é que a referência de boa utilização do tempo é uma hierarquia que deve ser transmitida por toda a vida.

Você pode querer me perguntar: “Tiago, do que você está falando?” É bem simples, a informação da “enrolação do tempo” é passada de forma tão rápida que acaba nos contagiando sem a gente nem perceber. Sei que não será todos os dias que acordarem super bem dispostos com a vida, porém temos que tentar ser cada vez melhores.

Vou te apresentar alguns pontos que julgo de extrema importância para que você consiga organizar seu tempo.

  1. Lista de tarefas: Para uma boa organização do tempo, você vai precisar listar quais são as principais tarefas no seu dia e assim, classificar em ordem de prioridade para que possa executá-las. Escrever com papel e caneta funciona muito melhor para alguns, outros preferem aplicativos que ajudam nessa listagem. Não importa a maneira, o que importa é que você visualize tudo de forma clara.
  2. Crie uma rotina: Será fundamental que você crie seu habite de execução, por exemplo, ajuste seus horários e passe a dormir á noite, faça as refeições na hora certa, trabalhe apenas no seu ambiente de trabalho e por ai vai, entende? A fase de adaptação é sempre bastante complicada, porém em uma ou duas semanas, acordar cedo e não trabalhar mais em casa não será um grande problema.
  3. Comece pelo difícil: Colocar as tarefas mais difíceis de serem executadas no final do dia pode não ser uma boa ideia, uma vez que, já estamos com um cansaço mental. Minha dica é que você dê atenção especial e já comece o dia executando as tarefas mais difíceis, assim você poderá trabalhar com mais calma e até mais tranquilo nas demais.
  4. Evite redes sociais: Se você soubesse a quantidade de horas que você gasta usando as redes sociais, você ficaria em choque, mas pode ficar tranquilo que isso não acontece apenas com você, todos nós acabamos perdendo muito tempo dentro da rede. É normal, as redes sociais nos conectam a amigos e para muitos é um forte canal de comunicação com o cliente. O que você precisa é ponderar esses acessos para que não venham prejudicar suas tarefas.
  5. Tire um tempo para você: O stress e a estafa mental são alguns problemas que surgem em pessoas na era atual, isso porque sempre estamos agitados, sem tempo para nada e com uma lista de tarefas para executar. É muito importante que você tire um tempo para você, nem que sejam algumas horas no dia. Assista uma séria, de uma volta, vá a uma livraria, durma mais.. Faça algo que lhe de prazer!
  6. Ao começar, termine: É muito comum que a gente comece a executar uma tarefa e acaba parando na metade para resolver um problema novo que surgiu, atender um telefone ou realmente, se dedicar á outra coisa, não é mesmo? Se você quer organizar seu tempo, você precisa começar e terminar, pois assim você evita de perder tempo tendo que refazer essa tarefa.
  7. Organize seu ambiente: Trabalhar em casa no meio da família ou então em uma mesa cheia de bagunça, o trabalho acaba não rendendo. Organize seu ambiente de trabalho para que assim, tudo flua com mais tranquilidade e rapidez.

Dicas para organizar seu tempo.

São dicas bastante simples, porém que acaba influenciando diretamente a nossa forma de executar tarefas e consequentemente, gerenciar seu tempo. Acredito que você já deve ter ouvido essas dicas algumas vezes, mas o que te pergunto é: Você já colocou algo em prática? Pense nisso!

Agora quero saber de você, como você faz para organizar seu tempo? Acredito que juntos podemos combater a procrastinação e ter melhores resultados. Posso contar com sua ajuda? Então, deixe uma dica para mim e compartilhe esse material com pessoas que você acha importante!

Te vejo em breve!

Compartilhar.