Encontrar um assunto para abordar aqui é sempre um grande desafio. Confesso para você que me acompanha ou então que já acessa esse canal com frequência que tenho uma pauta de conteúdo bem extensa, então para começar, convido você á ficar sempre ligado nas novidades que são disponibilizadas aqui. Além disso, te convido também a participar ativamente da construção desse blog.
Não sei se você sabe, mas sou eu, Tiago, que respondo cada dúvida, comentário e sugestão, isso para poder estar cada vez mais perto de você, te ajudando sempre. Enfim, o assunto que escolhi falar hoje, julgo de bastante importância para quem trabalha com Google Ads, mas principalmente para quem tem uma loja virtual, o conhecido Ecommerce e você sabe porquê? Pode ficar tranquilo, pois ao término desse conteúdo, você saberá a sua importância, como utilizar e todas as suas funcionalidades.
Minha escolha se deu por um motivo muito simples, muitos sabem apenas na teoria o que são os sitelinks, mas não o usam à favor de seu negócio. Posso te adiantar que os sitelinks são poderosos e podem te ajudar muito se o seu objetivo for aumentar sua taxa de conversão, mais precisamente suas vendas!
Para começar esse conteúdo extremamente agregador para seus negócios, indico que você leia alguns conteúdos que já disponibilizei nesse canal. Falo isso, pois se você tem uma loja virtual é importante sempre estar renovando sua estratégia e atraindo um maior número de clientes, não é mesmo?
Esses conteúdos que vou indicar irão completar de uma forma suprema seu aprendizado, pois foram conteúdos que fiz para torná-los um guia completo de aumento de conversão. Para começar, já que estamos sempre preocupados com as vendas do fim de ano, indico que você acesse “Como aumentar suas vendas de Fim de Ano”. Nesse outro material, você terá sacadas exclusivas para fazer suas vendas explodirem! Acredito que após essas leituras, você já ficará empolgado para aplicar tudo que vou lhe mostrar.
Seguindo com o assunto de sitelinks, tenho um vídeo exclusivo que gravei para o meu canal com uma aula incrível justamente sobre esse assunto. Você pode até se perguntar: “ Por que o Tiago está escrevendo um material, se ele já tem um vídeo?” Fácil, as pessoas tem formas de assimilar os ensinamentos diferenciadas, por isso é sempre importante disponibilizar conteúdo nos mas diferentes canais, assim fica acessível para todos, concorda?
Deixo aqui o vídeo para que você possa assisti-lo quantas vezes quiser!
Já que te indiquei assuntos relacionados sobre o tema para que você pudesse implementar seus conhecimentos e também material em vídeo, acredito que já estamos prontos para seguir e nos apronfundar! Vamos lá? Vou começar abordando o que é um sitelink, depois falarei de sua importância e porque uma loja virtual tem o dever de usá-los.
O que são sitelinks?
Creio que se você já assistiu ao vídeo acima, já deva ter uma noção do que são os sitelinks, porém para deixar registrado, vou explicar melhor.
Os sitelinks são os links mais atrativos e relacionados ao resultado de busca. Se falarmos da busca orgânica, por exemplo, você irá perceber que logo após procurar um termo, alguns sites aparecem com links abaixo do conteúdo escrito. Esses links são adicionados pelo Google, pois tem relação direta com o termo de busca e assim, possam vir a interessar o usuário.
Como em nosso caso, falamos de sitelinks focados em anúncios, eles aparecem embaixo dos anúncios da busca. Nesse caso, essas informações são configuradas pelo próprio anunciante dentro da plataforma Ads.
Não sei se ficou muito claro, mas na busca orgânica mesmo se quisermos definir nossos sitelinks não será permitido. O próprio Google que seleciona essa opção de acordo com a relevância para o usuário. No entanto, para anúncios patrocinados essa opção pode ser escolhida a qualquer momento, bem como os links que serão usados em sua composição.
Se você tem uma loja online ou utiliza o Google Ads para vender, o uso dessa funcionalidade é de extrema importância e fundamental para a experiência do usuário. Por sua tamanha importância, dedicarei o próximo tópico para falar disso, assim consigo te apontar todos os benefícios e vantagens de sua utilização.
Por que devo usar Sitelinks em meus anúncios?
Se você já trabalha com as ferramentas Google há algum tempo ou então, costuma ler conteúdos relacionados à empresa, deve ter uma ideia do que estou falando. No entanto, se você não sabe, tudo bem, estamos aqui para isso!
O Google tem como objetivo principal sempre melhorar a experiência de seu usuário ao utilizar suas ferramentas, seus serviços e etc. Então, quanto mais objetivo e preciso forem suas funcionalidades, maior destaque terá em relação aos resultados. Por exemplo, você já deve saber que sites que entregam conteúdo claro e preciso, são os mais bem posicionados em sua busca, isso porque responde a dúvida do usuário de forma rápida. Claro que digo isso de forma simplificada, como um exemplo para que você consiga visualizar essa informação, pois outros fatores também ajudarão a compor esse destaque.
Falando sobre sitelinks, temos como principais vantagens e benefícios:
- Proporciona Melhor Experiência: Como já dito acima, se o usuário está procurando por alguma informação e através do sitelink de seu anúncio ele a encontra em poucos clicks, certamente, a ferramenta te dará cada vez mais destaque. Quanto menos clicks o usuário fizer na rede, mais interessante você se torna na visão do Google, pois você está valorizando seu público sendo preciso na entrega de informações. Lembre-se sempre disso!
- Promoções em Destaque: Muitos anunciantes utilizam dessa funcionalidade para destacar promoções relacionadas ao produto, ou então aos descontos que estão sendo aplicados. Como esse item sempre está em destaque, fica mais fácil do usuário visualizar.
- Aumento da Taxa de Conversão: Como você pode indicar nesse espaço, diferentes tipos de item, os classificando com o objetivo de ajudar o usuário a encontrar o que está procurando, você terá melhores resultados e consequentemente uma elevação em sua taxa de conversão.
- Público Quente: Quando chamamos o seu público alvo pelo termo “público quente”, queremos dizer que já são pessoas que têm interesse de executar a ação, pois já foram preparadas para isso. Por exemplo, se o usuário está querendo comprar uma televisão e visualiza seu anúncio que tem sitelinks com diferentes marcas, será muito mais fácil ele escolher a opção de seu interesse e acessar á pagina, concorda?
Agora que você já tem clareza das vantagens e dos benefícios do uso de sitelinks, chegou o momento de ser um pouco mais profundo, pois quero destacar o porquê de uma loja virtual ter, quase que a obrigação, de usar essa funcionalidade em todos os seus anúncios!
Por que um Ecommerce precisa usar Sitelinks nos Anúncios?
No vídeo que indico logo no começo desse artigo, falo de forma rápida do dever que uma loja virtual tem de usar essa ferramenta. No entanto, eu julgo de máxima importância, então decidi me aprofundar um pouco mais para te provar que seu uso pode fazer diferença em seus negócios.
Então, deixo aqui de forma bem clara, os motivos de sua utilização:
- Opção de Escolha: O Google entende que o usuário tem a opção de escolha. Como abordei no assunto Motivos de bloqueio de anúncio, o utilizador tem o direito de escolher qual informação deseja obter, se você induzir ele ao erro, certamente não ganhará destaque e pode até ser punido. É justamente por esse motivo que dar opções ao cliente para que ele navegue apenas em páginas de seu interesse é primordial para o sucesso de seu negócio;
- Visibilidade: Como os links ganham destaque em relação à página, as chances de cliques são muito maiores, ainda mais pela questão de segmentação onde você poderá indicar exatamente o que o usuário está procurando.
- Experiência: Melhorar a experiência de seu público é uma tarefa que todas as lojas virtuais buscam constantemente, sendo assim vamos exemplificar, imagine que um usuário está procurando por uma televisão da LG. Pense no trabalho que ele teria se fosse buscar em todas as categorias. No entanto, se no sitelink você já disponibilizar acesso a todos os tipos de Tvs LG que sua loja tem em estoque, você está tornando a experiência dele muito mais positiva.
Deu para entender a importância e a diferença que a utilização dessa ferramenta pode fazer em seus negócios? Se você ainda não se convenceu da importância, vou lhe sugerir que faça um teste. Isso mesmo, aplique tudo que te falei por um período e analise os resultados obtidos. Posso lhe garantir que se fizer o passo a passo certinho, sua taxa de conversão terá um aumento bem significativo.
Se restar alguma dúvida ou sugestão, ou então se você quiser me contar como foi o resultado de sua experiência, fique totalmente á vontade para isso através do formulário abaixo!
Fico no seu aguardo, tudo bem?
Até Breve e Fortíssimo Abraço!