Testar estratégia para melhorar rendimentos é algo que todo o empreendedor faz ao longo de sua rotina de trabalho. Você concorda com isso? Tenho certeza absoluta que se você está no ramo do marketing digital há muito tempo ou então, está querendo iniciar sua vida nesse ramo agora, você já leu muito sobre diferentes estratégias, não é mesmo?
Dependendo do seu ramo de atuação nesse mercado, diferentes formas de aplicação de técnicas são solicitadas, isso porque cada ferramenta tem uma estrutura de utilização diferenciada. O que posso lhe dizer é que você sempre esteja em constantes estudos, faça sempre a leitura e a atualização de informações sobre o seu segmento. Essa atitude lhe colocará um passo a frente em busca do sucesso.
Você pode até me perguntar: “Tiago, você vai falar das diferentes estratégias do marketing digital?” Eu bem que gostaria de poder dividir com você toda a minha experiência e conhecimento. Também, gostaria que você me ensinasse tudo o que sabe, pois tenho certeza que você já avançou muito em seus estudos e quando o conhecimento é compartilhado e discutido, nós aprendemos muito mais, pois a troca de experiências é algo que dinheiro nenhum pode pagar.
No entanto, se fosse fazer isso, acredito que esse não seria o canal mais apropriado, pois o conteúdo ficaria muito longo e maçante. O ideal seria uma conversa presencial, um papo de amigos para que juntos pudéssemos aprender mais, concorda?
Por esse motivo, resolvi abordar esse tema. Eu sei que esse é um assunto bastante pautado, mas muitas dúvidas e mitos ainda existem sobre ele. Então, resolvi atender e falar um pouco mais sobre a minha experiência com palavras chaves negativas.
Se você está tendo acesso a esse conteúdo, é porque está querendo aprender mais sobre o assunto, certo? Ou chegou até aqui através de pesquisas no Google, ou por indicação de algum amigo ou então, porque viu essa matéria em redes sociais! Não importa o meio que o fez chegar até aqui, o que importa é sua vontade de aprender e crescer como profissional. Pode contar comigo nessa jornada!
Antes de começar a falar sobre esse tema, me sinto na obrigação de lhe indicar a leitura de alguns conteúdos para que assim, você consiga entender a dinâmica de funcionamento dessa estratégia. Por isso, antes de iniciar leia:
– O que são palavras-chaves do Google Ads?
– Como colocar anúncios na internet?
Eu acredito que após a leitura desses materiais citados acima, você está pronto para continuar, pois já pode ter acesso a assuntos que estão interligados sobre o que iremos abordar nos tópicos seguintes. Sendo assim, vamos começar? Falarei a seguir sobre o que são palavras chaves negativas!
O que são palavras chaves negativas?
Para ilustrar melhor esse assunto, gravei um vídeo bem bacana que irá te ajudar a entender melhor esse conceito. Aperte o play!
Bacana, não é? Mas, preciso lhe pedir que se acalme, pois ainda tenho coisas para lhe falar que são de extrema importância. Vamos ao que interessa, nesse caso, às palavras negativas.
Quando vamos criar uma campanha de anúncios Google, sempre precisamos selecionar palavras-chaves que irão fazer parte do nosso anúncio, com as palavras chaves negativas acontece exatamente o contrário. No momento em que optamos por escolher palavras negativas, estamos informando ao Google Ads termos de busca que não devem ser acionados ao serem buscados.
Para que você entenda um pouco melhor, funciona mais ou menos dessa forma:
Um e-commerce faz a venda de produtos para possíveis clientes interessados, sendo assim, o que adianta seu anúncio ser exibido quando as palavras grátis ou gratuitamente são digitadas, isso porque, como você trabalha com comércio, todos os produtos em questão tem uma fixação de preço, logo fazer a impressão a um usuário que está interessado por coisas gratuitas, só fará com que você perca o valor de investimento.
Deu para entender o conceito? Então, vamos para a próxima fase, lhe explicarei melhor como aplicar palavras chaves negativas em sua campanha.
Como aplicar palavras chaves negativas em sua campanha?
Mais importante que saber e entender o conceito das palavras-chaves negativas é ter o conhecimento de como aplicá-las de forma eficiente em suas campanhas. Não é verdade? Foi pensando nisso que resolvi incluir esse tópico no artigo, assim você sai daqui mais completo e preparado para usufruir dos benefícios desse recurso.
Visando sempre facilitar a vida de pessoas que utilizam a plataforma, o Google criou uma maneira simples de lhe ajudar inserir palavras-chaves negativas. Quer aprender? Confira abaixo:
- Endereço Web: Acesse o site google.com.br/adwords
- Login e Cadastro: Faça login com seu email cadastrado do Gmail, caso você não tenha ainda um email do Gmail, acesse o site gmail.com e realize seu cadastramento de forma simples e rápida e volte ao site que citei no passo 1.
- Campanhas: Acesse a opção campanhas.
- Opção: Logo após entre na opção “palavras-chaves”.
- Role para Baixo: Na opção “palavras-chaves” role para baixo até encontrar a aba “palavras-chaves negativas”.
- Grupo de Anúncios: Na seção, selecione qual grupo de anúncios que você deseja que as palavras-chaves negativas sejam aplicadas.
- Aplicação de palavras-chaves negativas: Após a seleção, digite a lista de palavras-chaves negativas que deverão ser aplicadas e salve.
- Campanha Ads: É importante lembrar que você só pode adicionar as palavras-chaves negativas quando você tiver finalizado a criação de sua campanha Ads.
Antes que possamos ir para última fase de nosso conteúdo, quero lhe fazer uma pergunta: “Você sabe como encontrar as palavras-chaves negativas relacionadas aos seus negócios?”. Se você não sabe, lhe aconselho aprender, pois é de extrema importância para que seus anúncios tenham mais poder de atração e conversão. Ficou preocupado? Fique tranquilo, eu já pensei em tudo, vou lhe ensinar como encontrar essas palavras-chaves negativas.
Encontrando as palavras-chaves negativas relacionadas aos seus negócios
Uma das formas mais fáceis de descobrir quais são as palavras-chaves negativas que você deve adicionar em suas campanhas para conseguir um melhor resultado é utilizar o próprio relatório do Google Ads. O relatório que me refiro é o de pesquisas, ele pode ser encontrado dentro da campanha criada. É importante se atentar para um detalhe: Os relatórios só são gerados em um período de, pelo menos, vinte dias, menos que isso, não existe uma opção disponível, no entanto, os últimos vinte dias são os mais importantes para entender o comportamento dos usuários que se relacionam com sua campanha de anúncios.
Para encontrar esses recursos, veja os passos a seguir:
- Login: Esteja logado em sua conta do Ads.
- Selecionando a Opção correta: Acesse a opção do guia “Palavras-chaves”.
- Clique: Logo após, clique em “termos de pesquisa”.
- Opção Todos: Selecione a opção “todos”.
- Acesse a chave dos resultados: Na próxima página, você terá acesso a todas as palavras-chaves e termos de pesquisa que levaram o usuário visualizar ou clicar em seu anúncio.
O grande segredo para fazer uma melhor utilização das palavras negativas está aí nessas informações. Sabia? Dentre os resultados obtidos, você notará que alguns termos não estão muito bem relacionados com o seu anúncio, pois são palavras-chaves que não conversam muito bem com a sua proposta de campanha e público alvo, sendo assim, você deve negativar essas palavras para que sua verba não seja afetada. Essa atitude lhe levará a uma seleção de público, aumentando sua taxa de interessados e consequentemente conversões.
Acredito que esse recurso é bastante interessante, pois trazem resultados satisfatórios, dando um up em seus resultados, além de qualificar melhor o seu público alvo, muitas pessoas, preocupadas com técnicas ousadas e complexas, esquecem esses recursos simples e não aproveitam todo o potencial da ferramenta, felizmente esse não é o seu caso e por isso lhe parabenizo com imensa alegria.
Estamos chegando ao final de mais um material incrível! Sinto-me orgulhoso de ter você sempre me acompanhando e ajudando a montar um canal interessante a todos.
Quero muito saber se você gostou desse conteúdo? Espero que ele tenha sido agregador ao seu conhecimento para que assim, logo após seu encerramento você já possa criar campanhas muito mais rentáveis ao seu negócio!
Se tiver algum comentário, peço que entre em contato comigo, pois farei questão de responder pessoalmente a sua dúvida! Estou no seu aguardo!
Aplique tudo que aprendeu! Vemos-nos em breve! Forte Abraço.