Se você já é um profissional inserido no mercado digital ou em alguma área do marketing, ou ainda, é um interessado nesses segmentos, certamente ouviu a expressão: “Utilize teste A/B”. Tenho três perguntas para você:

  • Você sabe do que se trata?
  • Sabe o porquê utilizá-lo?
  • Conhece os benefícios desse tipo de teste?

Se você respondeu não para uma ou mais das perguntas que lhe fiz acima, preciso lhe avisar algo muito importante:

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  • Você tem grandes chances de estar perdendo dinheiro.
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Bom, uma das coisas que eu lhe disse, não é tão boa assim, não é verdade? Só que você já pode ficar mais tranquilo agora, pois quando eu disse que você pode alcançar melhores resultados, não foi, apenas, por dizer e imprimir um alerta. O meu objetivo é lhe ajudar a alcançá-los. Gostou? Vou lhe explicar melhor como eu descobri que eu podia e deveria lhe ajudar.

 

Teste AB

 

Quando eu vou definir o tema a ser tratado com você, tenho imensa preocupação em trazer algo que agregue valor, que possa lhe ajudar de forma objetiva, aplicável, útil. Para ter certeza de que estou no caminho certo, meu primeiro passo do processo é a pesquisa.

Dessa vez não foi diferente, eu pesquisei muito. Gosto de ir a lugares incomuns, para conseguir ter uma nova visão sobre as coisas, olhar por outros ângulos, sabe? Acredito que por eu estar há anos no mercado, praticando incessantemente as técnicas desse universo, sofri uma transformação geral. Eu não me transformei, apenas, no pensamento, mas fui transformado pela visão, pela expressão, pela fala, pelos assuntos que converso com amigos e familiares.

Sim, tem um lado enormemente positivo, mas também tem o lado negativo disso. Sabe qual é? Por um tempo eu comecei acreditar que todos conheciam, assim como eu, o Marketing e o mercado digital, pelo menos, nas coisas que na minha visão eram simples.

Você pode estar se perguntando: “Qual a ligação disso com o seu processo de criação e o assunto?”. Simples, eu soube que deveria falar sobre esse assunto com você, quando visitei um desses lugares incomuns e percebi que minha visão estava erroneamente posicionada. Eu descobri que não são poucas as pessoas que não conhecem o mercado digital. Que muitas pessoas não sabem o que é teste A/b, por exemplo. E descobri mais, que isso não tem nada de errado, pois ninguém tem obrigação de saber o que eu sei, assim como eu não sei de muitas coisas, como você sabe.

O erro maior está em não compartilhar conhecimento com os interessados e foi nesse exato momento da constatação que defini que eu ia utilizar o meu conhecimento para ajudar pessoas. Cheguei a um segundo nível. Fazer um contato direto com o meu público alvo, descobri que no ranking das dúvidas mais presentes, estava o teste A/B. Não precisei de mais nada, defini o assunto e, portanto comecei a produzir o que julgo um material completo sobre o assunto.

Para começar, vou lhe explicar o principal ponto desse artigo, depois vou lhe oferecer um bônus incrível que lhe mostrará como você pode fazer um teste A/B eficiente.

 

Entendendo o Que é Teste A/B

O teste A/B é muito utilizado no marketing digital. É também um dos termos mais citados quando o assunto é esse setor, por isso você pode estar familiarizado com a expressão e isso torna o entendimento mais fácil.

Sei que você deve estar ansioso para saber do que se trata e eu não vou te enrolar, vou direto ao ponto para acabarmos com essa dúvida de, uma vez por todas.

 

Teste AB.

 

O Teste A/B é basicamente o que o seu nome já diz. É uma espécie de teste que utiliza duas vertentes simultaneamente com a finalidade de colher informações sobre aceitação e desempenho. Esse tipo de teste é utilizado, pelos mais diversos tipos de negócios na internet, tanto para sites, quanto para campanhas publicitárias.

Na prática ele funciona da mesma forma que uma disputa, por exemplo:

  • O seu desejo é utilizar o teste A/B em um anúncio.
  • Para isso, você fará duas versões de anúncios. Os dois devem ser baseados em pesquisas voltadas ao seu negócio e ao seu público alvo.
  • O primeiro anúncio será o A e o segundo será o B.
  • Para colocar o plano em ação, você veiculará os dois anúncios, eles devem estar rivalizando entre si, você deixará com que eles fiquem ativos, acessíveis ao público.
  • Nesse momento, você passará a realizar um monitoramento com a finalidade de descobrir informações sobre aceitação, engajamento, interesse, cliques, conversões, ou seja, todos os dados de desempenho de cada um deles.
  • Resultado final? Você terá em mãos informações preciosas e reais de aplicações que mais convertem em seus negócios.

Deu para entender do que se trata o teste A/B? Eu, particularmente, utilizo muito esse recurso em meus negócios, busco sempre novidades para aprimorar minhas técnicas com teste A/B. Agora que está tudo devidamente explicado, vamos avançar, pois antes de terminar, preciso lhe entregar um bônus.

 

Fazendo Um Teste A/B Eficiente

Como eu lhe disse no início, fazer um teste A/B parece simples e é, mas deve ser realizado e planejado a partir de estudos baseados no público alvo e no perfil de seu negócio. Estudos de mercado e concorrente também são bem vindos.

Para ter em mãos um teste A/B eficiente e rico em informações preciosas, você deve:

  1. Realizar poucas variações por vez: Essa dica garante que você tenha total controle dos acontecimentos que acercam os seus testes. Por isso é tão importante realizar poucas variações por vez de uma peça para a outra. Mudar a cor, mudar a localização de um botão, a imagem, o tipo de mensagem. Essas são opções bem interessantes de modificar no início dos testes. Lembre-se, uma ou duas de cada vez, não queira comprometer a análise de resultados.

 

  1. Trace um Objetivo a ser atingido: Nada que não tenha um objetivo traçado, tem motivo para ser feito. No teste A/B não é diferente. Você deve se responder honestamente: “Qual o meu objetivo com esses testes?” Aumentar a conversão? Testar a aceitação? A eficácia? Não importa, apenas o defina, assim, você terá um norte para saber se o seu teste está indo pelo caminho certo.

 

  1. Coloque um padrão avaliativo de qualidade: Esse ponto é de extrema importância, pois nada pode ser avaliado se não tiver um padrão pré-estabelecido de avaliação qualitativa. Por isso, defina o que são resultados positivos para o teste relacionado ao seu negócio.

 

  1. Estabeleça um bom período avaliativo: O período de avaliação é tão importante quanto a meta qualitativa, pois de nada irá adiantar você analisar os resultados sem períodos pré estabelecidos. Isso traz informações de desempenho de mais confiança.

 

Teste AB,

 

  1. Coloque as Versões para rivalizar ao mesmo tempo: Para fazer um teste A/B eficiente, você deve colocar as suas duas versões disponíveis ao mesmo tempo. Desse modo, você garante resultados mais confiáveis. Você deve saber que os seus resultados podem ser influenciados por mudança de período, acontecimentos, mudanças de comportamento, dentre outras coisas. Se os testes forem realizados simultaneamente, você não encarará uma disparidade de performance, por conta de influenciadores de fora, não ligadas a mudança de características do teste.

 

  1. Exiba as opções o mesmo número de vezes: Se quiser ter resultados mais próximos da realidade, exiba as versões o mesmo número de vezes, além disso, procure adequar horários e dias da semana, para que elas apareçam, nos mesmos dias, nos mesmos horários. Desse modo, você consegue eliminar possíveis variações de resultado, influenciada por questões não conectadas com as suas peças.

 

  1. Monitore o desempenho detalhadamente: Esse é o momento em que você adquire os benefícios. Tenho certeza que você não quer perder nenhuma oportunidade, por menor que seja. Para que isso não aconteça, monitore o desempenho de cada versão dos testes, de forma detalhada. Pode acontecer que nenhum, entre os dois testes, tenha resultados positivos expressivos e seja necessário juntar um pouco de cada um para realizar um novo teste, por isso é tão importante analisar todos os resultados com muito cuidado.

 

O quanto isso foi útil para você? Deixe seu comentário, pois é muito importante para mim. Caso você tenha dúvidas permeando a sua mente, não fique com elas para você, venha conversar comigo, quem sabe eu não tenho a resposta que você tanto procura.

Agradeço grandemente a sua presença.

Até a próxima! Forte Abraço.

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