Você já domina perfeitamente o mercado digital? Não? Tudo bem, você pode ficar tranquilo. Afinal, todos nós começamos do mesmo ponto da estrada, o zero, é claro.
Lembro-me de quando comecei a primeira dificuldade a ser enfrentada, a meu ver, era saber por onde começar. Sempre que adentramos um ambiente novo, principalmente profissional, há muitas coisas para aprender. Não é verdade?
Então, de ferramenta em ferramenta, técnicas em técnicas, dicas e recursos eu fui aprendendo durante um longo tempo. Quando achei que havia acabado e que eu estava pronto para, pelo menos, iniciar minhas atividades com segurança e solidez, eu esbarrei em mais uma barreira de dificuldades. Qual era ela? Entender e dominar a linguagem do setor.
Já percebeu que cada ambiente profissional tem uma linguagem peculiar? Gírias técnicas e palavras muito próprias? Pois é, no mercado digital isso não é diferente. Pensei comigo mesmo:
- “Como algo criado para facilitar a comunicação em um determinado campo pode se tornar uma grande dificuldade para quem está iniciando no setor?”.
Formulei milhares de respostas e a única solução que eu encontrei foi estudar, obviamente não foi fácil, pois encontrei diversificadas referências para tentar entender cada expressão que para mim não fazia sentido algum, nesse momento encontrei mais dificuldades, pois muitas vezes, essas referências se contradiziam.
Pensava: “E agora? Em quem eu acredito?”. Com maiores experiências e praticadas nesse mercado, comecei a conhecer os profissionais que se demonstravam sérios e comprometidos em ajudar quem estava começando. Agarrei a oportunidade que eu pude enxergar em minha frente, através deles, portanto subtrai o máximo de conhecimento e passei a fazer testes práticos com o aprendizado que eu adquiria dia a dia. Sabe o que isso resultou?
Selecionei os meus mestres, garimpei os melhores e pude aprender com eles cada uma das expressões que tanto utilizo na rotina profissional. Passou um bom tempo e eu nem lembrava mais desse tipo de dificuldade que eu tive ao iniciar essa carreira até que recebi a seguinte pergunta:
- “Tiago, o que você quer dizer quando fala de Sitemap?”.
Fui surpreendido mais uma vez, e toda a história que eu acabo de lhe contar, surgiu em minha memória novamente. Essa pergunta me fez ver algo muito interessante, tive uma lição valiosa e eu sabia que era hora de retribuir a ajuda que eu tive no passado.
Decidi que eu deveria, pelo menos, tentar ser aquela referência séria para quem está começando. Para exercer essa missão com maestria, estudei muito, revi várias coisas, conversei com pessoas que contribuíram positivamente e dessa forma criei um conteúdo para dar resposta à pergunta que intitula esse artigo, desse modo, eu não vou só responder quem me fez a pergunta, mas deixarei um conteúdo informativo e agregador à disposição de quem precisar, sempre que quiser, sempre que haver necessidade.
Se você chegou até aqui, certamente você se interessa em saber sobre do que se trata o sitemap e isso é motivo para que eu lhe parabenize, pois sua atitude demonstra um perfil de vencedor, que busca por conhecimento com o intuito de evoluir sempre, seja de forma pessoal ou profissional.
Chega de conversa, vamos direto ao ponto. A seguir, você verá qual foi o resultado de toda a minha produção. Para começar, lhe explicarei o que é o sitemap.
Entendendo o que é Sitemap
Muito provavelmente, se você já tem, ao menos, um mínimo contato com o mercado digital, já ouviu falar sobre o Sitemap. Claro, se você se interessou por esse conteúdo, ainda não conseguiu captar a ideia do que se trata essa “expressão”.
Para que você entenda de forma simples e objetiva, posso lhe dizer que o sitemap é um arquivo, geralmente, no formato .xml, ele é estruturado como se fosse uma lista descritiva das páginas internas do seu site.
O arquivo de sitemap é feito para que os robots dos buscadores possam ler o conteúdo estrutural do seu site.
Você pode estar querendo me perguntar:
- “Tiago, para que serve o Sitemap?”.
Primeiramente, ele serve para que os buscadores, como o Google, entendam como é feita a organização do seu site e consequentemente a navegabilidade por meio da estrutura. Em um segundo momento, o sitemap funciona na indexação dos sites, trabalhando nas categorias, subcategorias, conteúdos e as páginas em si.
É preciso deixar claro que o sitemap ajuda na indexação, porém se você tem um site bastante volumoso em questões de páginas e conteúdos, você deve ajudá-lo com técnicas de links internos para que os robots possam lhe encontrar e vê-lo como uma boa estruturação.
Agora que você já sabe perfeitamente do que se trata o sitemap, vou lhe mostrar quando você deve pensar em utilizá-lo.
Tipos de Situações para Utilizar o Sitemap
O sitemap deve ser usado pela maioria dos sites, até porque se acredita que quando você o utiliza em seu site, suas possibilidades de ganhar melhores posicionamentos e maior rapidez na indexação são muito mais presentes.
Existem casos em que não é possível cogitar a não utilização do sitemap, não estou falando no sentido de não ter escolha, falo no sentido de que se você quiser bons resultados, essa é a escolha certa a se fazer.
Você deve utilizar obrigatoriamente o sitemap nas seguintes situações:
- Sites novos com pouco conteúdo de links.
- Site que possuem elementos difíceis de serem lidos pelo roboots, como imagens, flash, dentre outros.
- Sites com baixa vinculação entre as páginas.
Nesses casos, você precisa ajudar o buscador saber que você existe, utilizando a estruturação de links para indicar onde eles estão e como eles se vinculam.
Para que os buscadores possam identificar novas páginas, novos conteúdos, você precisa realizar a atualização do seu sitemap, isso facilitará e muito a indexação de novos arquivos do seu site.
Ficou claro o que é o sitemap e qual a função dele? Espero que sim. Se você se interessou e ainda não o utiliza, vou lhe explicar como você pode ter o seu.
Criando um Sitemap
Criar um sitemap não é uma tarefa tão complexa, para que você a faça de maneira perfeita, primeiramente você deve identificar qual a plataforma de utilização do seu site, pois para cada uma delas, existe uma forma de fazê-lo.
O próprio Google pode lhe ajudar a concluir essa tarefa através do site, basta que você siga o passo a passo intuitivo.
Se você utiliza o WordPress, basta você procurar nos aplicativos da plataforma que, sem dúvidas, irá encontrar um que lhe ajudará a criar o seu sitemap.
Se você se interessa por criar o seu sitemap de forma manual, você pode obter ajuda para isso aqui.
É importante ressaltar que os arquivos sitemap.xml devem ser colocados na plataforma de host do seu site, no servidor, na pasta pública da url. Vou usar de exemplo o meu site, desse modo você entenderá melhor onde esse arquivo deve estar localizado, confira a seguir:
Não tem nenhum segredo quanto a isso, é até bastante simples, não é mesmo? Com tudo em ordem, vamos para a próxima fase.
Depois que o seu sitemap for criado, é o momento de mandá-lo para o buscador em questão. No caso do Google, você deve utilizar o Google Webmasters Tools, através da plataforma você acompanha diversos tipos de status do seu sitemap, como indexação das páginas, como elas estão sendo lidas, se há erros encontrados, dentre outras coisas que devem ser avaliadas por você e corrigidas posteriormente, se necessário.
Chegou a hora de você colocar a mão na massa e fazer acontecer. Se você tiver dúvidas recorrentes da leitura ou da aplicação das tarefas apresentadas, entre em contato comigo, terei enorme prazer em lhe atender pessoalmente assim que possível.
Espero ter conseguido suprir suas necessidades quanto ao conteúdo apresentado. Quero lhe dizer que esse espaço está sempre de portas abertas para você, portanto volte sempre que quiser ou precisar, eu farei o possível para lhe recepcionar da melhor maneira, com conteúdos ricos, atualizados e relevantes a cerca do mercado digital.
Se você conhecer alguém que tem dúvidas quanto ao assunto que acabamos de tratar, compartilhe esse conteúdo e faça parte de uma corrente de profissionais que ajudam o mercado a evoluir. Conto com você!
Quero lhe agradecer pela confiança que deposita em mim, sinto-me honrado em poder lhe ajudar, mesmo que seja minimamente, na sua caminhada rumo ao sucesso pessoal e profissional. Desejo-lhe muito sucesso.
Até a próxima. Forte abraço!