Sei que, talvez, você já tenha se deparado com esse tipo de assunto em outros canais pelo mundo on-line, porém em meio as minhas pesquisas de mercado, não consegui detectar uma cobertura completa que explicasse de forma direta e clara o que é e quais sãos as melhores aplicações desse recurso, ou seja, como proceder para fazer uma recompensa digital infalível. Como forma de cobrir esse déficit, primeiramente, para mim mesmo, comecei a pesquisar mais a fundo as dúvidas mais frequentes relacionadas ao assunto, a fim de descobrir os pontos de dificuldades dos profissionais experientes e iniciantes a cerca do tema, na verdade, eu queria saber mesmo, como eu poderia ajudar você trazer um retorno positivo para os seus negócios através da recompensa digital. Sabe o que eu percebi?

Que ali poderia estar uma espécie de solução universal para os negócios on-line. Eu sabia, que se bem utilizada, a ferramenta poderia trazer resultados extraordinários. Eu sabia não, eu descobri uma oportunidade sensacional, naquele momento eu pude notar que aquilo deveria ser compartilhado com você.

Foi aí que decidi que eu deveria pesquisar mais a fundo ainda, que eu deveria desvendar todos os pontos obscuros ligados ao assunto. Naquele momento, eu tinha um outro objetivo, não era só apenas para mim, eu tinha um objetivo maior: você!

 

recompensa digital.

 

Se você me conhece, ao menos, um pouco. Sabe que esse canal foi criado com o objetivo de trazer materiais extremamente agregadores sobre o mercado digital, voltado ao público com sede de conhecimento, e se você chegou até aqui, independente, do caminho que fez para isso, você faz parte desse público e eu quero lhe parabenizar pela iniciativa. Para lhe presentear pela atitude, quero lhe oferecer um material rico e completo sobre o que é recompensa digital, além disso, vou lhe mostrar como você pode criar recompensas digitais com o poder de alavancar os seus negócios. Você aceita? Te garanto que não irá se arrepender de ficar até o final desse conteúdo comigo, pois preparei tudo com o que há de melhor em informações, também acrescentei muito da minha experiência profissional.

De modo que você pudesse ter um conhecimento completo ao final desse conteúdo, decidi estruturá-lo em forma de um guia, um tour de conhecimento sobre o assunto. Primeiramente, responderei a pergunta foco proposta no título do artigo, posteriormente eu mostrarei como você pode usar esse recurso corretamente para ajudar a converter cada vez mais.

Preparado para iniciarmos? Vamos juntos! Espero que você possa aproveitar de forma completa tudo que preparei pra você especialmente.

 

Entendendo o que é  Recompensa Digital

A recompensa digital é algo muito valioso, mas não raro! Muito provavelmente, você já visualizou e foi captado por uma recompensa digital. Você deve estar pensando. “Ué! De que o Tiago está falando?

Simples, amigo! Estou falando de formas utilizadas por negócios para realizar a captação de dados importantes de potenciais consumidores. Você pode não estar ligando o nome à pessoa, mas a recompensa digital é muito utilizada, fatalmente você já se deparou com alguma delas na rede online. Calma, se você ainda não está entendendo, eu vou lhe explicar de forma simples e objetiva, desse modo não haverá mais dúvidas sobre do que se trata a recompensa digital.

A recompensa digital nada mais é do que uma espécie de troca. É um presente que você dá aos seus potenciais interessados em troca de dados importantes para  o seu negócio, a recompensa digital pode ser um e-book, um acesso à área exclusiva de seu site, conteúdos ricos e gratuitos, vídeo aulas, áudio books, descontos, cursos, dentre outras coisas que agreguem valor ou gerem interesse pelo seu produto.

 

recompensa digital

 

Como eu lhe disse, a recompensa digital deve ser praticada como uma troca, você fornece gratuitamente um conteúdo que agregue valor para o seu público alvo, em troca, os seus potenciais clientes lhe darão dados importantes que lhe possibilitará fazer uma melhor captação de clientes interessados, através de leads quentes, e dados comportamentais sobre a sua persona. Vou lhe dar um exemplo prático, assim, se ainda houver dúvidas, isso tratará de desaparecer com elas.

Sabe quando você acessa um determinado site e ele lhe oferece um e-book gratuito, mas para recebê-lo você precisa fazer um cadastro, fornecendo alguns dados pessoais? Isso é uma das diversas recompensas digitais.

Pronto, agora que você já sabe perfeitamente o que é recompensa digital, podemos passar para o próximo nível. Vou lhe explicar como você deve criar a sua recompensa digital, a finalidade é de trazer retorno positivo aos seus negócios.

 

Criando a Minha Recompensa Digital em 3 Passos

Como eu já lhe disse, a recompensa digital tem por finalidade extrair informações importantes de seu público alvo, mas não só isso, pois ela pode ajudar a atrair mais clientes, traçar a sua persona, divulgar sua marca, gerar valor, fidelizar clientes, dentre outras coisas, porém para que a estratégia funcione perfeitamente e você alcance esses benefícios, você deve utilizar a recompensa digital de forma correta. Para obter os melhores resultados, você deve:

  1. Estudar seu público alvo: Essa é a primeira regra que coloquei aqui e não foi à toa, isso porque, é estudando o público alvo que você vai estabelecer a base estrutural para a criação das suas recompensas digitais, afinal, como você quer oferecer algo, se você não sabe para quem vai oferecer? Por isso, o foco aqui é estudar o perfil do seu público a fundo, seu objetivo é procurar características que lhe dê uma ideia do que pode atrair o interesse dos seus potenciais consumidores. Descobrir qual a principal dor e desejo do seu avatar é uma ótima tática. Coloque na receita algo relacionado ao seu negócio que gere grande interesse do público, nos próximos passos lhe mostrarei como você irá enriquecer essa receita.
  2. Ofereça uma Recompensa Digital Irresistível: Com o estudo das preferências de interesse do seu público em mãos é hora de começar a pensar nas bases criativas das suas recompensas digitais. Para isso, você deve pensar em criar algo que seja irresistível. Não sabe como fazer isso? Simples, ofereça:
    • Conteúdo autêntico e original: Isso quer dizer, conteúdo inédito, sem cópias. Com valor de informação agregadora passada de forma gratuita. O seu foco deve ajudar alguém.
    • Soluções Para a principal dor ou desejo: Sabe aquela dor e desejo que você descobriu no passo acima? Encontre uma solução para um ou dois desses pontos e transmita através de uma recompensa digital.
    • Não entregue especificações técnicas: Para uma recompensa digital ser irresistível, você não deve oferecer especificações técnicas, você deve entregar informações sobre os benefícios do produto, da utilização dele, você deve entregar a experiência, pode ter certeza que ela será muito mais bem aceita e irresistível aos olhos do público.
    • Utilize a linguagem aproximada: Torne-se próximo do seu público, coloque-se no mesmo nível e você terá uma ótima aceitação. Para isso, estude a linguagem do seu potencial consumidor e trace uma maneira de conversar da mesma maneira, ele se identificará e olhará para você como um amigo.
    • Disponibilize Diversos Formatos: Procure disponibilizar essa recompensa em diversos formatos, ou seja, em vídeo, e-book, áudio, etc., isso lhe ajudará conseguir atingir o seu público de maneira mais universal, só não se deixe de adaptar a linguagem para cada plataforma. Não se esqueça do mobile, isso não é mais diferencial é obrigatório, caso seu objetivo é obter sucesso.
    • Design: O design é to importante quanto à qualidade do conteúdo, pois ninguém vai consumir algo que tem um visual estético ruim, isso pode acabar com a sua credibilidade. Por isso, cuide do design, exercite o planejamento, teste e saiba quais são os valores que você quer transmitir através da arte e isso agregará ainda mais valor à sua recompensa.
  3. Captar informações através de um formulário bem feito: Essa é uma hora muito importante e a tarefa deve ser realizada minuciosamente. Para ter um formulário perfeito e otimizado, procure pedir só as informações importantes para que você consiga manter contato, não utilize formulários muito grandes, procure mostrar ao seu potencial consumidor que aquele é um ambiente seguro. Quando você tiver capturado o lead, poderá ficar mais próximo e assim realizar perguntas mais aprofundadas através de uma pesquisa em um segundo, terceiro, quarto contato por email, por exemplo. Conquiste primeiro, capte informações depois.

Bom, agora é a sua vez! Chegou o momento de você realizar as etapas acima, estudar um pouco mais e partir para ação de criar as suas recompensas digitais.

 

recompensa digital,

 

Espero que eu tenha conseguido me fazer claro e objetivo na difusão de informações, mas espero ainda mais, quero que você obtenha ótimos resultados a partir do conhecimento que obteve aqui no canal, serei muito honrado e feliz ao poder ter participado de uma pequena parcela da sua jornada em busca do sucesso.

Sei que a possibilidade do surgimento de dúvidas é iminente, pois nem sempre é fácil explorar as facetas do mercado digital, são muitos detalhes, expressões particulares e técnicas diferenciadas, por isso, fique tranquilo, pois estou aqui para lhe ajudar a resolver possíveis questões que possam surgir.

Está com dúvida? Simples, entre em contato comigo através dos comentários, email ou redes sociais, terei o prazer em lhe atender pessoalmente.

Muito obrigado pela presença, mais uma vez lhe parabenizo pela iniciativa de buscar informações com a finalidade de evoluir pessoalmente e profissionalmente. Volte sempre que você quiser, as portas estarão abertas.

Forte Abraço.

Compartilhar.