O mercado do empreendedorismo digital está em constante renovação e com isso, o profissional que optou encarar esse desafio precisa estar disposto a fazer sua renovação diária para acompanhar as novidades de mercado.

Quando penso na composição de um conteúdo, procuro avaliar as tendências de mercado, verificando quais são as novidades, os principais problemas e até mesmo o vocabulário usado, pois a cada momento uma nova sigla surge. E foi daí que surgiu a ideia de criar esse material.

O assunto que trago hoje é totalmente inédito nesse canal, uma vez que, ainda não tinha tido a oportunidade de abordá-lo de forma individualizada. Confesso para você que se eu pudesse e fosse atender aos pedidos, disponibilizaria diversos artigos diários, porque o marketing digital possuí tantas vertentes, tantos ramos que chega a ser difícil de escolher o tema do dia.

 

marketing B2C..

 

Noto que existe um déficit de informações no mercado. Você pode achar que estou maluco, porém quando vou escrever, costumo fazer uma busca bastante ampla em embasada no tema e o que acabo percebendo é que existem muitos sites que falam mais do mesmo ou pior, que muitas das vezes até copiam o material.

Meu objetivo é fazer desse espaço um local de estudo para você que me acompanha. Quero conseguir reunir a mais quantidade de assuntos possíveis em um só lugar, sempre presando pela qualidade. Acredito que, passo á passo, estou conseguindo obter êxito nessa tarefa, pois o feedback que venho recebendo é cada vez mais positivo.

Bom, o que vamos tratar nesse artigo é a questão do Marketing B2C, você já ouviu falar? Acredito que talvez você já tenha visto esse termo em algum lugar ou então, algum colega profissional tenha comentado com você, não é mesmo? Posso lhe adiantar que você irá adorar estudar sobre esse assunto, pois ele é muito interessante.

Quando se cria uma empresa é preciso definir o propósito, ou seja, o objetivo que ela terá. Tenho certeza que você está querendo me dizer: “ Pô, Tiago, quando se cria uma empresa o objetivo é vender, claro!!

Ok, você está certo, pois uma corporação tem o objetivo da conversão, no entanto para conquistar, fidelizar e vender é preciso ter uma estratégia de publicidade e aplicar conceitos de marketing para anunciar, enviar e-mail marketing, fazer remarketing, criar comerciais de TV e etc, estou certo? Então agora me resposta, qual das premissas você usará para definir sua estratégia: O marketing B2C ou Marketing B2B?

Fazer a escolha certa influencia diretamente na obtenção de um resultado de sucesso, uma vez que, o público é diferente e a abordagem também. Sendo assim, quero te explicar tudo sobre esse assunto para que não haja qualquer tipo de erro na hora da escolha.

O foco aqui é marketing B2C, pois já tratei de B2B em outros materiais, porém tentarei comprar ambos para que você consiga notar a diferença, tudo bem?

Vamos começar?

 

Definindo marketing B2C

Vamos direto ao assunto, pois nesse conteúdo eu quero explorar ao máximo algumas informações. Sendo assim, o marketing B2B traduzido ao pé da letra significa “Business to Consumer” que em português significa Empresa para Consumidor.

Para entender seu conceito é muito fácil, é o marketing que faz com que pessoas como você ou eu, acessem a página, insiram os dados bancários e comprem. É a venda direta focada na pessoa física, entende?

Nesse modelo, toda a sua estratégia de marketing estará focada em conquistar seu cliente direto, dia após dia e o atendimento personalizado acaba se destacando. Isso porque, quanto no marketing B2B, era necessário manter a distancia, o profissionalismo e até mesmo o vocabulário mais rebuscado, pois você está lidando com um grupo de influenciadores, no B2C você precisa estar integrado com seu público alvo, falando a mesma língua e entendendo suas dores.

Usar a mesma estratégia de B2C para B2B ou vice e versa, não funciona! Vejo muitas marcas querendo tratar seus clientes como máquinas e as máquinas como clientes. Peço que, por favor, nunca faça isso em seu negócio!

No conceito B2C, você precisará lutar dia após dia para se posicionar no mercado chamando a atenção de seus clientes para seus diferenciais, suas qualidades, a garantia de seus produtos e tudo que vir e enaltecer a sua marca, uma vez que, para obter o sucesso de sua estratégia, você não terá escolha, senão conquistar seu cliente.

 

marketing B2C

 

Sabe aquela frase: O cliente tem sempre razão! Pois é, ela irá imperar nesse modelo de negócio, já que o foco principal de sua existência é satisfazê-lo. E vale a pena lembrar que essa satisfação não é dada de graça, uma vez que, ele pagou pelo produto ou serviço que você tem a oferecer.

Eu não entendo o mau atendimento em um SAC, em uma loja virtual, em um restaurante ou em qualquer local que seja necessário um contato direto com o cliente e sabe o motivo? Foi investida uma verba para chamar a atenção, atrair, fidelizar e quando ele já confia no seu produto, pois já fez a compra, você não está disposto a dar a atenção devida? Isso não pode ocorrer de forma alguma!

 

Agora que já conceituamos e conversamos um pouco sobre o marketing B2C, quero te ensinar algumas dicas de aplicação, pois tenho certeza que irá gostar bastante.

 

Está pronto?

 

03 Dicas para fazer Marketing B2C da forma certa!

Muitas dúvidas giram em torno desse assunto, até porque os profissionais acabam confundindo um pouco os conceitos. Para que isso não ocorra com você, vou te dar algumas dicas certeiras que quando aplicadas trarão resultados significantes para o seu negócio.

 

Dica 1: Marketing de Relacionamento

Como eu disso logo no começo, essa modalidade de marketing trata diretamente com o cliente, ou seja, você precisa vender para elas. No entanto, será necessário ter claro que a venda será a ação final, apenas quando você criar valor perante a ela.

Uma dica que funciona muito bem é a entrega de conteúdo gratuito para gerar autoridade, ou seja, disponibilize conteúdo relacionados ao que você está vendendo, seja vídeos, fotos, noticias ou artigos sobre o assunto.

É muito comum que seus clientes em potencial procure por seu blog ou sua página no Facebook, para ver os materiais que você disponibiliza. Isso acaba criando um relação bastante interessante entre vendedor e consumidor.

 

Dica 2: Use o Emocional

O marketing B2C é baseado, principalmente, em questões emocionais e você precisa saber disso. Seu consumidor é emocional e você precisa usar essa informação a seu favor.

Por exemplo, descubra qual é o principal problema que ele está enfrentando e ofereça a solução. Ligue na data de seu aniversário para dar parabéns ou então, surpreenda e mande um presente, mesmo que seja dos mais simples. Isso irá fazer uma diferença enorme e você notará que a relação com ele mudará drasticamente.

 

marketing B2C.

 

Dica 3: Queira ouvi-lo!

Pessoas tem o costume de querer falar, seja através de uma rede social, um e-mail ou mesmo um contato telefônico. Já que você já sabe disso, treine a sua equipe para executar esse tipo de trabalho da forma mais interessante possível.

Opte por pessoas que gostem de atuar na linha de frente com o cliente, pois isso irá contribuir para um atendimento de qualidade. E mais, não tenha medo de ouvir críticas, pois elas são importantes para você melhorar seu serviço.

Então, deixe sempre aberto um canal de comunicação direta para que seu público alvo possa entrar em contato com você!

 

Com essas dicas, você já começa a ter uma noção bastante interessante de como funciona o consumidor do marketing B2C. O importante aqui é que você tenha sempre em mente que a aproximação com seu público alvo é fundamental. Você precisa se fazer presente o máximo de vezes que puder, surpreendendo e reconquistando sempre que possível.

Aposte em promoções personalizadas e tudo o que você julgar ideal para manter esse cliente próximo de sua marca, assim você conquistará muito mais!

Quero agradecer, novamente, a confiança que foi depositada em mim e dizer muito obrigado!

Espero ter te ajudado e quero te ver em breve!

Até logo!

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