Link Building é um assunto que interessa á todos os profissionais, dos iniciantes aos que já estão atuando na área há algum tempo. Por ser um tema um pouco mais complexo, vou precisar de sua atenção totalmente focada em nosso material para que assim, você possa aproveitar ao máximo tudo que pretendo transmitir para você.

Por mais que muitos digam que trabalhar com estratégias de Link Building é muito simples, me sinto na obrigação de te alertar, uma vez que, existe todo o padrão e uma “forma certa de fazer”, senão acabará prejudicando muito mais do que ajudando.

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Como tudo na área de marketing digital se transforma muito rápido, com as estratégias e táticas usadas para fazer Link Building não foi nada diferente. Isso porque, muitos profissionais começaram a utilizar suas práticas de forma indevida, o que prejudicava a experiência do usuário com relação a utilização do buscador, no caso o Google. Notando esse prejuízo e uma insatisfação do usuário, a empresa resolveu modificar tudo. Sendo assim, o que antes dava muito certo, atualmente já é uma prática indevida e passível de pena.

 

O que é Link Building.

 

Sei que você pode estar pensando: “O Tiago está falando tanto em Link Building e coisas relacionadas, mas eu nem sei o que é Link Building e muito menos como usá-lo a favor de meu negócio. E agora, o que eu faço?”  Não precisa se preocupar, eu não tomei a decisão de criar esse conteúdo á toa, uma vez que, quero que esse material se torne um guia definitivo sobre o assunto. Sendo assim, cada vez que alguma dúvida surgir com relação a esse tema, você poderá vir aqui e fazer uma consulta.

Lembre-se que minha única intenção é ajudar você, logo me veja com um amigo e um companheiro profissional que não medirá esforços para te ajudar a solucionar qualquer dúvida ou problema que venha a surgir no decorrer do processo. Estamos combinado?

Creio que já estou apto a começar a desvendar o que é Link Building e como ele funciona na prática, não é mesmo? Irei explicar todos os conceitos de uma forma extremamente simplificada e fácil de entender, pois o assunto por si só já um tanto quanto complexo de ser entendido, principalmente se você está tendo contato com ele pela primeira vez. Sei disso, pois como tenho contato com profissionais de todos os níveis, desde os muito iniciantes, até os que já têm anos de mercado, tenho uma possibilidade maior de ouvi-los. Sendo assim, já pude ouvir algumas pessoas comentando que a internet está repleta de conteúdos sobre o assunto, porém nunca encontraram um que fosse simples o suficiente para que pudesse entender.

Vamos começar agora a mudar esse cenário, transmitindo todo o conhecimento que tenho sobre o assunto. E claro, vá separando as dúvidas que forem surgindo no decorrer da leitura para que assim, você possa me consultar de forma mais focada no final de sua leitura, tudo bem?

Iremos juntos em mais uma aula de conhecimento. Você está preparado?

 

Afinal, O que é Link Building?

Acredito que não existe uma forma mais clara de iniciar esse conteúdo se não fosse definindo, de uma vez por todas, o que é o tal do Link Building, você não acha? Confesso para você que encontrar as palavras certas para colocar aqui não foi nada fácil, isso porque os termos sempre são muito técnicos e eu queria fazer um pouco diferente para que o significado fosse claro para todos os tipos de público.

Encontrei então, com minhas próprias palavras, uma forma de explicar para você o que é Link Building. Bom, falando de forma pessoal, o Link Building pode ser resumido como uma técnica na qual você irá conseguir links que apontam para o seu site. Basicamente, seria o ato de conseguir uma indicação através de outro site. Isso acontece quando em um conteúdo relacionado ao que você aborda usa seu site, artigo ou até mesmo marca como uma “ referência”.

Em um passado não tem distante assim, o Google considerava Link Building todo e qualquer tipo de links que apontavam para o seu site. Por exemplo, se você comentasse um post sobre carros, apontando para o seu site de maquiagem, você estaria imprimindo em link com uma indicação, mesmo os assuntos serem totalmente diferentes e consequentemente, um público alvo com nada em comum. No entanto, como disse no começo do artigo, essa prática começou a se tornar tão constante e desordenada que passou a tornar muito chato o consumo de conteúdo na internet, visto que haviam links e indicações totalmente sem pé nem cabeça. E isso era um fator de relevância, já que muitos te indicavam, porém deixava a qualidade da indicação a desejar.

 

O que é Link Building,

 

Percebendo essa bagunça, o Google passou a monitorar esses links gerados e observar seu comportamento. Passando-se um tempo, ele revelou uma atualização no mecanismo de buscas, onde o link que não fosse natural e relacionado ao conteúdo abordado estaria passível de punição. Claro que muitos foram pegos se surpresa e tiveram que modificar sua forma de trabalho do dia para noite. No entanto, foi visível a melhora de qualidade dos apontamentos feitos, fazendo com que experiência melhorasse e muito.

Deu para entender o que é Link Building? Acredito que tenha conseguido transmitir a ideia de técnica de uma forma que tornou a compreensão muito fácil, não é mesmo? Mas ainda não estou satisfeito, uma vez que, quero te ensinar alguns jeitos que utilizo de fazer Link Building que deram certo em meus projetos.

Vamos lá?

 

Maneiras de Fazer Link Building

Como você aprendeu acima, o Link Building é uma técnica usada para conseguir links naturais apontando para o seu site. No entanto, não é porque falamos em “natural” que você deve cruzar os braços e esperar que os sites te usem como referência.  Certamente, você irá precisar trabalhar alguns pontos para conseguir isso. Vou te mostrar como!

 

O que é Link Building

 

  1. Guest Posts: O Guest post ou o post de uma pessoa convidada é uma das formas mais tradicionais e conhecidas de fazer Link Building. Apesar de ser umas das formas mais antigas, ainda é um dos métodos mais usados. Para o Link Building, muitas marcas fazem uma pesquisa para descobrir quais os sites mais relevantes do nicho para que assim, entrem em contato para uma possível parceria ou até mesmo, a compra de um artigo que tenha o link de referencia.
  2. Parceria: Esse formato também é conhecido como Co- Marketing e muitas empresas e marcas fazem sua utilização. Já pude comprar que funciona muito bem, pois você está tratando com públicos que tem os mesmos princípios que você. Trata-se criar um “ produto” em parceria com outra empresa do nicho para assim, distribuir material, seja um e-book ou qualquer outra coisa. Como o material sempre é postado nos sites de ambas empresas, ele é replicado por seus seguidores e fãs fazendo com que milhares de links naturais sejam gerados.
  3. Infográficos: Esse jeito é bem simples e bastante eficiente, baseia-se na ideia de criar um infográfico que seja relevante para o público em questão e colocar um código “embed” para que quando os usuários façam o compartilhamento, o link seja gerado de uma forma automática.

 

É importante que você entenda que não existe um jeito correto de fazer Link Building, visto que cada modelo de negócio se comporta de uma forma. No entanto, minha dica é que você sempre varie a forma de utilizá-lo para não ficar marcado o jeito que você usa para conseguir links, entende?

Espero que esse conteúdo tenha sido esclarecer e tenha conseguido tirar todas as dúvidas que você tinha sobre o assunto. Não deixe de entrar em contato comigo, caso algo não tenha ficado totalmente claro.

Quero te ver em breve!

Até logo!

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