Todo e qualquer projeto ou negócio é criado para gerar receita em algo, não é mesmo? Um número mais de conversão é algo buscado dia após dias por pequenas, médias ou grandes empresas.

Desde que iniciei meus estudos no mundo do marketing digital, desvendar os métodos mais interessantes e funcionais de trabalhar com lead score tem sigo meu objetivo. Acredite, se você quer trabalhar usando lead score, você precisa saber que não existe uma fórmula magica que vai funcionar 100% do tempo. Isso porque, seu público alvo vai crescer, vai mudar ou vai ter outros hábitos que farão com que a estratégia utilizada já não faça mais efeito.

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Sempre que posso gosto de pontuar que o seu cliente, ou seja, o seu público alvo é o principal motor de seu negócio. Sem pessoas interessadas no que você tem para dizer, sem interesse de compra no que você oferece e sem vontade de ler o que você escreve, pode ter certeza que você não terá o sucesso que tanto almeja.

 

o que é lead score

 

Para te ajudar, ainda mais, a descobrir e entender os termos utilizado em nossa profissão, achei de bom tom criar um conteúdo explicando exatamente o que é lead score. Sei que a internet está cheio de artigos e materiais que abordam o assunto e pude conferir alguns de extrema qualidade. No entanto, achei interessante criar um que tivesse a minha cara e um pouco de minha experiência profissional.

Muitas pessoas me enviaram mensagem e e-mails perguntando sobre esse assunto e querendo saber mais informações. Sendo assim, para deixá-lo em lugar onde todos pudessem ter acesso e registrado, julguei que havia chegado o momento certo de cria-lo.

Você lembra do conteúdo sobre o que é lead? Ele será uma importante composição para que você entenda esse artigo de forma mais rápida. No entanto, caso você ainda não tenha lido, não tem qualquer problema, você pode acessá-lo através desse canal.

Se você não quer perder um segundo, vou resumir rapidinho o significado de lead. No universo do marketing digital, o lead nada mais é do que um novo contato e um possível cliente. Entende-se que um usuário que já despertou interesse por seu produto ou serviço uma vez, tem a possibilidade de comprar de você em algum momento, basta que você prepare para a hora exata de efetuar a conversão.

Certamente, você já deve ter ouvido falar em “Conquiste mais Leads”, “ Aqueça seus Leads” e por aí vai, não é mesmo? Isso porque, o lead de qualidade e aquecido é fundamental para que você converter ou pelo menos planejar uma taxa de conversão significativa.

Bom, não vou entrar muito no assunto logo aqui de começo, pois vou deixar para explicar melhor nos tópicos a seguir, pois tenho certeza que será de muita serventia para os seu modelo de negócio.

Prontos para começar? Então, vamos lá aprender tudo sobre o que é lead Score.

 

Definindo o que é Lead Score

Antes de mais nada, entenda que não existe um tipo de negócio que pode utilizar o lead score, uma vez que, é essencial que você use para otimizar e melhorar seus resultados.

O lead score é um termo extremamente fácil de ser entendido, isso porque tem um significado totalmente aplicável ao nosso dia a dia de trabalho. O lead score, nada mais é do que uma classificação que é feita para medir a qualidade de seu lead e assim, entender se ele está ou não pronto para efetuar a conversão.

 

o que é lead score,

 

É muito comum encontrar pessoas que falam, por exemplo, eu tenho um mailing de e-mails com mais de 10 mil contatos! Uuuauu, realmente ter uma quantidade dessas de pessoas cadastradas é incrível, ainda mais com enorme concorrência do mercado. No entanto, quantos desses leads estão preparados realmente para fazer a conversão? E quantos deles você ainda está trabalhando?

É importante saber que nem todo o lead cadastrado está no momento exato de fazer uma conversão, isso porque cada pessoa está em um momento diferente de interesse, sendo assim, só fará a conversão quando tiver a certeza absoluta que está no momento certo. Sendo assim, você precisa utilizar métodos de preparação para aquecer esse lead e assim, alcançar bons resultados.

Acredito que você possa não saber como funciona o método de captação e preparação de lead, então vou explicar um pouquinho, assim você consegue ficar mais centrado no assunto.

Topa? Então, chegou o momento de enfrentar mais essa etapa!

 

Etapas de Definição do Lead Score

Como dito acima, o lead score é a qualificação que é dada ao usuário para que assim, possamos entender se ele já está preparado para efetuar a ação pré determinada ou se ainda precisa ser trabalhado.

Entenda que em um funil de vendas, os leads só chegaram na mão dos vendedores quando estiverem preparados para venda, senão será uma perde de tempo para os profissionais. Logo, se nas grandes empresas isso já acontece, em seu negócio você tem o dever se trabalhar da mesma forma.

Preciso te dizer que trabalhar na classificação do Lead Score não é uma tarefa fácil, uma vez que, existem vários aspectos que podem ser trabalhados. E mais, você precisará entender quais são os pontos chaves de seu negócio para poder encontrar as categorias que devem ser completadas.

Já existem alguns programas no mercado que fazem essa seleção automaticamente, principalmente, programas que fazem a captação de e-mail através de cadastro do usuário, pois será com as informações passadas por ele mesmo que a lista e a pontuação será gerada.

 

o que é lead score.

 

Definir as etapas exatas para fazer a classificação de um lead score é praticamente impossível, pois eu teria que conhecer seu negócio á fundo. No entanto, vou te dar algumas dicas que podem te ajudar a traçar sua metodologia de medição, tudo bem?

O jeito mais comum de fazer a medição é através de:

  1. Perfil: O perfil, como o próprio nome já diz, são as caracterísca da pessoa. Sendo assim, será importante que você saiba qual a região onde habita, quantos anos ele tem, qual sua profissão, seu sexo e tudo que possa traças o perfil humano.
  2. Interesse: O interesse, eu aconselho que seja medido pelas ações já tomadas anteriormente, e não pelo que ele fala. Digo isso, pois nem sempre o que uma pessoa fala condiz com a ação que ela toma. Sendo assim, procure estudar quais os assuntos que ela mais procura, quais são os e-mails que ela abriu, quais foram os downloads feitos. Isso lhe ajudará a entender como ela se comporta diante do seu material.

No mais, será necessário entender e até mesmo perceber que a classificação do Lead Score é muito mais interativa do que intuitiva, pois o comportamento de seu lead tem fluência direta no seu resultado. Sendo assim, não tente adivinhar o que ele pensa, pergunte! Isso irá lhe poupar tempo e valores de investimento.

Espero que esse conteúdo seja a solução dos seus problemas quando o assunto for lead score, mas claro que você deve se manter em constante crescimento, ou seja, você não pode parar de estudar nunca, pois esse mercado é muito inconstante e está sempre em renovação.

Caso precise de ajuda com alguma dúvida ou sugestão, entre em contato comigo, pois estou a inteira disposição para lhe ajudar, combinado?

Espero te ver em breve!

Boas conversões!

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