Que quase tudo se atualiza você já deve saber. Não é verdade? Acredito que essa atualização, reciclagem, reformulação que atinge cada setor é importante e evolutiva, pois guardam lições importantes, em minha visão as principais são:

  • Se der certo, ótimo! Partiremos em busca de colher os bons frutos.
  • Se der errado, melhor ainda, conseguimos identificar um caminho para onde não devemos seguir.

Você pode estar se perguntando agora: “Porque o Tiago está falando de atualização em um conteúdo sobre inbound marketing?”.

Calma, eu não me perdi. Nós vamos chegar lá. Para que você fique tranquilo e entenda que eu vou lhe entregar o que você está procurando, posso te adiantar que o inbound marketing se trata de uma atualização muito, mas muito benéfica para o marketing.

O nosso mercado é conhecido pelas constantes atualizações, talvez seja porque a internet é um motor em ritmo frenético e com a chegada dela, as pessoas também mudaram. Hoje, tudo demanda rapidez, o tempo é escasso, as pessoas têm mais opções para consumir, basta um clique e tudo pode se apresentar, como um passe de mágica.

Pesquisando sobre essas mudanças, me deparei com algo que acredito ser muito interessante, mas que ao verificar mais a fundo, percebi que podia estar dando fortes dores de cabeça em profissionais iniciantes e até mesmo em veteranos do marketing digital. Obviamente, você já sabe do que se trata. Claro! O inbound marketing!

 

inboud marketing,

 

Se você já me conhece, ao menos, um pouco, sabe que uma das minhas paixões é esclarecer dúvidas sobre alguns pontos nebulosos da nossa profissão. Não é mesmo? Portanto, havia encontrado um prato cheio para explorar, isso porque, não consigo suportar ver tantas oportunidades serem desperdiçadas por simples falta de conhecimento.

Eu não culpo você por essa falta de conhecimento, isso porque, uma coisa que é muito frequente em nosso mercado, talvez pela linguagem muito própria que utilizamos, é o fato de que tudo parece de extrema complexidade, quando realmente não é. Esse é mais um dos meus objetivos: Tentar descomplicar o que parece complicado, trazendo tudo para uma linguagem simples e objetiva. A meu ver, isso poderia deixar oportunidades de crescimento mais acessíveis a todos que se interessarem.

Pensando sobre todos esses aspectos, comecei a definir qual seria a linha de abordagem para esse tema, ou seja, a melhor forma de lhe entregar esse conteúdo. Passei um tempão estudando e, na verdade, nem vi as horas passarem. Sabe aquela frase famosa: “Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida?”. Assim que eu me senti e me sinto frequentemente, mas também é dessa maneira que eu quero que você se sinta. Para isso, acredito que é necessário que você tenha um descomplicador para conhecer e dominar todos os terrenos do mercado digital. Apresento-me para essa função, se você permitir, eu serei um integrante forte no seu time e ao final, minha maior gratificação será ver você no topo na escalada do sucesso.

Sem mais delongas, chegamos ao momento crucial, lhe entregarei tudo que preparei e tudo que sei sobre o inbound marketing, espero que aproveite ao máximo, pois isso poderá alavancar exponencialmente os seus resultados.

 

Afinal, o Que é Inbound Marketing?

Vamos direto ao ponto. O inbound marketing é uma espécie de atualização do marketing tradicional. Ele traz uma maneira diferente de abordagem para com o potencial consumidor, muito interessante por sinal.

Como eu já lhe disse no início desse artigo, com a evolução dos mercados e o crescimento do acesso à internet, os clientes passaram a consumir de forma diferenciada e é aí que entra o inbound marketing.

De forma simplificada, o Inbound Marketing trabalha com o “vender sem querer vender”. O principal objetivo dessa vertente é atrair clientes em potencial, por meio de técnicas interessantes para conquistar uma audiência. Primeiro você entrega valor e posteriormente o próprio cliente lhe procura para consumir, sem vendas forçadas.

Dentre as técnicas do inbound marketing, uma das mais utilizadas são os conteúdos de qualidade, disponibilizados de forma gratuita.

 

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  • Você pode estar pensando agora: “Qual o objetivo disso, Tiago?”.

Simples, o objetivo é melhorar cada vez mais a experiência do usuário, uma das principais técnicas responsáveis por atração e conversão.

Quando você entrega valor, tira dúvidas, exemplifica melhores formas de utilização de determinadas coisas, você está entregando uma melhor experiência ao usuário, o que é melhor é que, aparentemente, você não está pedindo nada em troca.

Deu para entender que o Inbound Marketing trata-se do marketing que utiliza a técnica de vender, sem querer enfiar o produto no consumidor a qualquer custo?  É um marketing mais inteligente, que gera valor e incentiva quase que de forma inconsciente o usuário a querer consumir.

Agora que você já sabe, podemos seguir para o próximo passo.

 

3 Benefícios Matadores do Inbound Marketing

Se você achou que acabava ali em cima, se engana, pois o inbound marketing vem crescendo cada vez mais, pelos resultados apresentados e por uma série de benefícios obtidos com a sua utilização. Dentre eles vou lhe apresentar, apenas, três, pois tenho certeza que serão o suficiente para lhe mostrar a grandiosidade da técnica:

  1. Menor custo: O inbound Marketing, se comparado com o Outbound marketing tem seus custos reduzidos em mais de 60%.
  2. Melhor ROI: Quando utiliza-se o inbound marketing, a média do ROI é quase 300% maior.
  3. Interesse: 90% do público preferem consumir de negócios que produzem Inbound marketing.

Incrível, não é? Eu mesmo que já conhecia o inbound marketing, quando soube desses dados fiquei impressionado.

Bom, depois de tudo isso, eu acredito que você esteja interessado em saber, ao menos, um pouco sobre práticas bem vistas no inbound marketing. Por isso, a seguir, vou lhe entregar um material recheado de informações agregadoras. Vamos lá?

 

inboud marketing..

 

Fazendo um Ótimo Inbound Marketing

Como eu lhe disse acima, a principal característica do inbound marketing é a geração de valor através de conteúdos e técnicas para melhor a experiência do usuário. Obviamente, tudo isso tem um objetivo, atrair clientes para um posterior consumo feito de forma “natural”. O que você deve estar se perguntando é:

  • Quais são essas técnicas utilizadas? Como fazer um ótimo inbound marketing?

É exatamente isso que eu vou lhe contar agora. Para começar fazer um inbound marketing de qualidade, você já tem o ingrediente principal, conhecer o objetivo da técnica, mas vou facilitar ainda mais as coisas, pois elencarei abaixo, as principais práticas do Inbound. São Elas:

  1. As Redes Sociais: O inbound marketing tem as relações públicas como forte aliada, pois por meio dela a possibilidade criar laços mais fortes é evidente. No marketing digital, nada melhor que utilizar as redes sociais para trazer as pessoas para mais perto do seu negócio. Tornando-se acessível, falando em uma linguagem mais aproximada do público, sem contar que a força de alcance é extremamente poderosa.

 

  1. Presença Multicanal: Ao contrário no Outbound Marketing, que prioriza a presença mais concentrada em, apenas, anúncios diretos. O inbound tem como preferência, estar presente nos mais variados canais, facilitando o consumo do público alvo. A técnica de inbound marketing quer atrair a atenção, mas também quer gerar valor, portanto nada melhor que ter diferentes formas de entregar um conteúdo, aumentando a gama de alcance. Não é verdade?

 

  1. Entrega de Bons Conteúdos: Para isso, você deve pesquisar os principais assuntos de interesse, as dúvidas, as dores e os desejos do seu público alvo. Tendo essas informações, você poderá elaborar conteúdos agregadores como forma de solução para cada um dos aspectos citados acima. Você estará agregando valor ao entregar conteúdos valiosos, gratuitamente. Com isso, você começará a criar uma conexão com o seu usuário, atraindo referencial, confiança e possivelmente desejo de consumo. Aqui também entrar o SEO, através dos conteúdos, você poderá ser mais facilmente encontrado.

 

  1. Email Marketing: Por meio dos conteúdos, você doutrinará os seus potenciais consumidores, ganhará atenção e confiança, fazendo com que ele instintivamente continue para o caminho certo em seu funil de vendas. No email marketing é o momento de chegar ainda mais perto do seu público, mas de forma com que ele se lembre de você, tornando a comunicação mais aberta em um ambiente seguro e de fácil comunicação, propício para gerar conversões. No email marketing, você deverá continuar entregando conteúdos de valor, talvez ofertas e informações exclusivas.

 

 

É claro que o inbound marketing tem diversificadas técnicas, modificáveis e adaptáveis para cada tipo de negócio e consequentemente público alvo, mas o que eu lhe apresentei acima pode ser considerado como a base do inbound.

Espero que você tenha conseguido entender perfeitamente cada fase desse tour de conhecimento.

  • Você quer utilizar o inbound marketing nos seus negócios?

Se você enxergou oportunidades, assim como eu, chegou o momento de agir. Trace suas metas, estude seu público, modifique as técnicas até encontrar a fórmula perfeita para o seu negócio e prepare-se para alcançar resultados jamais vistos.

Coloco-me a disposição em caso de surgimento de dúvidas, para isso, basta você entrar em contato comigo.

Desejo-te ótimos resultados. Vejo-te no topo?

Forte abraço.

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