Trazer para você um conteúdo que irá contribuir para o seu crescimento pessoal é algo que me faz ter a certeza que vale a pena trabalhar com o que escolhi, confesso que amo o que faço e a cada dia, essa possibilidade de compartilhar conhecimento me motiva aprender mais. Sendo assim, resolvi escrever um material que detalhe tudo sobre o Google Merchant.
Já pude notar que quando esse tópico é levantado, uns o chamam de Google Merchant e outros preferem chamar de Google Shopping. Você já notou isso? Se você já havia percebido, vou lhe explicar porque isso acaba acontecendo.
Já disse algumas vezes que, apesar de utilizar o Google Ads como ferramenta principal de trabalho diário, entender como funciona todos os produtos e funcionalidades Google é de extrema importância para que você consiga obter resultados sempre crescentes e satisfatórios.
Entendo que se esse material lhe interessou é porque você está em busca de conhecimento para aplicar em seu negócio ou então, assim como eu, é um apaixonado pelo conhecimento e pelo Império Google, estou certo?
Quero então dividir algo com você! Um momento que foi muito especial para mim. Não sei se você sabe, sou o idealizador do Conversão Extrema, um curso no qual me dedico a passar todo o meu conhecimento pessoal aos que querem dividir comigo momentos únicos. Claro que não sou só eu que ensino, todos compartilham seus conhecimentos e muitas vezes, eu acabo achando que eu aprendi muito mais do que ensinei.
Foi com grande alegria que pude realizar um sonho meu e de meus alunos, nós tivemos a incrível experiência de passar um dia dentro do Google em São Paulo. Foi realmente sensacional. Poderia falar desse assunto por horas, mas prefiro que você assista ao vídeo e aproveite para saber como você também pode ter um dia como esse!
https://www.youtube.com/watch?v=hw4ayynFUpw
Não tenho nem palavras para descrever o que foi esse momento! Você pode querer me perguntar: “Tiago, o que esse vídeo tem relação com o Google Merchant?” Eu fiz questão de gravar e te mostrar esse material para que você pudesse entender um pouco a importância do Google para seu negócio e como você pode fazer a diferença se aparecer no Google!
Você deve estar ansioso para aprender mais, correto? Então vamos lá, vou começar lhe explicando o que é o Google Merchant.
O que é o Google Merchant?
Apesar de ser uma definição bem simples, acho importante falar desse assunto, mesmo que seja de forma rápida. Como citei acima, muitas pessoas fazem confusão entre o Google Merchant e o Google Shopping, o Google Shopping é a plataforma de busca de produtos através dos anúncios de comerciantes, já o Google Merchant é uma ferramenta que possibilita que os comerciantes cadastrem os produtos que eles desejam anunciar através do Google Shopping.
Ambos os termos são usados para definir a busca por produtos, no entanto é preciso que você tenha em mente, bem definido, o que cada qual se referência, para que você possa fazer a utilização certa na hora de repassar a informação.
Falando de forma mais profunda, o Google Merchant é uma ferramenta que irá transportar todas as informações sobre os produtos que estão anunciados, transformando-os em campanhas dentro do Google Shopping. É uma plataforma exclusiva, com cadastramento individualizado para que você possa anunciar com organização e maior rapidez no controle de resultados.
Interessante, não é mesmo? Preciso lhe dizer que não acaba por aí, pois apesar de você ter tido uma noção sobre o que a ferramenta pode lhe ajudar em seu negócio, sinto-me na obrigação de expandir ainda mais a sua visão sobre o recurso. Para isso, a seguir, vou lhe apresentar de forma detalhada o que o Google Merchant pode fazer por seu negócio.
O que o Google Merchant pode fazer por seu negócio?
Você deve estar ansioso para saber mais sobre os benefícios trazidos pela plataforma. Então, vamos direto ao ponto, confira abaixo:
- Aumentar Suas Vendas: Existem muitas maneiras de vender utilizando a internet, o Google Merchant é mais uma das formas de fazer a divulgação de seus produtos para um público qualificado, ou seja, para aquelas pessoas que realmente estão interessadas no que você está anunciando. Com uma melhor segmentação de público, não há dúvidas que a possibilidade do aumento das vendas é iminente.
- Melhor Organização: Em um só lugar, você pode criar anúncios para diversos produtos diferentes e controlar o desempenho individual de cada campanha. Pensando em facilitar a criação, acompanhamento e obtenção de relatórios o Google criou uma central para que você obtenha todas as informações em um só lugar, com um só login.
- Melhor Controle de Resultados: Com um espaço dedicado a mostrar ao anunciante o comportamento de seu anúncio perante ao possível consumidor, o Google Merchant disponibiliza em sua plataforma uma boa visualização dos resultados de cada anúncio individualmente, facilitando o seu controle e a administração de suas táticas de vendas.
- Diferentes tipos de anúncios: Com o Google Merchant você pode escolher dentre os diferentes tipos de anúncios, quais os que se encaixam melhor ao público que você pretende atingir. Você ainda tem a opção de escolher quais os locais que o seu anúncio será veiculado, dentre as opções estão a rede de display, a rede de pesquisa, anúncios em vídeo, anúncios do Youtube ou anúncios exclusivos para mobile.
- Relatórios: Com relatórios totalmente focados e contendo todas as informações necessárias para que você veja a relevância do seu anúncio ao público que pretende atingir, o Google Merchant disponibiliza de forma fácil e simples a visualização de cada um deles, facilitando a criação de novas campanhas baseadas nos resultados anteriores e também possíveis alterações que se façam necessárias para uma melhor adequação.
- Agilidade: Com uma plataforma totalmente otimizada e de rápida resposta, você obtém muito mais facilidade e agilidade na hora de fazer qualquer consulta ou no cadastramento de novos produtos. Sem grandes complicações, o Google Merchant possui uma didática intuitiva que agiliza as suas atividades cotidianas.
Depois de conhecer todas essas possibilidades positivas, com toda certeza você deve estar querendo saber como fazer para aproveitar tudo o mais rápido possível. Tenho que lhe confessar que eu já esperava por isso, portanto no próximo tópico vou relatar de forma simples e objetiva como você deve proceder para criar uma conta no Google Merchant.
Como criar uma conta no Google Merchant?
Criar uma conta no Google Merchant é bastante simples, você deve apenas prestar atenção nos passos que vou descrever abaixo, vamos lá:
- Conta Gmail: Você precisará criar uma conta no Gmail que seja exclusiva para a utilização de seu negócio, isso porque, diversas informações e avisos serão enviados para você através do email.
- Se você não possui uma conta cadastrada no Gmail ou a conta que você possui não é de exclusividade de seus negócios, acesse gmail.com e realize o cadastramento de forma simples e rápida.
- Caso já possua um email do Google, siga para a próxima etapa.
- Acessando a plataforma: Para começar o processo de criação da sua conta Google Merchant, acesse o site HTTP://merchants.google.com.br/signup
- Login: Faça o Login na plataforma com sua conta Gmail.
- Escolhendo Produto: Agora você precisará escolher e cadastrar o produto que você deseja anunciar através do Google Shopping.
- Informações Relevantes: Informações como quantidade em estoque, utilização do produto, tamanho, cor e o que mais puder acrescentar maior destaque e relevância ao seu anúncio, deve ser informado.
- Evite Reprovações: Cheque todas as informações com atenção para que não haja reprovação de seu anúncio devido informações incompletas ou erradas.
- Acompanhe a Aprovação: Envie o anúncio para aprovação e acompanhe pelo status dentro da plataforma.
Parabéns, agora você é um membro ativo no Google Merchant. Aproveite todas as possibilidades que a plataforma pode lhe trazer e utilize os recursos com a finalidade que desejar. Certamente você verá uma grande melhora em seus resultados.
Com mais esse material incrível chegando ao fim, quero entender mais quais são as suas necessidades e dúvidas para te ajudar. Então, vou pedir para que você tire um tempinho de seu dia para deixar sua dúvida aqui. Basta escrever no formulário abaixo, tudo bem? Prometo que verei pessoalmente e da forma mais rápida possível!
Depois de tudo que aprendeu, chegou a hora de colocar a mão na massa e aplicar todo o conhecimento que aprendeu aqui para converter mais e mais!
Desejo-te sucesso e nos vemos na próxima! Até mais!