Cheguei com mais um conteúdo no formato “o que é”! Acredito que você já tenha percebido que de um tempo para cá, criei uma série de artigos visando explicar o significado de diversos termos, palavras e até mesmo gírias do marketing digital, não é mesmo? Então, esse conteúdo é mais um dessa série.
Você já sabe o que é CRO? Tem alguma noção de seu significado ou de sua aplicação? Não? Então, você está no lugar certo, pois esse material será incrível e inédito. Para que você tenha uma ideia, ao procurar informações para apresentar uma fala mais didática, pude perceber que o mercado brasileiro tem uma defasagem de informação, onde poucos sites falam sobre o assunto.
Todo o artigo que trás em seu principio esclarecer uma dúvida sobre um termo tem um cunho mais educacional e muitas vezes básico, já que profissionais que está há anos no mercado, acabam tendo contato com uma gama de siglas muito maior. No entanto, o retorno que tenho tido com esse tipo de artigo está sendo bastante interessantes, principalmente de pessoas que estão começando na área e estão usando nosso canal para adquirir conhecimento.
É importante que você saiba que o CRO não funciona de forma isolada, beleza? Isso porque, uma estratégia de marketing digital não é composta apenas de uma técnica, uma vez que, é o conjunto da obra que te entregará o resultado final. Sendo assim, quando pensar em CRO, pense em clientes e taxa de conversão, pois você precisará dessas informações para compreender melhor todo o conceito.
Antes de começar, você sabe o que é otimizar algo? Sempre falamos em otimização, artigos otimizados, site otimizado e por aí vai, mas afinal, o que é a otimização? É bem simples, a otimização nada mais é do que fornecer condições mais favoráveis para o desenvolvimento de algo. Por exemplo, quando você vai fazer uma plantação, antes de colocar a semente na terra, você precisa tratar aquele solo, não é mesmo? Então, será necessário adubar a terra, irrigar e controlar as pragas para que suas sementes germinem, estou correto? Logo, você está oferecendo um ambiente mais propicio para o desenvolvimento de sua plantação, ou seja, você está “otimizando” sua plantação.
Claro que esse exemplo foi apenas uma forma de ilustrar de forma simples, pois o conceito de otimização com SEO, com CRO ou com qualquer outra técnica, tem aplicações particulares e individuais. Porém, vamos voltar ao foco de nosso assunto!
Entenda que quando te explicou outros conceitos antes de chegar no assunto principal do texto é porque quero me certificar que todos os pontos estejam claros e que não haverá qualquer lacuna em branco que te impeça de compreender o que vou te explicar a frente, beleza? Mas se mesmo assim, você não compreender o que digo, mande uma mensagem para mim, que vamos bater um papo para que eu posso te ajudar e entender suas dúvidas de uma forma mais precisa.
Voltando a falar de CRO, o que é e como você pode aplicar em seu projeto, são duas perguntas que intrigam desde o começo da leitura e que certamente, te fizeram seguir até aqui comigo, não é mesmo? Então, vamos esclarecer seus conceitos de uma vez por todas.
Definindo O que é CRO
O termo CRO está diretamente ligado a conversão, isso você precisa ter em mente. Vale também lembrar que conversão, por mais que muitos achem que faz referencia a vendas apenas, também pode ser a ação que você pré determinar, como por exemplo, o preenchimento de um formulário, baixar um e-book ou acessar o site que você deseja. Tudo irá depender do objetivo inicial traçado para o seu projeto.
Entregando a definição real, o termo vem do inglês Conversation Rate Optimization que em nossa língua significa otimização da taxa de conversão. Aplicando de uma forma mais prática pode ser definido como o processo que visa criar uma melhor experiência do usuário em nosso site para que assim, ele execute a ação que foi planejada por nós.
Sabemos, que para que uma conversão ocorra, precisamos induzir o usuário a executar o que desejamos, isso através de técnicas e gatilhos. Podemos citar, por exemplo, o conhecido funil de vendas, que tem como objetivo principal doutrinar o lead até o momento da compra, sempre traçando um passo a passo exato de execução e até mesmo de recuperação para possíveis desistências.
É preciso sempre deixar muito claro que não existe “ a forma certa de fazer”, uma vez que, não existe mágica ou então, um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio. E não é porque não tenho conhecimento no assunto ou então porque quero te enganar, muito pelo contrario, eu sempre sou o mais sincero possível com você e viso sempre entregar um conteúdo de excelente qualidade, mas quando se fala em técnicas de CRO fico um pouco de mãos atadas já que não conheço seu tipo de negócio.
Para que a aplicação do CRO de certo conhecer seu público alvo de uma das coisas essenciais, isso porque é ele que dará o tom de sucesso ao seu projeto. Caso você tenha dificuldades em encontrar quem são as pessoas mais propensas a gerar uma conversão em seu projeto, você terá problemas em otimizar sua taxa de conversão.
Existem diversas formas diferentes de se trabalhar com CRO, isso porque cada projeto tem suas particularidades. Sendo assim, para não me aprofundar demais em uma vertente a acabar deixando outra pouco explorada, vou falar para você dos 3 pilares principais para você aplicar CRO e obter sucesso.
Topo? Vamos juntos então!
3 Pilares básicos do CRO
Aplicar técnicas avançadas e com ferramentas de última geração é importante para se obter destaque no mercado. No entanto, o conhecido “ feijão com arroz” deve estar funcionamento muito bem para que ele dê suporte para demais áreas.
Pode até parecer estranho isso que estou dizendo, porém já vi muitas pessoas que querem fazer aplicações mais avançadas, porém não tem uma básica sólida que dê suporte ao que vem em cima. É preciso que você pense em uma pirâmide, onde a sua base seja tão sólida que pode suportar o peso de tudo que vem em cima, senão você estará fadado a ver tudo desmoronar, concorda?
Para que isso não aconteça com você, darei uma leve pincelado nos 3 pilares básicos do CRO. São eles:
- Foco: Posso estar até sendo repetitivo, mais quero que você entenda que a segmentação é fundamental para bons resultados. O cliente é que vai fazer girar a manivela do sucesso. Você precisa descobrir com quem está falando, quais são as suas necessidades, seu comportamento e uma forma certeira de falar com eles. Lembre-se que quando você coloca o seu negócio online, o número de pessoas que terão acesso a sua marca é gigantesca e segmentando, você consegue entregar conteúdos muito mais relacionados a área de interesse de cada um.
- Conteúdo: Não mexa esforços para entregar conteúdo interessantes e engajados com seu proposito. Uma conversão só é feita quando o usuário entende o valor do seu produto e serviço.
- Teste Sempre: Seu projeto está no ar da forma que você sempre sonhou e está convertendo bem. Essa situação é ótima, mas a taxa de conversão cresce constantemente ou ela está estagnada? Se você não nota grandes crescimento, é a hora de começar a modificar e entender o que pode ser melhorado para que melhores resultados sejam conquistados.
Sinto que cumpri minha missão em mais um conteúdo, onde me propus a explicar o que é CRO e conclui com sucesso, não é mesmo? No entanto, não quero que nosso contato se encerre ao final de cada artigo, quero levar nossa relação mais além, pois entendo que juntos podemos formar um time mais forte e integrado, onde podemos nos ajudar mutuamente. Sendo assim, entre em contato comigo caso tenha ficado alguma dúvida ou então, se puder te ajudar em algo mais, tudo bem?
Ah, tem algum assunto que você deseja que eu comente? Me escreva!
Até muito breve!