Existem alguns termos que precisam estar claros em nosso entendimento para que possamos avançar para um próximo nível. Então, quando se fala em estratégia de conteúdo ou de vendas, logo ligamos a uma forma eficiente de gerar conversão.

Se você parar para pensar, um dos principais objetivos quando se vai trabalhar na internet é vender algo, seja um produto, um serviço ou até mesmo a nossa imagem, não é mesmo? Porém, para isso precisamos atrair a atenção do público fazendo que ele execute a ação que desejamos, seguindo um caminha pré determinado.

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Não canso de falar que será nosso público alvo que ditará as regras de nossa estratégia, uma vez que, ele é o responsável direto por nosso sucesso. Afinal de contas, estamos vendendo para eles, queremos conversar com eles e queremos entender as suas dores para que assim, possamos ajudar.

O call to action ou sua abreviação CTA é muito comentado em eventos de marketing digital ou em rodas profissionais, pois é um ramo pouco explorado e cheio de mistérios. Quando digo que é pouco explorado, quero dizer que ninguém ainda achou respostas para responder todas as perguntas, uma vez que, cada público responde diferentemente aos estímulos visuais. Sendo assim, a cada novo projeto é preciso se preocupar em criar uma estratégia única e diferenciadas para criar uma relação de comunicação.

 

O que é call to action,

 

Você pode até achar que esse conteúdo é muito básico comparado aos artigos que já disponibilizei aqui, no entanto, não sei se percebeu, mas nos últimos tempos tenho criados conteúdos que esclarecem o uso de alguns termos importantes do empreendedorismo, mais precisamente do marketing digital. Isso porque, quero que esse canal seja um guia completo para iniciantes e pessoas mais avançadas, uma vez que, impactar empreendedores é minha missão de vida. Outro ponto, é que notei que o mercado não tem muito espaço para iniciantes, pois todos pensam em dividir estratégias avançadas, mas acabam se esquecendo de quem está começando hoje, entende?

Hoje, vamos falar sobre call to action e suas aplicações. A definição por si só, acaba sendo muito rápida e de fácil entendimento, por esse motivo estruturei a dinâmica do conteúdo de uma forma mais didática, pensando em passar exemplos de qualidade para você.

Entendo, que se você está tendo o primeiro contato com esse termo agora, uma porção de dúvidas pode estar passando na sua cabeça, não é mesmo? Sendo assim, vou te pedir que acompanhe o conteúdo até o fim, lento com atenção todas as informações que vou disponibilizar e se mesmo assim, você ainda não sentir que compreendeu seu significado e aplicação, entre em contato comigo, pois iremos bater um papo mais aprofundado sobre o assunto, tudo bem?

Podemos começar?

 

Definindo O que é call to action

Quando temos um projeto ou mesmo um site de vendas, sempre temos um objetivo traçado, não é mesmo? Não é possível ter um empreendimento e não saber onde se quer chegar com ele, pois em sua criação, você já tem a ideia de como quer dar encaminhamento para o projeto.

Pode até ser que esse objetivo mude com o passar do tempo, pois você acaba percebendo que existe um universo de possibilidades que podem ser aplicadas para ter sucesso. E é justamente nesse ponto que entra o call to action.

Definir o que é call to action é bem simples, pois seu termo significado chamado para ação, ou seja, é o que você quer que o usuário faça ao entrar no seu site. Deu para entender?

 

O que é call to action

 

Por exemplo, quando você está interessando em comprar um modelo de tênis, o mais comum é que você comece a pesquisar na internet por mais informações sobre ele, não é? Você vai comprar valores, prazo de entrega, cores, modelos, tamanhos e etc. Ao definir todos esses pontos, você entra na loja e quer efetuar a ação de compra, correto? E lá está um botão escrito: “ Compre aqui seu tênis”. Ao clicar e comprar seu tênis, você acabou de executar a ação que o dono do ecommerce queria ou seja, o call to action funcionou da forma esperada.

Claro que o exemplo que dei acima foi bem simples e básico, apenas para ilustrar o que é o call to action e como normalmente ele é usado. No entanto, ele pode ter diferentes aplicações, não apenas para vendas. Você pode usar o call to action para fazer com que o usuário baixe um ebook, preencha um formulário, se inscreva no seu canal e milhares de outras ações que você julgar relevante para as saúde de seu negócio.

Costumo dizer que o call to action é a cartada final que você esconde nas mangas, pois é a última chance de você capturar o usuário, uma vez que, você já ofereceu todas as informações, materiais e aqueceu esse lead.

O mais comum é que seja colocado um botão bem chamativo e diferenciados na página em questão, para atrair a atenção do usuário. Ao clicar nesse botão, o comum é que ele seja direcionado a página da qual ele irá executar a ação que deseja. No entanto, o importante é deixar todas as informações bem claras e explicitas para o leitor, assim quando o botão for acionado ele saberá o que está fazendo.

Um grande erro que já vi muitos profissionais cometendo é deixar o botão oculto ou então, enganar o usuário para que ele execute a ação. Preciso te dizer que isso não funciona e você, com toda a certeza, não terá sucesso com essa estratégia. Você pode até conseguir que o usuário clique no botão oculto, no entanto quando ele notar que foi redirecionado, certamente ele fechará a janela ou voltará a página anterior, uma vez que, não é de seu interesse executar a ação, entende?

Agora que você já sabe a definição exata do que é call to action, quero te dar algumas dicas que irão te ajudar a criar call to action MATADORES.

Você quer? Tenho absoluta certeza que sim, estou certo?

Então, vamos lá!

 

Criando Call to Action MATADORES

Noto que muitos profissionais ainda têm dúvidas e acabam perdendo horas para criar um call to action eficiente. Não se sinta sozinho, pois essa não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, resolvi passar algumas dicas de como faço para criar call to action eficientes. Já até escrevi um conteúdo que fala sobre a criação de call to action relevantes, mas quero complementar com mais dicas.

Entenda, que um call to action matador, precisa saltar aos olhos, sendo assim:

 

O que é call to action.

 

  1. Utilize Urgência: Você precisa fazer com que o usuário execute a tarefa que deseja naquele instante, ou seja, sem tempo para que ele possa pensar muito, afinal é sua última chance de captor aquele lead. Sendo assim, trabalhe os verbos de forma imperativa ( “faça”, “já”, “Agora”) sempre com a intenção de que a ação seja praticada no ato!
  2. Mantenha o Foco: Nada irá adiantar você colocar diversos botões de call to action em sua página e com opções diferentes de ações. Isso fará com que seu usuário fique confuso e acaba não sabendo onde deve clicar. Procure manter o foco, usando de 1 á 3 botões de call to action e sempre com a mesma ação em todos.
  3. Seja Claro: O usuário não gosta de se sentir enganado, porém em muitos casos ele acaba ficando confuso por estar tendo um primeiro contato com sua página naquele momento. Sendo assim, tente ser o mais claro possível na hora de transmitir uma informação. Por exemplo, ao invés de usar “ Cadastre seu e-mail aqui!” , prefira “ Deixe seu e-mail para receber novidades exclusivas”.
  4. Menos é Mais: Nada de usar CTA enormes, acredite eles não funcionam. Quanto menos palavras você usar em sua chamada para ação, melhores resultados irá obter!
  5. Teste Sempre: É muito comum que um CTA, depois de algum tempo, passe a não converter tão como no inicio. Isso acontece, porque os usuários acabam se acostumando com sua estratégia. Sendo assim, minha dica é que você faça testes A/B para que, de tempos em tempos, você consiga diversificar.

 

Sinto que, mais uma vez, eu cumpri minha missão de lhe entregar um conteúdo agregador e que certamente fará diferença em seus negócios, você não acha? No entanto, mesmo assim quero que você saiba que estou a sua disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Não tenha vergonha de perguntar, pois só assim iremos evoluir juntos até o próximo nível. Caso queira, entre em contato comigo bata conversar mais sobre o assunto!

Até mais! E boas conversões!

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