Na minha visão, entendo que cada mercado e cada segmento dele, tem uma linguagem bastante característica. Você concorda com essa afirmação?
Muitas vezes, essas peculiaridades acabam por dificultar o entendimento de práticas simples do setor, principalmente quando se diz respeito a novos candidatos à profissão, ou seja, iniciantes ou interessados no segmento em questão.
Fato é que no marketing digital não acontece de forma diferente. Já pude falar sobre isso em outras oportunidades, mas ainda continuo com a missão de desvendar pontos obscuros do mercado que tornam a imersão de profissionais, mais difícil. Acredito que os termos utilizados, muitas vezes, tem a finalidade de facilitar a vida dos profissionais na rotina diária de trabalho e reuniões, mas nem sempre eles exercem essa função, até porque as quantidades de expressões são inúmeras, o que acaba dificultando o entendimento se não houver muita prática no assunto.
Muito ciente disso, pela enxurrada de dúvidas que recebo frequentemente, percebi que eu deveria fazer algo para ajudar nesse sentido. Meu objetivo ao final é proporcionar que você consiga saber com facilidade os significados de cada uma dessas expressões, além de conhecer tudo sobre o universo digital.
É óbvio que eu não conseguiria lhe mostrar tudo em um único conteúdo, até porque o nosso ramo de atuação se atualiza de forma muito rápida, trazendo coisas novas quase que diariamente, portanto desenvolvi algumas técnicas para trazer conteúdos relevantes, construído em partes, a cada momento abordando um assunto diferente, mas que se complementam ao longo dos estudos.
Criei e ainda estou criando uma série de conteúdos que esclarecem tipos de técnicas utilizadas no setor, dúvidas sobre o que é tal sigla, tal expressão ou ainda lhe dando dicas e sacadas inteligentes e esclarecedoras para o seu negócio, claro que tudo que escrevo é com base no seu interesse.
- Como eu sei sobre pelo o que você se interessa?
Nem sempre a certeza é absoluta, mas tiro uma boa base das perguntas que recebo através dos meus canais de comunicação, dos estudos que faço sobre o mercado e também das pesquisas que realizo sobre possíveis dificuldades. Tenho que lhe dizer que estou sempre em alerta, tentando modificar meu modo de olhar, conversando com outros profissionais, buscando conteúdos que lhe ajudem a solucionar problemas aparentemente complexos.
Estou em constante atualização, lendo muito, indo às conferências, participando de grupos de master mind, tudo que enxergo uma possibilidade de evoluir pessoal e profissionalmente vou atrás, realizo testes em meus negócios, analiso resultados e se visualizo informações agregadoras, encontro a melhor maneira de compartilhar com você.
Esse é o caso de hoje, como eu já lhe disse, percebi uma dúvida em comum em meio às perguntas que recebi. Você já deve imaginar do que se trata, mesmo assim vou lhe dizer. O ponto em comum era justamente o AIDA.
Dúvidas, muitas dúvidas sobre o tema, então resolvi trazer um conteúdo informativo para sanar todos os possíveis questionamentos a cerca do termo. Nada melhor do que focar na explicação sobre do que se trata o AIDA, não é verdade?
Dessa forma, acredito que é possível sanar diversificadas dúvidas que surgem quando esse termo é referido. Para não gerar ainda mais dificuldades, prefiro ir direto ao ponto e lhe entregar a resposta referente à pergunta que dá nome ao artigo.
Afinal o Que É AIDA?
Para começar, preciso deixar bem claro que isso não é nenhum bicho de sete cabeças, pelo contrário, por isso fique calmo, basta que você preste atenção e assim sairá daqui entendendo tudo perfeitamente.
O AIDA é algo que pode lhe ajudar muito em seus negócios. Basicamente, trata-se de uma espécie de técnica para fazer a análise sobre como as suas conversões acontecem, é o “caminho” percorrido pelo seu consumidor até a conversão determinada por você.
A sigla AIDA refere-se às seguintes técnicas aplicadas para obter respostas sobre tal caminho e comportamento:
- Atenção: A técnica da atenção, como o nome já diz, tem o objetivo de captar a atenção do potencial consumidor, mostrar que o que você está oferecendo pode ser uma possibilidade para ele. Como a técnica pode ser utilizada nos mais diversificados tipos de negócios, a técnica A, vai depender do seu ramo de atuação, mas posso dizer que geralmente são técnicas baseadas em design e chamadas para ação, figuras chamativas, cores em destaque, design bonito, boa experiência ao usuário.
- Interesse: O interesse é a segunda parte desse processo, nesse momento o objetivo é tornar o usuário um grande interessado no que você está oferecendo. As técnicas mais utilizadas nessa fase são as que destacam o seu produto/serviço como uma possível solução para o que o usuário procura. Fazendo com que ele procure saber mais sobre sua oferta. Anúncios com palavras-chaves em destaque costumam ter ótimos resultados nesse quesito.
- Desejo: Esse é o momento do agora ou nunca, isso porque você já despertou a atenção e o interesse do usuário, provavelmente, essa é a hora em que ele vai procurar saber mais sobre você e o seu produto. Ele vai buscar por provas sobre a eficácia, sobre sua autoridade, forma de trabalho, ou seja, referências sobre você, sobre o produto ou até mesmo o serviço. Para garantir um bom trabalho e o encaminhamento do seu usuário até a ação, você deve oferecer essas provas de que ele pode e deve confiar em você, que o que você oferece é a melhor opção que ele pode encontrar. Mostrar quantas pessoas já usufruiu dessa oportunidade oferecida por você é uma ótima sacada.
- Ação: Essa é a fase em que a conversão tende acontecer, a ordem do momento é manter tudo nos conformes para que o usuário chegue até o fim do seu funil e gere a conversão. Por isso, certifique-se de facilitar esse caminho, torne a experiência a melhor possível. Um bom parâmetro de boa experiência é oferecer um site rápido, intuitivo, com informações importantes visíveis, com etapas simples de concluir. Nada de processos longos e cansativos, peça só as informações necessárias.
É importante que você entenda, o objetivo da utilização do AIDA é, principalmente, saber mais sobre o comportamento do seu público, desde que ele entra em contato com o seu negócio, até o momento da conversão, essa análise é feita por meio dessas técnicas citadas acima. As informações captadas podem ser utilizadas para que você melhore ainda mais o seu número de conversões, potencializando os seus resultados.
Atualmente, alguns negócios passaram adotar mais uma sigla ao AIDA, o S, que representa a satisfação do cliente. Isso porque, já é possível perceber que a conversão não é o ponto final da relação cliente/empresa, muito pelo contrário, cada vez mais a execução de um bom pós-conversão se faz necessário.
A satisfação total do cliente deve ser o objetivo final, pois isso aumenta a possibilidade de que ele converta com maior frequência, além de ser uma prova social positiva e atuante no sentido de lhe indicar como uma boa referência para consumo.
A resposta que eu lhe entreguei ficou suficientemente clara? Espero que eu tenha conseguido suprir suas expectativas quanto ao assunto, mas quero deixar o canal aberto caso tenham surgido dúvidas ao longo dos estudos ou das aplicações das técnicas apresentadas, para que eu tenha a possibilidade de lhe ajudar a saná-las, entre em contato através do formulário abaixo ou pelas redes sociais, terei enorme prazer em lhe retornar com soluções.
Quero lhe agradecer pela presença e pela confiança depositada em mim, fico extremamente honrado e orgulhoso de poder fazer parte, mesmo que minimamente, da sua caminhada rumo à evolução pessoal e profissional.
Agora é a hora de você partir para ação, você tem tudo que precisa em mãos, chegou o momento de buscar melhores resultados através do AIDA. Desejo-te ótimas conversões.
Sabe de alguém que possa estar precisando de um conteúdo como esse? Então o ajude a evoluir, compartilhe conhecimento.
Espero-te na próxima. Forte Abraço!