Não tem jeito, uma das perguntas que mais recebo nos meus canais, tem relação direta ou indireta com vendas. Dessa vez, as perguntas têm ligação direta e estão abordando campanhas. As dúvidas podem ser resumidas, basicamente em:

  • “Tiago, como eu faço para otimizar minhas campanhas?”
  • “Tiago, porque eu não estou conseguindo vender o que eu esperava?”.
  • “Tiago, existe uma fórmula correta para anunciar?”.
  • “Tiago, estou investindo alto e o meu retorno é muito baixo. O que eu estou fazendo de errado?”.

Se você também tem esse tipo de dúvida, você está no lugar certo. Isso porque, com essa crescente nos questionamentos do assunto, resolvi que eu deveria, ao menos, tentar ajudar a saná-los de uma vez por todas. Qual foi a melhor maneira que eu encontrei? Sim, fazer um material com sacadas inteligentes e disponibilizá-lo aqui no blog, a todos que tiverem interesse, sem cobranças, sem custos, sem restrições, ou seja, sempre que você precisar consultar respostas, o conteúdo estará disponível.

Tenho que confessar a você, que eu me sinto extremamente conectado quando recebo dúvidas como essas. Sabe por quê? Porque eu já estive nesse lugar em comum. Já tive dúvidas muito parecidas com essas, muitas vezes me sentia perdido, pois as direções apresentadas eram muitas e saber por onde seguir era bastante difícil.

 

O Mistério por Trás das Campanhas de Sucesso.

 

Quantas vezes, eu segui por onde não deveria, por simples falta de experiência e tive que começar tudo de novo, mas acho que teve um posicionamento que me ajudou nessa situação:

  • Encarar tudo como experiência. Se eu escolhi a trilha errada, aprendi que por aquele caminho eu não posso andar e, portanto lição adquirida, menos um caminho para decidir dentre as diversas opções. Aumentaram minhas chances de acertar, correto?

Quando eu acertava, era ótimo, mas a experiência do erro sempre foi tão valorizada quanto o acerto. Essa é minha primeira dica para você.

Outra coisa que me ajudou muito foi o fato de que na caminhada e até hoje, eu consegui eleger o meu mentor, não foi, apenas, um. Foram alguns, e cada um deles exerceram suas funções brilhantemente, por isso que me identifico tanto. Hoje, gosto de utilizar minha experiência para ajudar você, quero ser aquela fonte segura, que você pode contar sempre que tiver dúvidas relacionadas ao nosso mercado de atuação. Como eu sempre digo: “Se eu posso ajudar, porque não?”. Tornar a caminhada mais suave, mais direcionada e com mais chances de sucesso para você é uma missão pessoal que tenho, mas não é só isso, quando eu consigo te ajudar, você automaticamente consegue ajudar outras pessoas, seja com seu produto ou serviço, seja com o repasse da ação que recebeu ao longo da sua caminhada, isso é incrível, torna o mercado um lugar melhor, o nível de profissionais e públicos aumenta.

Bom, para começarmos da melhor maneira possível, percebi que eu poderia enriquecer ainda mais esse material. Gravei um vídeo para você, falando um pouco sobre o assunto, acredito que você vai se sentir mais imerso nesse ambiente. Dê o play!

 

 

Curtiu? Espero que tenha sido extremamente proveitoso. Vamos em frente? Agora que você está devidamente ambientado, podemos nos aprofundar um pouco mais no assunto.

 

Desvendando o Mistério por Trás das Campanhas de Sucesso

Você já tem uma noção sobre os mistérios por trás das campanhas de sucesso, se você assistiu ao vídeo. Não é mesmo? Mas, tenho muito mais para lhe entregar, porém antes preciso que você saiba de uma coisa importante:

  • Cada negócio tem suas peculiaridades, portanto devem ser vistos sob essa ótica.

 

O Mistério por Trás das Campanhas de Sucesso,

 

O que eu quero dizer é que não existe uma fórmula mágica para obter sucesso, existe muito trabalho, estudos, testes e algumas ações que podem beneficiar o seu negócio.

Se você tem pensamentos do tipo:

  • Ah, a internet não serve para os meus negócios!
  • A internet não me traz resultados positivos.

Preciso te dizer que você pode estar com uma venda nos olhos. Sabe por quê? Porque a internet pode ser vantajosa para todos, mas para isso você precisa entender que você precisa aplicar as ações certas. Para que você possa aplicar essas ações benéficas à sua marca, você precisa, primeiramente, conhecer de forma profunda o seu negócio, porque como eu já lhe disse anteriormente, o que pode dar muito certo para mim, pode não trazer o mesmo resultado para você. A adaptação faz toda a diferença.

Recado dado, recado absorvido, portando vamos aos pontos de desvendamento. Preparado? As maiorias das campanhas de sucesso têm por trás as seguintes ações:

  1. Estudos do Público Alvo: Como eu te disse no vídeo, essa é uma das principais ações que tornam as campanhas um sucesso. Isso acontece, pois você precisa ter um direcionamento em suas campanhas, um objetivo claro e bem definido. Qual o melhor caminho para definir isso? Estudando o público alvo, desse modo você terá um bom direcionamento sobre o que você pretende oferecer. O ideal é antes de você começar a oferecer, descobrir qual o nível de interesse sobre o que você tem. A adequação é tudo, lembra? Procure saber tudo que pode determinar o interesse sobre o seu produto ou serviço, faixa etária, gênero, localidade, gostos, características comportamentais, tipos de problemas, soluções mais adequadas, linguagem, dentre outras coisas.

 

  1. Determinação do Avatar: Essa ação é um complemento da primeira, mas tão importante quanto, pois uma determinação do avatar bem feita poderá definir o seu sucesso ou o seu fracasso. Para determinar o seu avatar com perfeição, pegue todos os dados adquiridos nos estudos do público alvo, compatibilize as informações e crie o perfil do seu consumidor em potencial. Faça uma ficha completa das informações, incluindo os interesses, soluções bem aceitas, linguagem, canais mais habitados por eles, dentre outras informações que podem fazer a diferença na formulação de suas campanhas. Pode acontecer de o seu público alvo ser misto e ter mais de um perfil com interesse em seu produto ou serviço, portanto separe-os e forme listas completas, mas separadas. Por exemplo, nos estudos você percebe que:

 

  • 50% do seu público são mulheres e os outros 50% é formado por homens. Você não poderá excluir um público ou outro, você deve apenas separá-los em listas diferentes e colher as informações características de cada um deles.

 

  1. Campanhas Direcionadas: Esse é um erro que ocorre muito entre profissionais que criam campanhas. Isso porque, a maioria acredita que anunciar para todos, apresenta mais chances de atingir mais conversões. Sinto informar, mas isso é um tremendo erro que pode te levar diretamente para o fracasso. Porque isso acontece? Simples. Agora eu que te pergunto: “Você consumiria algo que não tem interesse, só porque viu um anúncio?”. Provavelmente, sua resposta será não e é isso que acontece quando você anuncia sem direcionamento. Você só gastará dinheiro e não terá bons retornos. O seu objetivo deve ser atingir o público que tem interesse no que você está oferecendo e não atingir qualquer um aleatoriamente, portanto faça campanhas direcionadas. Faça uma boa segmentação em suas campanhas, se você tiver mais de um produto ou serviço, verifique o público alvo, antes de começar anunciar e quando descobrir os dados desse avatar faça o direcionamento das campanhas, apenas, para eles.

 

  1. Utilização do Remarketing: Existem profissionais que faz tudo corretamente até a segmentação da campanha, com isso atraem uma grande quantidade de interesse, mas na hora da conversão não conseguem os mesmos resultados. É nessa hora que perguntas como:

 

O Mistério por Trás das Campanhas de Sucesso

 

  • “Tiago, tenho muitos cliques nos anúncios, mas as conversões não são condizentes. O que eu fiz de errado?”.

Olha, é óbvio que existem outras razões para isso acontecer, mas grande parcela de culpa para essa ocasião surgir é a falta de uso do remarketing. Se você conhece o funcionamento do consumo, você tem, ao menos, uma noção de que, geralmente, os clientes não consomem no primeiro contato com o seu produto, principalmente na internet, onde existe uma grande concorrência e os clientes em potencial realizam muitas pesquisas, fazem comparativos, antes de efetivar a compra, além de conferirem a segurança da ação, dentre outras coisas. É nessa hora que o remarketing entra em ação e se torna tão importante para assegurar o sucesso da campanha. Se você atrair o cliente e no momento dele converter, você não estiver presente em forma de anúncio para lembrá-lo onde ele viu a oferta que lhe chamou atenção de primeiro momento, você o perderá para o seu concorrente. Então, não se esqueça dessa fase.

Viu como é possível ter bons resultados com a internet? Basta que você realize as ações corretas. Acredito que esse é o momento mais propício para você começar a efetivar essas técnicas. Mão na massa é a ordem da vez!

Espero ter conseguido te ajudar quanto ao assunto abordado. Caso você tenha dúvidas decorrentes do tema ou das aplicações, conte comigo. Entre em contato pelos comentários, redes sociais, ou ainda por email, responderei pessoalmente o mais rápido possível.

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Desejo-lhe sucesso sempre. Forte Abraço!

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